Alongamento para aliviar dor no pescoço: confira os 7 melhores!

Exercícios para tirar aquele incômodo na região do pescoço

Coisinha mais chata é a dor no pescoço, não é mesmo? Além de provocar incômodos, pode levar a dores em outras regiões do corpo, como a cabeça (que, convenhamos, tira qualquer bom humor). Portanto, se você sofre deste mal, confira 7 dicas de alongamento para aliviar dor no pescoço. 

A dor no pescoço, muitas vezes, é consequência de problemas na postura. Porém, também pode ser causada por tensões e movimentos repetitivos. Por isso, é interessante exercitar a região para promover o alongamento e consequente relaxamento muscular.

7 ideias de alongamento para aliviar dor no pescoço 

Alongamento comum

De pé, fique com a coluna reta e deixe o braço direito ao longo do corpo. Depois, segure a cabeça com a mão esquerda, de forma que ela fique posicionada sobre a orelha direita. Incline-a forçando levemente com a mão para alongar o pescoço e fique por 40 segundos. Repita o mesmo movimento para o outro lado. 

Ainda de pé, mantenha a coluna reta com as mãos para baixo. Puxe o braço esquerdo levemente com a mão direita enquanto inclina a cabeça para trás. Fique na posição por 15 segundos e repita no lado oposto. Cada série deve ser repetida por três vezes. 

Outro tipo de alongamento é sentar-se e, em seguida, posicionar uma das mãos em frente à testa. Depois, empurrar a cabeça para frente, de forma a oferecer resistência à própria mão. Fique por 30 segundos e repita três vezes a série.   

Veja mais: 5 Exercícios Para Levantar Glúteos Rapidamente!

Inclinação para frente e para trás 

Mantenha-se de pé, com ombros alinhados e eretos. Primeiro, incline a cabeça para trás e assim fique por 30 segundos.

Depois que voltar à posição original, coloque as mãos entrelaçadas na nuca e incline levemente a cabeça para frente e fique por mais 30 segundos. Cada série pode ser repetida três vezes. 

LEIA MAIS: Os 3 Melhores Exercícios Para Dor Nas Costas Durante A Gravidez! Confira!

Alongamento profundo

Deite-se no chão e coloque os braços paralelos ao corpo. Aproxime o queixo do ombro gradativamente e, se conseguir, siga até encostar o queixo no peito.

É como o alongamento circular, porém, na posição deitada. Fique por 7 segundos e retorne lentamente. Repita para o outro lado.  

Sentar sobre calcanhares 

Ajoelhe no chão e posicione as nádegas sobre os calcanhares. Em seguida, estique os braços para frente e aproxime o tronco do chão o quanto puder.

Vá alongando enquanto mantém as mãos esticadas. Fique por 30 segundos e retorne à posição original. Se conseguir, repita o movimento três vezes. 

LEIA MAIS: Musculação: Quantas Vezes Por Semana É O Ideal? Confira!

Movimento circular

O movimento circular é um dos mais básicos alongamentos para aliviar a dor no pescoço. Primeiro, sente-se em uma cadeira ou no chão e mantenha a coluna reta.

Com os ombros relaxados, faça movimentos circulares com a cabeça, alternando sentido horário e anti-horário. Alterne cinco vezes para cada lado.    

Torcer as costas

Iveto, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Este alongamento é bom para aliviar a dor no pescoço e, também, nas costas. Sente-se no chão e, com a coluna reta, abra uma das mãos e a posicione próximo às nádegas.

Em seguida, flexione um dos joelhos. Apoie o cotovelo do braço contrário nele, gire o tronco lentamente para trás e segure por 30 segundos. Repita do outro lado. 

LEIA MAIS: Qual É O Melhor Horário Para Fazer Exercício? Descubra Agora!

Movimento lateral

De pé, deixe os ombros relaxados e, com os braços esticados ao longo do corpo, gire a cabeça para trás. Se possível, posicione o queixo paralelo ao ombro e fique por sete segundos. Depois, repita para o outro lado.  

Após cada alongamento deste, faça massagens no próprio pescoço, especialmente nas áreas onde dói mais. Pressione os pontos dolorosos por 90 segundos, o que também favorece o alívio da dor. 

Além dos alongamentos para aliviar a dor no pescoço, a depender das causas, pode ser necessário procurar outros tipos de tratamento. Para isso, são normalmente indicados acupuntura, compressas e sessões de RPG.  

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no nosso site Brazil Greece!

alongamentosbem-estarfitnesssaúde
Comments (0)
Add Comment