Saiba o que Levar na Mala para Gramado em Todas as Estações! Confira!

Quando a gente fala em viajar para Gramado, logo nos vêm à mente a ideia da bagagem cheia de blusões, calças grossas e botas. Porém, sabendo o que levar na mala para Gramado permite uma viagem enxuta com espaço até para as comprinhas. 

Durante o planejamento, é importante considerar o período da viagem, uma vez que a temperatura é diretamente relacionada ao tipo de roupa que vai levar. Obviamente, a viagem para o Natal Luz não requer as mesmas roupas de lá para o inverno, certo? 

LEIA MAIS: Os 13 Melhores Lugares Para Passar O Natal No Brasil!

Então, a seguir, confira dicas do que levar na mala para Gramado em todas as estações e também sugestões dos passeios mais comuns.  

O que levar na mala para Gramado no frio 

Sem dúvidas, o inverno é a estação mais visitada de Gramado, ainda que as datas comemorativas, como Páscoa e Natal, também sejam disputadas. Este é o período que requer roupas mais pesadas porque o frio lá é intenso!

Mas, antes de mais nada, resista à tentação de levar seu armário inteiro para o frio. Pois, chegando à Serra Gaúcha, você vai querer comprar malhas e couros. De modo geral, a bagagem inicial para Gramado no inverno começa com as seguintes peças: 

  • um casaco mais grosso (de nylon forrado por dentro ou sobretudo de lã natural) 
  • três blusas de manga comprida para usar por baixo, preferencialmente de segunda camada 
  • um suéter (principalmente para os homens) 
  • calça térmica para usar por baixo da calça 
  • duas calças para o dia e uma para a noite 
  • duas blusas de lã
  • calçados fechados e confortáveis para caminhar
  • cachecol para a chegada e primeiros dias (até chegar à hora das compras) 
  • meias de lã

Como as temperaturas durante o inverno chegam facilmente a 0ºC, ou até menos, é importante pensar em camadas estruturadas da seguinte forma: 

  1. primeira camada: a roupa térmica para reter o calor do corpo (conhecida como segunda pele) 
  2. segunda camada: blusas e calças de frio, além de calçados fechados, preferencialmente botas
  3. terceira camada: acessórios de frio e casacos mais pesados, como luvas, gorros, boinas e cachecóis 

Ah, e não se esqueça, claro, das roupas íntimas, calculadas conforme a quantidade de dias que vai passar por lá! 

LEIA MAIS: Como Fazer Mala De Mão De 10 Kg Rápida, Prática E Completa!

O que levar na mala para Gramado no verão ou primavera 

Ainda que as temperaturas na cidade não sejam costumeiramente elevadas (salvo algumas exceções), as roupas podem ser mais leves.

Porém, por exemplo, em setembro, leve ainda casacos, luvas e cachecol por ser um período ainda próximo ao inverno.

Já a partir de outubro, as temperaturas são mais amenas, logo, leve uma jaqueta mais leve.  

Porém, para os passeios noturnos, leve um suéter de lã porque as temperaturas costumam cair.

No verão, de dezembro a janeiro, os termômetros dão uma aliviada, o que permite levar roupas mais leves. Por exemplo, saias, bermudas e camisetas. Porém, leve sempre um casaquinho para os passeios à noite. 

E no outono, o que levar na mala para Gramado? Bom, a estação é bastante variável, levando a certos imprevistos. Então, sua mala deve condizer a isso, levando camisetas, blusas e calças mais leves. Ao mesmo tempo, suéteres, cachecol, casacos e toucas. 

LEIA MAIS: Enriqueça Viajando: Veja Os 10 Melhores Países Para Ganhar Dinheiro!

Dicas de vestuários para os passeios 

Além de preparar sua mala para Gramado conforme o clima, vale conferir algumas dicas de roupas para vestir nos principais eventos e atrações da cidade. 

  • jantares temáticos: leve roupas mais aquecidas e calçados confortáveis (você pode querer dançar com a turma). Trajes mais modernos ajudam a complementar o look  
  • jantares convencionais e fondue: como são ambientes mais clássicos, aposte em roupas do tipo casaco de lã, calça confortável, saias e shorts (com uma meia calça para esquentar) 
  • city tour: no inverno, roupas aquecidas, pois o ônibus pode dar vazão à entrada de vento. Nas demais estações, é importante também levar um casaquinho ou jaqueta 
  • vinícolas: no inverno, vale a mesma dica dos demais passeios, pois as vinícolas normalmente ficam em espaços muito abertos nos quais venta muito. Nas demais estações, que tal inspirar-se na Toscana e usar peças, como saias, camisas e chapéus 

Ao pensar no que levar na mala para Gramado, considere roupas confortáveis e não deixe de lado, também, os produtos para higiene íntima. Separe os acessórios eletrônicos em um pacote ou mochila, de forma a deixá-los de fácil acesso. Outro item importante é a capa de chuva, em especial, durante o verão. 

O planejamento é a palavra chave ao organizar sua mala para Gramado. Faça seu roteiro, pesquise os passeios, o clima e boa viagem!   

LEIA MAIS: 10 Coisas Para Fazer Antes De Comprar A Sua Passagem Aérea!

 

dicas de viagemgramadomala
Comments (0)
Add Comment