Se existe uma bebida associada ao brunch, é certamente o Bloody Mary. Este coquetel, com sua cor vermelha profunda, foi inicialmente criado no início dos anos 1920 no famoso bar parisiense “Harry’s New York Bar” pelo bartender Fernand Petiot.
O tradicional Bloody Mary
A primeira receita do Bloody Mary incluía apenas vodca e suco de tomate, em partes iguais, sendo os demais ingredientes (tabasco, molho Worcestershire, etc.) adicionados ao longo dos anos, resultando na forma atual. Para muitos, é considerada uma bebida ideal antes da refeição; para outros, um curioso híbrido de sopa de tomate e álcool. Se estiver pronto para mais aventuras, pode torná-lo um pouco mais picante.
Mas o que significa o nome do drink Bloody Mary?
Quanto ao nome da bebida, este foi inspirado em uma garçonete que trabalhava no “Bucket of Blood” e, naturalmente, chamava-se Mary. Então, no que diz respeito à palavra “bloody”, é importante notar que em inglês ela possui dois significados: é uma expressão considerada ofensiva usada para enfatizar um comentário ou uma declaração irritada, e também é uma palavra engraçada usada para realçar algo incrível.
Neste contexto, “bloody” refere-se à maravilhosa receita do Bloody Mary. No entanto, literalmente, bloody em inglês significa sanguíneo, e nesse caso se refere o cor do homonímico coquetel.
Leia mais: Por que alguns carros têm o símbolo de peixe? Você nem imagina!
Então, veja como fazer o Bloody Mary mais delicioso
Ingredientes
- 50 ml de vodca
- 100 ml de suco de tomate
- 20 ml de suco de limão fresco
- 5 ml de molho Worcestershire
- 2 gotas de Tabasco
- Raiz-forte (horseradish)
- Suco de meio limão-siciliano
- Aipo e sementes de aipo
- Sal, pimenta
Instruções
- Coloque a raiz-forte, molho Worcestershire, sementes de aipo e suco de tomate em um liquidificador e misture até homogeneizar.
- Adicione os sucos de limão e limão-siciliano, sal e pimenta ao mix. Ajuste os dois últimos de acordo com suas preferências.
- Após preparar a mistura, coloque-a em uma coqueteleira, adicione a vodca e agite bem até os ingredientes se incorporarem. Em seguida, coe em um copo highball com gelo, o tradicional para o Bloody Mary.
Guarnição
Por fim, adicione o Tabasco e o aipo para a guarnição. Alternativamente, você pode colocar pepino com tomatinhos e azeitonas em um palito de dente e posicionar no topo de copo. Também pode colocar na guarnição salsicha ou picles, ou gengibre. A escolha depende do que você tem disponível no bar ou em casa.
Em qual copo servir esse drink?
O copo tradicionalmente utilizado para servir Bloody Mary é o “highball”. Esse copo alto permite acomodar a mistura do coquetel, gelo e guarnições, proporcionando uma apresentação clássica e elegante. No entanto, hoje muitos bartenders usam também outros tipos de copos como, por exemplo, o Copo Old Fashioned (ou “Lowball”).
Leia mais: Como era feito o pão mais antigo do mundo?
Dicas extras
Aproveite o seu Bloody Mary rapidamente, pois do ponto de vista químico, ele é altamente instável e sua qualidade diminui com o tempo.
Além disso, mantenha a frescura do sabor utilizando bastante gelo puro e água limpa na preparação.
Por fim, coloque bastante gelo. Para garantir que o sabor não se altere rapidamente, certifique-se de que seja puro (sem cloro) e água limpa.
Quando tomar Bloody Mary?
O Bloody Mary é frequentemente apreciado como um coquetel antes das refeições ou em brunches. Você pode experimentar esta bebida única para uma experiência refrescante. Vale destacar que ela é uma tendência do Reino Unido e dos Estados Unidos.