6 alimentos que baixam a pressão arterial e que são gostosos

Separamos dicas importantes para sua saúde!

O termo “pressão arterial” se refere à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias do nosso corpo.  Além disso, os valores normais de pressão arterial são abaixo de 140/90 mmHg, o que conhecemos por “14 por 9”. 

Já o termo “pressão alta” que também é conhecido como “hipertensão arterial” é justamente o aumento da pressão sanguínea causada por alguns fatores.

Isto é, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos ou alterações hormonais, os quais podem desencadear sintomas como dores de cabeça, sonolência e enjoo, por exemplo. 

Apesar de ter alguns fatores de risco envolvidos na condição e que não são possíveis de serem mudados, como a questão genética e a etnia, há vários outros fatores sobre os quais você pode agir. E, dentre eles, a alimentação é um dos principais!

Portanto, veja neste texto alguns alimentos que vão te ajudar a reduzir a pressão arterial! Lembrando que nenhum alimento sozinho, sem a adoção de um estilo de vida saudável, será capaz de controlar a hipertensão arterial!

A doctora da nossa equipe revisou este artigo.

LEIA MAIS: Alimentação No Pré-Diabetes: Saiba O Que Comer E O Que Evitar!

6 Alimentos Que Ajudam A Reduzir a Pressão Arterial

Romã

Essa fruta é rica em flavonoides, quercetina e taninos, além de ter propriedades antioxidantes. 

Essa composição ajuda a prevenir inflamações e além disso, promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que ajuda reduzir a pressão arterial. 

Para obter seus benefícios pode ser consumindo a fruta naturalmente em alguma refeição do dia, como o café da manhã. 

Mas você também pode aproveitar e fazer sucos, iogurtes, chás ou saladas. 

Leguminosas

A lentilha, ervilha, vagem, feijão-preto e outros tipos, são leguminosas essenciais para redução da pressão arterial. 

Esses alimentos são excelentes porque têm baixo índice glicêmico. Portanto, ajudam a reduzir também a glicemia, o que terá um impacto positivo na redução da sua pressão arterial.

Água de coco

Outro alimento importante é a água de coco. Ela tem boas quantidades de potássio e esse mineral ajuda a relaxar as artérias. 

A água de coco também ajuda a eliminar o sódio pela urina, o que melhora a circulação do sangue e reduz a hipertensão. 

Consuma a água de coco diariamente junto com as refeições, porém no máximo 3 vezes ao dia. Além disso, é importante que a água de coco seja natural e não industrializada, pois, neste último caso, os aditivos e o açúcar serão prejudiciais para a sua saúde.

Chocolate amargo

O chocolate é outro aliado para redução da pressão arterial devido aos flavonoides que o compõem e contribui para dilatação dos vasos sanguíneos. 

Entretanto, o benefício é apenas para chocolates acima de 50% de cacau por ter baixo nível de açúcar e gordura.

Além disso, também é importante consumir com moderação, em torno de 40g por dia, pois mesmo com baixa quantidade de açúcar, não deixa de ser calórico. 

LEIA MAIS: Xô, Tristeza! 9 Alimentos Que Irão Turbinar O Seu Humor!

Chá-verde

Antes de mais nada, aqui é necessário moderação, já que o chá verde pode agir também como um estimulante.

Mas, se consumido em doses moderadas, ele tem os seus benefícios!

O chá verde é uma bebida rica em catequinas, bem como flavonoides, além de ser composto por bioativos potentes na ação antioxidante. 

O chá verde proporciona melhor saúde das artérias e além disso, melhora o relaxamento dos vasos sanguíneos, ajudando a diminuir a pressão alta. 

A recomendação é consumir o chá verde no máximo 3 xícaras de chá por dia, isto é, podendo ser ingerido antes ou depois das refeições. Porém, muito cuidado, visto que o excesso pode causar o efeito contrário. Portanto, sempre pergunte ao seu médico antes de consumir essa bebida.

Semente de abóbora

100g de abóbora tem cerca de 820 mg de potássio, o qual é um mineral essencial para eliminação de sódio do corpo e ajuda a reduzir a hipertensão. 

Você pode consumir a semente de abóbora assada, inteira ou triturada. Além disso, o consumo pode ser puro ou como aperitivo. 

Outras opções são fazer sucos, adicionar em saladas, em sopas ou iogurtes. 

Gostou dessas dicas para sua saúde? Pois saiba que em nosso site você confere muitas outras dicas e curiosidades para seu cotidiano. Clique aqui e confira agora mesmo! 

LEIA MAIS: Pré-Diabetes Tem Cura? Saiba O Que Fazer Para Tratar!

alimentosdiminuir pressão arterialpressão arterial