Você já pensou por que muitas cidades do Brasil tem o sufixo polis no final? Assim, hoje, você vai saber qual o significado do sufixo polis.
A adoção do sufixo “polis” nos nomes das cidades brasileiras remonta ao período colonial, quando o Brasil era uma colônia de Portugal. Naquela época, as cidades eram nomeadas seguindo o padrão português, que por sua vez, herdou essa tradição da Grécia Antiga.
Assim, a escolha do sufixo “polis” para nomear as cidades brasileiras tinha como objetivo destacar a importância e a relevância desses centros urbanos. Além disso, a adoção desse sufixo estava relacionada à ideia de civilização, cultura e organização social, características atribuídas às cidades gregas antigas.
Porém, é importante ressaltar que nem todas as cidades brasileiras possuem o sufixo “polis” em seus nomes. Existem diversas cidades no país que adotaram outros sufixos ou simplesmente não possuem nenhum sufixo em seus nomes.
Apesar de ter sido uma prática comum no passado, a utilização do sufixo “polis” nos nomes das cidades brasileiras não é mais uma regra. Atualmente, a escolha dos nomes das cidades é feita levando em consideração diversos aspectos, como a história local, a cultura, a geografia, entre outros.
Leia mais: Cidade brasileira entre os melhores destinos de lua de mel do mundo
Mas o que significa a palavra polis?
Assim, a palavra “polis” tem suas raízes na Grécia Antiga, onde era usada para descrever as cidades-estados independentes que surgiram durante o período arcaico. Cada polis era uma entidade política e social autônoma, caracterizada por uma cidade central, frequentemente dominada por uma acrópole, que servia como centro político, religioso e cultural.
Uma típica polis grega possuía uma série de características distintivas. Além da acrópole, a cidade frequentemente incluía uma ágora, ou mercado, onde os cidadãos se reuniam para negócios, debates e interações sociais. Templos e ginásios também eram comuns, fornecendo locais para práticas religiosas e atividades físicas.
As antigas cidades-estados gregas, conhecidas como “polis”, desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da civilização grega e deixaram um legado dourado que continua a influenciar a linguagem, a política e a cultura até os dias de hoje.
Um grego consegue entender a palavra polis, e eu lembro que fiquei muito impressionado quando vi que existem cidades do Brasil com a palavra polis no final do nome.
Leia mais: Por que não sobreviveríamos na Grécia Antiga nem 24 horas?
Alguns nomes de cidades que tem o sufixo polis no final do nome, e eu vi aqui no Brasil são:
- Florianópolis – Santa Catarina
- Anápolis – Goiás
- Firminópolis – Goiás
- Pirenópolis – Goiás
- Tocantinópolis – Tocantins
- Bonópolis – Goiás
- Goianápolis – Goiás
- Teresópolis – Rio de Janeiro
- Petrópolis – Rio de Janeiro
- Divinópolis – Minas Gerais
- Eunápolis – Bahia
- Joanópolis – São Paulo
- Palminópolis – Goiás
- Pedrinópolis – Minas Gerais
- Dianópolis – Tocantins
Mas, de acordo com o canal conhecendo o Brasil no YouTube, existem mais do que 154 municípios com o sufixo polis no final do nome.