Você sabe quais Países são Socialistas em 2022? Veja aqui a lista!

Diante das mudanças governamentais desde a criação do capitalismo, saber quais são os países socialistas exige uma atualização constante

A gente estudou sobre socialismo e capitalismo lá na escola. Vimos a criação dos dois sistemas, a origem e no que culminaram. Inclusive, a Guerra Fria e a literal polarização do mundo. Mas, e hoje, como está a situação? Quais são os países socialistas?

Essa pergunta se faz necessária porque, ao longo dos anos, muitos países aderiram à mudança estrutural dos seus Estados. Em outras palavras, adotaram o sistema socialista. Por outro lado, muitos foram também os que abandonaram o modo de produção.

O que são os países socialistas – definição de socialismo

Como o próprio nome já diz, um país ou estado socialista é aquele que adota o socialismo como sistema econômico e de governo. Neste sentido, então, o que é o socialismo?

De modo geral, o socialismo é o sistema econômico e de governo cuja filosofia é a coletivização dos meios de produção e distribuição. A ideia é que propriedade privada e, consequentemente, as classes sociais fossem suprimidas.

Sua principal característica é a divisão de bens entre a sociedade sob o poder centralizado do Estado. Naqueles que são os países socialistas, o objetivo é implantar a economia planificada, modelo no qual o governo controla todo o processo econômico.

E socialismo é a mesma coisa que comunismo? Ainda que normalmente associados ao mesmo conceito, socialismo e comunismo não são a mesma coisa.

Importante ressaltar que ambos são, sobretudo, embasados na mesma revolução – a Revolução Industrial. Entretanto, o socialismo é uma etapa para chegar ao comunismo, sociedade sem Estado, nem classes sociais.

Quais são os países socialistas hoje?

Abaixo, temos uma lista com os países que, atualmente, se declaram socialistas. A autodefinição tem base nas Constituições ou nomes, sem tanto critério.

República Popular da China

O país, hoje, é liderado por Xi Jinping e implantou o sistema socialista em 1949. A China tinha relação próxima com a antiga União Soviética, fruto da unificação da Rússia a outros 14 países.

Entretanto, o sistema que opera no país é o chamado Socialismo de Mercado, já que apesar da política socialista, sua estrutura econômica tem bases capitalistas.

Aliás, a economia chinesa cresce de forma assustadora desde a década de 70 e, hoje, está entre as maiores do mundo.

República Democrática Popular da Coreia do Norte

Liderada por Kim Jong-un, a Coreia do Norte aderiu ao socialismo em 1948. Nesta época, a Coreia foi dividida em dois países. Um deles, a Coreia do Sul, apoiada pelos Estados Unidos. O outro, a Coreia do Norte, então apoiada pela União Soviética.

Ao contrário da China, a Coreia do Norte é um dos países socialistas que adotam o sistema tanto político quanto econômico. Além da rigidez com a qual é governada, a nação tem, como base de sua economia, a agricultura e a indústria pesada.

República Socialista do Vietnã

O país do Sudeste Asiático adotou o sistema socialista em 1976, logo após a Guerra do Vietnã. Entretanto, seu sistema é similar ao chinês, uma vez que passou por reformas econômicas importantes a partir da década de 90.

Deste modo, adota uma economia baseada na agricultura, indústria, além de abrir o mercado para o estrangeiro. Como resultado, entrou para o grupo dos Novos Tigres Asiáticos.

República de Cuba

Além da China, Cuba é, talvez, um dos países socialistas mais comentados no mundo. Por lá, o sistema foi adotado em 1959, após a Revolução Cubana. E, ainda hoje, é onde o modo de produção e governo é mais tradicional.

Para exemplificar, os serviços públicos são todos centralizados no Estado, principalmente Medicina. Governada por Fidel Castro por anos, Cuba, de economia planificada, sofreu embargos econômicos e sanções durante anos, especialmente pelos Estados Unidos.

LEIA MAIS:

Além destes, são países socialistas:

  • República Democrática Popular de Laos (desde 1975)
  • República Moldava da Transnístria (desde 1990)

Porém, é interessante pontuar que, por mais fechado que seja, todos os países acima têm alguma influência capitalista, em maior ou menor grau.

Viu quais são os países socialistas hoje? Sabia alguma coisa sobre eles, seja na cultura, política ou economia? Já analisou a diferença de governo com um país capitalista, como Brasil e Grécia?

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

países