Amsterdã, Amsterdam ou Amsterdão: Qual é o certo?

Entenda as variações de grafia para Amsterdam, Amsterdã e Amsterdão, refletindo diferentes idiomas e contextos culturais.

Quando se trata da capital dos Países Baixos, é comum surgir a dúvida: qual é a forma correta de escrever o nome da cidade? Amsterdam, Amsterdã ou Amsterdão? Então, hoje vamos resolver essa questão.

Amsterdam é a forma mais comumente utilizada em inglês e em diversos países. É a grafia oficial em muitos documentos e também é amplamente reconhecida internacionalmente. No entanto, em português, é comum encontrar as variações Amsterdã e Amsterdão.

Amsterdã ou Amsterdão?

Ambas as formas são aceitas e amplamente utilizadas no Brasil. Por isso, a escolha entre Amsterdã e Amsterdão é uma questão de preferência pessoal. Não há uma forma correta ou errada.

Alguns argumentam que Amsterdã é a forma mais próxima da pronúncia original em holandês, enquanto outros preferem Amsterdão por considerarem que soa mais próximo do nome em inglês. No fim das contas, o importante é que todas as formas são compreendidas e aceitas pelos falantes de português.

Amsterdam: uma cidade encantadora

Amsterdam, Amsterdã ou Amsterdão, independentemente da grafia, a essência da cidade permanece inalterada: um destino cativante que tece uma rica tapeçaria de história, cultura e experiências para serem desfrutadas. Então, veja o que pode fazer na cidade da liberdade.

Explore canais históricos e arquitetura imponente

Navegue pelos canais sinuosos em um cruzeiro relaxante ou em um barco particular, apreciando a arquitetura singular dos séculos XVII e XVIII. Admire as casas geminadas com fachadas ornamentadas, pontes charmosas e edifícios históricos como a Casa de Anne Frank e o Rijksmuseum.

Descubra museus de renome mundial e galerias fascinantes

Mergulhe na arte e na história no Rijksmuseum, lar de obras-primas de Rembrandt e Vermeer. Explore a vida e o legado de Anne Frank em sua casa original. Visite o Museu Van Gogh e contemple a maior coleção de obras do famoso artista. Descubra galerias contemporâneas e experimente a vibrante cena artística da cidade.

Saboreie a gastronomia holandesa e experimente a vida noturna

Delicie-se com o autêntico queijo holandês, experimente stroopwafel, um delicioso biscoito com caramelo, e saboreie uma tradicional panqueca holandesa. Desfrute de uma variedade de restaurantes internacionais e cafés charmosos. Explore a vibrante vida noturna da cidade, com bares animados, clubes badalados e casas de shows para todos os gostos.

Pedale pelas ruas e explore os parques tranquilos

Alugue uma bicicleta e pedale pelas ruas planas e charmosas da cidade, apreciando a atmosfera única e o ritmo de vida local. Relaxe em um dos belos parques da cidade, como o Vondelpark, ideal para um piquenique ou um passeio tranquilo.

Amsterdam, Amsterdã ou Amsterdão: conclusão

Então, na verdade, a cidade é conhecida pelos três nomes.

Isso mesmo!

O que acontece é que Amsterdam é o nome que a cidade recebe em inglês e holandês.

Já na língua portuguesa do Brasil, a cidade recebe o nome de Amsterdã.

Na região de Portugal, os portugueses chamam a cidade de Amsterdão.

Portanto, os três nomes estão corretos!

Seja “Amsterdam”, “Amsterdã” ou “Amsterdão”, a essência da cidade permanece inalterada – um destino encantador com uma rica tapeçaria de história, cultura e experiências esperando para vocês explorar.

LEIA MAIS: Amsterdã: Onde Fica, Como Chegar, Como Se Locomover E O Que Fazer.

Europaidiomas