Tudo Sobre A Rota da Aurora Boreal Na Escandinávia!

Com cerca de 620 km de extensão, a Rota da Aurora Boreal conecta três países nórdicos: a Finlândia, a Suécia e a Noruega.

Também conecta seis idiomas diferentes: o finlandês, o sueco, o norueguês, o kven, o sami e o Meänkieli.

Então, se você está planejando uma viagem de carro à região da Escandinávia, certamente deveria incluir essa rota no seu trajeto.

Onde fica a Rota da Aurora Boreal?

Mapa da Rota da Aurora Boreal.

A rota se localiza às margens do Rio Torne e se estende do Golfo da Bótnia, braço setentrional do mar Báltico, até o Oceano Ártico.

Ela parte de Tornio, uma cidade da Finlândia a cerca de 10 km do rio Torne e de Haparanda, cidade localizada no norte Sueco.

De lá, a rota segue pela estrada E8, do lado finlandês, e pela rodovia 99, do lado sueco, até a vila Kilpisjärvi, localizada no braço norte da Finlândia.

Por fim, a estrada segue até Tromsø, uma das mais incríveis cidades da Noruega, via Storfjord.

Além disso, durante o trajeto, há sete pontos para cruzar a fronteira: Tornio, Haparanda, Aavasaksa, Matarengi, Pello, Kolari, Pajala, Muonio, Karesuvanto e Kilpisjärvi.

Paisagem na Northern Lights Route

Durante o seu trajeto, você terá a oportunidade de cruzar lagos incríveis, montanhas e pinheiros com o picos coberto de neve, além de grandiosos fiordes.

Isso sem contar que durante o inverno você ainda poderá presenciar o show da aurora boreal.

Famoso ponto turístico na rota: Tromsø Ice Domes 

Ice Domes é um dos principais pontos turísticos próximos a Tromsø.

Além disso, vale a pena uma parada no famoso Tromsø Ice Domes, localizado no percurso.

A cerca de 1 hora e 30 minutos de Tromsø e perto da fronteira com a Finlândia, ele fica em meio às altas montanhas do Vale Tamok e é construído todos os anos quando a noite polar se aproxima.

Para quem não sabe, a noite polar é a noite que dura mais de 24 horas, um fenômeno que ocorre na região dos círculos polares.

Por fim, Tromsø Ice Domes conta com bar de gelo, cinema de gelo, hotel, restaurante e outras atividades na neve.

Além do mais, o local tem o seu tema renovado a cada ano, além de ser decorado com luzes coloridas e esculturas de gelo de tirar o fôlego.

Não se esqueça de conferir o horário de funcionamento e de fazer a sua reserva com antecedência, pois como o local fecha cedo, você não vai querer perder viagem.

Cuidados na estrada

Todo cuidado é necessário ao dirigir na neve.

Primeiramente, caso esteja indo no inverno, é preciso certa experiência para dirigir na neve.

Em geral, os carros já são equipados com pneus apropriados, mas há casos em que são necessárias correntes para gelo também.

Além disso, a rota não é muito bem iluminada e como o trajeto de carro dura mais de sete horas, recomendamos começar cedo.

Quando percorremos a estrada, estava de noite e pegamos muita neve, isso somado à ausência de iluminação na estrada, pode dificultar a sua viagem.

Cuidado também para não atolar na neve como aconteceu com a gente, pois a situação pode não terminar muito bem, você mesmo pode conferir no vídeo abaixo.