Será que pastel de Belém é diferente do pastel de Nata? Europeu responde!

Você sabia que o pastel de Belém difere do pastel de Nata? O pastel de Belém e o pastel de nata são dois tipos de doces tradicionais portugueses, com semelhanças, mas também algumas diferenças importantes. Confira a seguir:

O que diferencia o pastel de Belém do pastel de Nata?

Pastel de Belém

O pastel de Belém é originário da cidade de Belém, em Lisboa, feito com uma massa folhada crocante e recheado com um creme de ovos, açúcar, farinha, leite, aromatizado com canela e casca de limão. Ele é tradicionalmente servido quente, polvilhado com açúcar em pó e canela, é considerado uma iguaria portuguesa famosa em todo o mundo.

Pastel de Nata

O pastel de nata é semelhante ao pastel de Belém, mas geralmente é menor e mais simples. Também é feito com uma massa folhada crocante, mas o recheio é feito apenas com ovos, açúcar, farinha e leite, sem a adição de canela ou casca de limão. O pastel de nata é geralmente servido à temperatura ambiente, polvilhado com açúcar em pó e canela.

Cremes utilizados nos Pasteis

A principal diferença entre os dois é a receita do creme usado para o recheio. O creme usado no pastel de Belém é um segredo bem guardado pela famosa pastelaria portuguesa que o criou, enquanto o creme do pastel de nata é mais simples e fácil de realizar em casa.

Em resumo, o pastel de Belém é um tipo de pastel de nata mais elaborado e tradicional, enquanto o pastel de nata é um doce mais simples e popular em todo o país. Ambos são deliciosos e vale a pena experimentá-los!

LEIA MAIS: 5 comidas que você sempre colocou na geladeira, mas NÃO deveria!

História do pastel de Belém

A história do pastel de Belém remonta ao início do século XIX, quando a área de Belém, em Lisboa, já era famosa por seus doces convencionais. Na época, os pastéis de nata eram populares entre as confeitarias da região, mas apenas uma delas tinha a receita secreta para criar o pastel de Belém.

A pastelaria em questão era a Antiga Confeitaria de Belém, fundada em 1837, que ainda hoje é a única que produz o verdadeiro pastel de Belém. A receita é um segredo bem guardado há mais de 180 anos e é conhecida apenas pelos proprietários e chefs da pastelaria.

Quem achou a receita do pastel de Belém?

Acredita-se que a receita foi desenvolvida pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos, localizado nas proximidades da pastelaria, que usavam gemas de ovos para amaciar pães e bolos. Com a supressão das ordens religiosas em Portugal, os monges começaram a vender seus doces para sobreviver, e a Antiga Confeitaria de Belém foi uma das lojas que adquiriu a receita.

LEIA MAIS:  5 temperos que NÃO podem faltar na sua cozinha; para fazer qualquer comida

Onde pode experimentar a receita tradicional?

O sucesso do pastel de Belém foi tão grande que a pastelaria começou a fabricá-lo em larga escala. Como resultado, logo se tornou um dos doces portugueses mais famosos em todo o mundo. Ainda hoje, a Antiga Confeitaria de Belém é um destino turístico popular em Lisboa. Além disso, filas que se estendem ao redor do quarteirão formam-se para experimentar o doce que se tornou um símbolo da gastronomia portuguesa.

Afinal, os dois são muito gostosos e hoje, podem encontrar quase em todas as padarias de Portugal até no Brasil!

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

alimentaçãocomidas típicas