Penthesileia e Aquiles: uma história trágica entre amor e guerra

A narrativa épica de um herói grego e uma rainha amazona.

Penthesileia foi uma rainha amazona na mitologia grega, filha de Ares e Otrera, e irmã de Hipólita, Antíope e Melanipe.

O herói grego famoso Aquiles era conhecido como um guerreiro feroz, mas a emocionante história de seu amor pela Rainha Amazona Penthesileia é menos conhecida.

De acordo com a mitologia grega, Penthesileia era uma rainha amazona forte e corajosa, filha de Ares, o deus da Guerra, e Otrera, a primeira rainha das Amazonas. Ela tinha três irmãs, Antíope e Melanipe, além da mais famosa entre elas, Hipólita.

A luta da rainha Amazona com Aquiles

Segundo várias mitologias antigas, a guerreira Penthesileia enlouqueceu após causar a morte de sua irmã durante um acidente de caça. Decidindo embarcar em uma missão suicida, ela lutou por Troia contra os gregos na Guerra de Troia.

Outras fontes afirmam que tanto ela quanto as outras doze mulheres amazonas que lutaram na Guerra de Troia eram mercenárias pagas pelo rei troiano, Príamo. Outro motivo que a trouxe de seu distante reino foi o costume das Amazonas de não se casarem antes de participar de uma guerra e matar vários homens.

A Rainha das Amazonas matou muitos homens em batalha, tornando-se temida entre os guerreiros gregos. Ela até enfrentou Ajax, um dos maiores heróis da mitologia grega, em uma luta.

Leia mais: Conheça 7 Super-Heróis da Mitologia Grega: Por Um Grego!

Aquiles se apaixona por ela

Depois de derrubar muitos guerreiros gregos, Penthesileia desafia Aquiles, o famoso herói grego. Aquiles eventualmente a mata, mas no momento em que desfere o golpe final, diz-se que ele olhou nos olhos dela e se apaixonou pela guerreira no momento em que ela morreu.

De acordo com o poema “Posthomerica” do autor grego do século IV a.C., Quintus Smyrnaeus, Penthesileia era extremamente bonita.

Afrodite gloriosamente coroada fez dela uma maravilha de beleza, mesmo em sua morte. A Noiva do forte Deus da Guerra, para que ele, filho do nobre Peleu, pudesse ser ferido pela flecha afiada do amor arrependido.

O coração de Aquiles foi dilacerado pelo remorso do amor por ter matado algo tão doce, que ele poderia ter levado para casa como sua rainha, gloriosa em sua carruagem, para a gloriosa Ftía; pois ela era imaculada, uma verdadeira filha dos deuses, divinamente alta e mais divinamente bela.

Aquiles mata compatriota por causa dela

Alguns acusaram Aquiles por se apaixonar e honrar sua inimiga; no entanto, Aquiles ignorou-os. Até que percebe Tersites rindo obscenamente e, com um golpe vingativo na mandíbula, tira-lhe a vida. Tersites (cujo nome tem origem nas palavras gregas para coragem e audácia), ao vê-lo, zombou do seu sofrimento diante dos outros e do fato de ter cedido ao encanto feminino das Amazonas, algo incompatível com um verdadeiro homem corajoso.

Esta variação hesíaca afirma que Thersites não só zombou de Aquiles, mas também profanou o corpo de Penthesileia, colocando uma lança em seu olho e acusou Aquiles de necrofilia. Posteriormente, ele gentilmente levantou a rainha e a retirou do campo de batalha.

Este assassinato, um aliado para o prazer de um inimigo, causou grande agitação no acampamento grego, forçando Aquiles a viajar para Lesbos e se purificar perante os deuses Apolo, Artemis e Leto para se livrar da mancha do assassinato.

Achilles honra a rainha Amazona

Em vez de pegar suas armas e jogá-la aos aves, como era o costume de guerra, ele entregou seu corpo aos troianos para que fosse enterrado com honras. Tal favor não era comum entre os outros aqueus. O corpo dela, junto com os corpos de outras 12 amazonas, foi entregue aos troianos com todas as suas armas. Eles os queimaram e enterraram as cinzas com todas as honras.

O encontro deles no paraíso da Grécia Antiga

Poucos puderam compreender a obsessão de Aquiles. Quando o Príncipe Aquiles cumprimentou Penthesileia nos “Campos Elísios”, ela se aproximou dele e agradeceu por vingar sua feminilidade ultrajada, com sacrifício.

Nos Campos Elísios da Mitologia Grega, representavam a parte do Hades que era o destino final das almas dos heróis e dos virtuosos.

De acordo com outra versão, Aquiles havia amado Penthesileia e até tinha tido um filho com ela.

Leia mais: Qual é o seu calcanhar de Aquiles? Veja o ponto fraco de cada Signo do Zodíaco!

Quais são as lições deste mito?

O lamento homérico de Aquiles pela morte de Penthesileia reflete uma forma velada de um hino à matriarquia, que deu lugar ao patriarcado com a chegada dos tempos heróicos.

O poeta também quer enfatizar a complexidade de quando perdemos alguém ou algo amado, só então percebemos o valor disso. O objeto perdido aumenta o desejo amoroso. Também, é uma referência mitológica à violência que leva ao amor e à morte.

mitologia grega