As vilas de casinhas brancas de Pueblos Blancos são a atração mais linda da Andaluzia.
A maioria delas se encontra nas províncias de Cádiz e Málaga, no sul da Espanha, principalmente no parque natural da Sierra de Grazalema.
Além disso, a área mais famosa que está repleta dessas casinhas é o distrito de Ronda.
Então, vamos ver abaixo as mais belas vilas brancas de Andaluzia!
Zuheros
Localização:
Córdoba a Zuheros = 1 hora e 10 minutos de carro
Por que ir?
Uma vila tradicional bem conservada rodeada por belas montanhas e um desfiladeiro.
Além disso, o seu castelo está integrado com rochas e falésias.
Setenil de las Bodegas
Localização:
Na área ao redor de Ronda
Málaga a Setenil de la Bodegas = 1 hora e 30 minutos de carro
Ronda a Setenil de la Bodegas = 25 minutos de carro
Sevilha a Setenil de la Bodegas = 1 hora e 45 minutos de carro
Por que ir?
Uma das vilas mais famosas da Andaluzia, pois seus estreitos estão literalmente sob enormes rochas. Inclusive, a atração mais famosa da vila são as casas brancas que estão literalmente encravadas sob a rocha! Além disso, a vila data do século XII. Mas é possível que pessoas muito mais antigas tenham se estabelecido nela. Ainda, a área também é famosa pelo tradicional chouriço que você pode comprar em muitas lojas.
Grazalema
Localização:
Na zona de Ronda
Málaga a Grazalema = 2 horas de carro
Ronda a Grazalema = 45 minutos de carro
Por que ir?
Antes de mais nada, esta vila branca é linda e bem preservada e fica em um vale a uma altitude de 800 metros.
Além disso, as casas brancas com telhados vermelhos são cercadas por colinas e vegetação exuberante. Inclusive, toda a paisagem é muito pitoresca e as ruas empedradas merecem uma visita. Não perca o deslumbrante percurso entre a pitoresca vila de Montejaque e Grazalema, uma das mais belas paisagens da Andaluzia.
Frigiliana
Localização:
Ao longo da costa da Costa del Sol
Málaga a Frigiliana = 50 minutos de carro
Nerja a Frigiliana = 15 minutos de carro
Por que ir?
Antes de tudo, é muitas vezes referida como a “vila mais bonita da Andaluzia”. Frigiliana é um labirinto com ruas estreitas e calcetadas. Além disso, é também um lugar que inspira muitos artistas. Inclusive, por esta razão, todos os anos vários festivais acontecem neste local.
Zahara de la Sierra
Localização:
Na zona de Ronda
Sevilha a Zahara de la Sierra = 1 hora e 25 minutos de carro
Málaga a Zahara de la Sierra = 2 horas de carro
Ronda para Zahara de la Sierra = 40 minutos de carro
Por que ir?
Primeiramente porque é uma das aldeias brancas mais dramáticas da região.
Além disso, há lindos pontos turísticos. Inclusive, os mais bonitos são a fortaleza histórica no topo da colina e o lago azul-turquesa abaixo dela (Embase de Zahara el Gastor).
Medina Sidônia
Localização:
Norte de Cádiz
Cádiz para Medina Sidônia – 35 minutos de carro
Por que ir?
Uma das vilas brancas mais distintas da Andaluzia que mantém em grande parte o elemento árabe. Inclusive, na entrada principal você encontrará uma porta de estilo árabe que o levará de volta ao passado, quando os árabes dominavam a Península Ibérica. Além disso, aprecie os edifícios do século XVI nas partes mais baixas da cidade. Por fim, no topo da colina encontra-se a histórica igreja da vila e as ruínas do castelo.
Montefrío
Localização:
Noroeste de Granada
Granada a Montefrío = 1 hora de carro
Motril a Montefrío = 1 hora e 35 minutos de carro
Por que ir?
A vila branca de Montefrío ficou famosa graças a uma foto da National Geographic que ganhou o título: A melhor vista do mundo em 2015. Além disso, é até famosa pela produção de vinho.
Vejer de la Frontera
Localização:
Norte de Cádiz
Cádiz a Vejer = 45 minutos de carro
Por que ir?
Vejer é a vila branca mais famosa de Andaluzia. Além disso, fica no topo de uma colina entre Cádiz e a cidade de Tarifa.
A cidade velha fortificada oferece um labirinto de ruas estreitas e casas brancas tradicionais. Além disso, a parte antiga da vila oferece excelentes locais para fotos.
Arcos de la Frontera
Localização:
Nordeste de Cádiz
Cádiz a Arcos de la Frontera = 45 minutos de carro
Por que ir?
Esta vila oferece paisagens idílicas tendo sido construída no topo de uma colina, acima do rio Guadalete. Além disso, Arcos de la Frontera é uma vila histórica habitada desde os tempos pré-históricos. Ainda, durante a Idade Média tornou-se um importante ponto defensivo para os mouros e, mais tarde, para os espanhóis.
Olvera
Localização:
Na zona de Ronda
Málaga a Olvera = 1 hora e 35 minutos de carro
Ronda para Olvera = 50 minutos de carro
Por que ir?
Este lugar parece mais uma cidade do que uma vila. Além disso, as casas são brancas mas com muitos toques de cor, o que torna este local excelente para fotografia. Ainda, da igreja e do forte, pode-se apreciar a vista da vila e das belas colinas repletas de oliveiras.
Montoro
Localização:
Leste de Córdoba, perto da auto-estrada
Córdoba a Montoro = 40 minutos de carro
Por que ir?
Montoro é uma cidade muito fotogênica, que fica às margens do rio Guadalquivir. Além disso, as vielas estreitas da colina são cheias de casas brancas. Ainda, a aldeia está rodeada por um belo vale fértil. A maior igreja da cidade, que tem uma cor de azulejo, assim como a ponte que se encontra à entrada da vila, roubam as impressões.
Guadix
Localização:
Perto do Deserto de Tabernas
Granada a Guadix = 50 minutos de carro
Por que ir?
Antes de mais nada, Guadix é uma das cidades mais únicas e únicas da Espanha! Inclusive, este lugar é habitado desde a época em que os Fenícios chegaram à Península Ibérica. Além disso, na parte mais antiga da cidade, a maioria dos habitantes vive em cavernas cavadas nas colinas. Por fim, recomendamos passar uma noite em Guadix, para admirar a vista do pôr do sol e do nascer do sol.