5 Países perto de Londres para ir de trem! Imperdíveis!

Viajar de trem a partir do Reino Unido é rápido e confortável

A viagem de trem pelo Reino Unido é uma experiência inigualável! Primeiro, pelas estações históricas e cheias de charme. Depois, pelas paisagens que passam por sua janela. A boa notícia é que, além de viajar pelo interior, há países perto de Londres para ir de trem com opções rápidas e econômicas. 

Uma das maiores vantagens em viajar de trem é dispensar os trâmites de aeroporto, inclusive o tempo de espera. Além disso, por vezes, a viagem sai mais barata e até confortável, especialmente comparada ao aperto das companhias low cost. 

Então, se você vai viajar para a Europa e pretende conhecer novos lugares a partir da capital inglesa, confira quais os países perto de Londres para ir de trem. 

5 Países perto de Londres para ir de trem

Escócia

Vamos começar por países próximos, como a vizinha Escócia. Entre Londres e Edimburgo, o itinerário leva cerca de 4h20. Nele, a paisagem que se descortina pela janela é idílica, passando pelos campos ao norte da Inglaterra e cruzando o litoral escocês. 

Ao chegar em Edimburgo, conheça os becos medievais cheios de história e o castelo estrategicamente construído na cratera de um vulcão. E, claro, um passeio sempre regado ao bom uísque escocês. 

Com tempo, estique a viagem às Terras Altas. Aliás, o passeio pode começar em Londres mesmo, saindo de Euston no trem noturno Caledonian Slepper. São 11h20 de viagem até Inverness. 

LEIA MAIS: 15 Coisas Que Você Não Pode Deixar De Fazer Em Edimburgo Na Escócia!

França

Certamente, um dos países perto de Londres para ir de trem que tem o roteiro mais emblemático é a França. Além disso, o Eurostar, trem internacional de alta velocidade, passa pelo Canal da Mancha pelo túnel subaquático que desafia a engenharia até Paris.

Se já conhece a Cidade Luz e quer curtir um passeio diferente antes de chegar lá, que tal começar pela Disneyland? Dá para sair de Londres até Marne-la-Valée em três horas. A estação fica bem pertinho da entrada do parque. A outra opção é pegar o Eurostar até Lille e, de lá, o TGV para o parque. A diferença é que o trajeto demora quatro horas. 

Além de Paris

Além da capital francesa, uma boa pedida é viajar entre maio e setembro para aproveitar a região da Provence. O trem sai de Londres para em Avignon e permite seguir até Marselha, no litoral mediterrâneo.  

As saídas são diárias, de sexta-feira a segunda-feira, caso opte pelo roteiro que parte de Londres rumo ao sul da França. Os itinerários têm, em média, 6h30 de duração. Ah, não pode viajar no verão? Que tal escolher o inverno para curtir os Alpes?

Entre dezembro e abril, o Eurostar Sky Train faz paradas Moutiers, Aime-la-Plagne e Bourg-St-Maurice. O que fazer por lá? Conhecer as badaladas estações de Courchevel, Les Arcs, Tignes, Val d’Isere e Val Thorens. 

O trem noturno opera com saídas às sextas-feiras, enquanto aos sábados a saída é diurna. Cada saída tem suas vantagens. Como a viagem tem entre sete e dez horas, na opção noturna você descansa para chegar e esquiar. 

Por outro lado, a viagem diurna favorece a apreciação da paisagem que, convenhamos, é incrível. Afinal, estamos falando dos Alpes franceses! 

LEIA MAIS: Conheça 11 Réplicas Da Torre Eiffel Fora De Paris!

Bélgica

Outro país perto de Londres para ir de trem é a Bélgica e, honestamente, é uma dica incrível. Para se ter uma ideia, entre Londres e Bruxelas, são 320 km, um trajeto que o Eurostar faz em 2h30. 

Ao todo, são nove saídas desde St. Pancras até a estação Midi, entre às 06h47 e 19h34. Na capital belga, visite a Grand Place, compre um chocolate Godiva (cuja loja nasceu em 1926, em Bruxelas) e aprecie as fachadas douradas e imponentes dos prédios. Aproveite para conhecer também Bruges, Ghent e Antuérpia.

LEIA MAIS: O Que Fazer Em Bruxelas? 10 Atrações Imperdíveis Da Cidade Gourmet!

Países Baixos – Holanda

Que tal conhecer os charmosos canais de Amsterdã e se perder nos cafés (seja lá quais forem)? A saída é de St Pancras International com destino à Rotterdam Central, em três horas e, até Amsterdam, quatro horas pelo Eurostar. São três saídas diárias da capital inglesa. Porém, temos outra dica interessante! 

Saindo de Londres, dá para ir à Bélgica pelo Eurostar e, de Bruxelas, seguir à capital holandesa pelo Thalys. Assim, você faz dois países em uma viagem só. Ok, mas o que fazer em Amsterdam?

Pedale pelos canais, se admire com as casas flutuantes, visite a Casa de Anne Frank, o Rijksmuseum, o Museu de Van Gogh, Vondelpark e a Heineken Experience. 

LEIA MAIS: Amsterdã: Onde Fica, Como Chegar, Como Se Locomover E O Que Fazer!

Irlanda

Entre Londres e Dublin, a viagem é feita no trem pendular, o Super Voyager, que, primeiro, leva a Holyhead, no País de Gales. Além disso, as saídas são de hora em hora com paradas em Chester, Crewe ou direto. Depois de Hoylhead, é preciso seguir no ferryboat até Dublin pelas companhias Ulysses e Stena Adventure. Por fim, a frequência é diária, com quatro saídas. 

LEIA MAIS: 13 Motivos Para Morar Na Irlanda Que Te Farão Fazer As Malas Já! Confira!

Sobre os trens em Londres

Antes de mais nada, as empresas que operam os trens a partir de Londres são a Eurostar e Trainline. Além das parcerias internacionais, por exemplo, a Thalys. A Trainline opera entre Londres e cidades do interior, além de Edimburgo. 

Sem dúvidas, o trem mais utilizado para quem quer sair de Londres é o Eurostar, considerando que o transporte leva à França e, de lá, a outros países. As duas capitais são ligadas em 2h30 graças à incrível velocidade de 300km/h que o trem atinge. Além disso, o trem também leva a Amsterdam, Bruxelas e, como já informado, Disneyland Paris. 

Já o Caledonian Sleeper oferece um serviço impecável que, além de ajudar a economizar uma diária de hotel, permite conhecer Edimburgo, Glasgow, Fort William, Aberdeen e Inverness, na Escócia. 

LEIA MAIS: Como É Morar Em Londres? Um Europeu Te Conta!

Vale lembrar que, assim como nos aviões, os preços dos bilhetes de trem são divididos entre classes. Além disso, o ideal é adquiri-los com antecedência, uma vez que a maior parte exige reserva e, a depender do período, os lugares são mais disputados. 

Ainda que não haja tempo de espera no aeroporto, existe o controle das bagagens, pois elas passam por scanners nas estações. Nos trens, há um compartimento específico para acomodá-las. Mas, se possível, chegue cedo para colocar as suas mais próximas ao seu assento, pois cada vagão tem seu próprio espaço para guardar as malas. 

Por fim…

As opções de países perto de Londres para viajar de trem são variadas e, a depender da quantidade de dias, permitem um roteiro bastante rico. Só não se esqueça de programar a viagem com antecedência para conseguir adquirir os bilhetes, observe as condições das tarifas e contrate o seguro, item obrigatório para entrar na Europa. 

Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

 

dicas de viagemtrem