Würzburg: a cidade real na Alemanha que você precisa conhecer

Würzburg é uma cidade linda que surgiu às margens do rio Meno no século VII d.C., no extremo norte da Baviera. Especificamente no coração da Francônia.

Trata-se de uma região na Alemanha com uma rica história que foi um objeto de disputa para muitos líderes. Inicialmente, foi uma província do reino de Luís o Piedoso, que foi declarado ducado em 840.

Durante o século IX, na Francônia, predominavam duas famílias rivais, os Babenberg e os Conrado, cujos conflitos causaram grandes destruições na região.

Então, eventualmente, os Conrado prevaleceram no final do reinado de Arnulfo. Em 1500, a Francônia tornou-se parte do Sacro Império Romano. Enquanto em 1814 passou a fazer parte da Baviera.

Depois de falarmos um pouco sobre a região que abriga esta cidade de 125.000 habitantes, vamos conhecer melhor a famosa Würzburg.

Leia mais: Itália pode ajudar você a encontrar as suas origens genealógicas: veja como

O que fazer em Würzburg

Würzburg é mundialmente conhecida como o ponto de partida da Rota Romântica da Alemanha. Nesta cidade medieval, você encontrará paisagens deslumbrantes, castelos medievais, belos parques e tradicionais cervejarias que compõem as características da cidade. Então, vamos ver o que vocês podem fazer nesta cidade medieval.

Assista a eventos culturais

É um popular centro cultural onde são organizados muitos eventos e festivais. O Mainfränkische Theater, a Orquestra Filarmônica de Würzburg e vários museus oferecem um programa variado para os amantes da arte e da cultura. Além disso, em Würzburg, ocorrem regularmente festivais e eventos. Por exemplo, o Festival Kiliani de Würzburg, um dos maiores festivais tradicionais da Baviera.

Desfrute do famoso vinho francônio

Vinícola de Wurzburg em Franconia.

Würzburg também é famosa por seu vinho. As vinhas ao redor da cidade produzem excelentes vinhos que podem ser apreciados nas diversas vinícolas e restaurantes da cidade. O vinho mais famoso de Würzburg é o Würzburger Stein, um renomado vinho branco feito principalmente da uva Silvaner.

O Würzburger Stein é um dos melhores exemplos de vinho francônico, e as vinhas desta área se beneficiam de um microclima favorável e solos férteis. A região também é conhecida por outras variedades brancas, como Riesling e Müller-Thurgau, mas a Silvaner permanece a estrela da cidade.

Leia mais: Nova onda de calor no país em outubro: veja as regiões mais afetadas

Experimente os pratos requintados da cozinha francônica

Dampfnudeln.

A culinária de Würzburg, uma das cidades mais conhecidas da Francônia na Alemanha, possui uma rica tradição gastronômica com influências da geografia e da história da região. Alguns dos pratos mais característicos são:

Bamberger Zwiebel: cebolas recheadas com carne moída e ervas, que são assadas no forno e geralmente servidas com batatas ou salada.

Fränkische Bratwürste: as salsichas locais são famosas por seu sabor e geralmente são servidas com pão ou chucrute.

Karpfen: peixe que é especialmente popular na região, frequentemente servido frito ou grelhado, especialmente durante as festividades.

Dampfnudeln: bolas de massa que são cozidas no vapor e servidas com molho de maçã ou baunilha.

Obatzda: uma pasta de queijo feita de Brie ou Camembert, manteiga e especiarias, que os alemães costumam comer com pão e outros acompanhamentos.

Leia mais: O enlatado que o brasileiro ama, é rico em cálcio e você não sabia

Atrações turísticas

O Residenz e o símbolo do Würzburg.

Palácio de Würzburg

A arquitetura barroca e rococó da cidade se destaca nos edifícios, como o Palácio Residenz do século XVIII, que é o símbolo da cidade.

Este palácio, que abriga os palácios de Würzburg, é um dos mais belos edifícios barrocos da Alemanha. Foi construído entre 1719 e 1744 e parece ter saído de um conto de fadas.

O impressionante jardim em estilo francês localizado nos palácios encanta com seu grande lago artificial, fontes e esculturas elaboradas.

Leia mais: O país da Europa que cabe num estádio de futebol e você não conhecia

Fortaleza Marienberg

A famosa fortaleza Marienberg

No alto de uma colina, sobre o rio Meno, se ergue a fortaleza medieval Marienberg, que oferece uma vista deslumbrante de Würzburg. Hoje, a fortaleza histórica abriga um museu com uma extensa coleção sobre a história da cidade.

Na ala sul, encontra-se o Museu Martin von Wagner, que abriga uma bela coleção de antiguidades e uma galeria.

Catedral de Würzburg

O catedral de Wurzburg na cidade velha e a igreja Neumünsterkirche.

A catedral de Würzburg é um magnífico edifício do século XI e abriga inúmeras obras de arte, como uma pia batismal de 1279. A cidade foi um importante centro da Igreja Católica na Alemanha, e sua história.

Igreja Neumünsterkirche

Outra igreja emblemática da cidade é a Neumünsterkirche, que foi construída em 1719 e impressiona com seu interior majestoso.

Antiga Ponte do Meno

As estátuas barrocas de santos adornam a antiga ponte da cidade, que leva os visitantes da cidade antiga às áreas na margem esquerda do rio Meno.

Käppele Würzburg

A famosa igreja em Würzburg conhecida como Käppele

Vale a pena visitar o Käppele Würzburg, uma pitoresca igreja construída em estilo rococó entre 1747 e 1750, situada em um bosque da cidade.

Universidade de Würzburg

Fundada em 1402, é famosa mundialmente, pois 13 de seus ex-alunos são laureados com o Prêmio Nobel.

Leia mais: 5 melhores dicas do mediterrâneo para você viver bem mais

Informações extras

Antes de chegar precisa saber algumas informações importantes.

Moeda

Assim como em todo o território da Alemanha, a moeda utilizada é o euro (EUR).

Diferença de horário

Würzburg está localizada na zona horária da Europa Central (CET), que é UTC+1. Durante o horário de verão, que vai do final de março ao final de outubro, a cidade adianta uma hora, passando a ser UTC+2 (CEST). É sempre bom conferir a diferença de horário ao planejar viagens.

Como chegar em Würzburg

Würzburg é bem conectada e acessível por diferentes meios de transporte. Aqui estão algumas opções:

1. De trem

A cidade tem uma estação ferroviária central, a Würzburg Hauptbahnhof, que recebe trens de várias cidades alemãs e europeias. Você pode pegar trens da Deutsche Bahn que conectam Würzburg a cidades como Frankfurt, Nuremberg e Munique.

2. De carro

Würzburg está localizada ao longo da Autobahn A3, que conecta Frankfurt a Nuremberg. É fácil chegar de carro, e há estacionamento disponível na cidade.

3. De avião

O aeroporto mais próximo do Würzburg é o aeroporto de Frankfurt (FRA), que fica a cerca de 120 km. Você pode pegar um trem direto do aeroporto para a cidade.

Transporte: Além de Frankfurt, há outros aeroportos, como o aeroporto de Nuremberg (NUE), que também oferece conexões para Würzburg.

4. De ônibus

Ônibus Intermunicipais: Empresas de ônibus, como a FlixBus, oferecem rotas para Würzburg a partir de várias cidades alemãs. É uma opção econômica, embora a viagem possa ser mais longa.

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

cidadesdicas de viagemEuropaturismo