Caos e terror têm dominado nas últimas horas em três ilhas gregas das Cíclades. Estamos falando de Santorini, uma das ilhas mais bonitas do mundo, da linda e histórica Amorgos e da desconhecida, mas encantadora, Íos. Essas três ilhas gregas pertencem às Cíclades, um dos mais conhecidos agrupamentos insulares turísticos do mundo.
O que está acontecendo nas ilhas gregas?
Nas últimas horas, dezenas de terremotos foram registrados, sendo o mais forte um de 4,6 graus na escala Richter, que ocorreu em Santorini, o que colocou o governo em alerta. Um geofísico conhecido destaca os riscos que esses tremores podem causar também nas ilhas vizinhas, confirmando que a origem é o vulcão.
O geofísico, no entanto, esclarece que, embora existam esses sinais, isso não significa necessariamente que uma erupção ocorrerá imediatamente. Como ele explica, o vulcão pode permanecer nesta condição por semanas, meses ou até anos sem uma erupção.
Leia mais: Onde você pode ver o incrível sol da meia-noite?
Os quatro sinais de uma erupção vulcânica
De acordo com a ciência geofísica, existem certos sinais que podem antecipar uma possível erupção vulcânica:
- Terremotos rasos e tempestades de microterremotos
- Emissões de gases do solo e do mar
- Sons inexplicáveis do subsolo
- Inchaço do solo devido ao aumento da pressão do magma
Socorristas e médicos chegam às ilhas
Segundo meu irmão, que vive e trabalha em Santorini, os terremotos já ultrapassaram 200 no último período de 24 horas e 380 no último período de 10 dias. Além disso, o exército grego chegou à ilha, assim como unidades da equipe especial de resgate grega (EMAK).
Surpreende o fato de que todos estão acampando longe do mar, para, caso haja uma erupção e um tsunami se forme, estarem mais seguros. Santorini, Íos e Amorgos estão agora sob a vigilância das autoridades de saúde para possíveis impactos na população devido ao aumento sísmico dos últimos dias.
Equipes de socorristas e médicos estão chegando às três ilhas, com ambulâncias e equipamentos, no âmbito da constante prontidão operacional e reforço preventivo dos mecanismos de resposta imediata. A coordenação está a cargo do EKAB, braço operacional do Ministério de Mudança Climática e Proteção Civil, com o Centro de Operações de Saúde (KEPY EKAB) e o Centro Único de Coordenação de Operações (ESKE-EKAB).
Segundo meu irmão, que mora em Santorini, um grande número de navios está chegando à ilha, pois a maioria dos moradores está deixando temporariamente a ilha para escapar da fúria da natureza.
A geologia da região
Como já mencionamos anteriormente, as ilhas de Santorini, Íos e Amorgos fazem parte do arco vulcânico do Mar Egeu, formado pela colisão de placas tectônicas. Santorini, famosa por seu imponente vulcão, está situada no centro da maior caldeira vulcânica do mundo, que foi formada por erupções consecutivas há milhares de anos.
O vulcão de Santorini continua ativo, com atividade sísmica e vulcânica. Íos e Amorgos, embora menos conhecidas por seus vulcões, também estão na mesma zona geológica e são afetadas pela atividade geológica da região. As atividades vulcânicas desse arco moldaram a paisagem das ilhas, proporcionando características geológicas únicas, como paisagens vulcânicas impressionantes, costas e fontes termais.
Outras ilhas no arco vulcânico do Egeu
Além de Santorini, Íos e Amorgos, várias outras ilhas fazem parte do arco vulcânico e foram formadas pela atividade vulcânica. Algumas das mais conhecidas são:
Nisyros: um dos vulcões mais ativos da Grécia, que possui a caldeira de Nikia e fontes termais, sinais de atividade vulcânica.
Milos: o vulcão de Milos também é ativo, e as atividades vulcânicas criaram características geológicas únicas, como fontes termais e rochas impressionantes.
Kimolos: esta ilha, próxima a Milos, também faz parte do arco vulcânico e tem origem vulcânica, com características como areia vulcânica e fontes termais.
Folegandros: embora não seja tão ativo quanto outras ilhas, Folegandros também faz parte do arco vulcânico e apresenta características de atividade vulcânica.
O arco vulcânico do Egeu se estende de oeste a leste, cobrindo ilhas por todo o Mar Egeu, e tem influenciado fortemente a geologia e a beleza natural da região.
Agora, só nos resta aguardar as próximas notícias.