Você já ouviu falar em dieta Keto ou dieta cetogênica? Trata-se da dieta que troca quase todos os alimentos ricos em carboidratos por proteínas e gordura boa. Ainda que exija dedicação e esforço, traz bons resultados na perda de peso. Além disso, previne doenças. Então, saiba como é feita a dieta cetogênica e para quem é indicada.
LEIA MAIS: Como Mudar Hábitos Alimentares E Emagrecer? 16 Dicas!
O que e é para que serve a dieta cetogênica?
Primeiramente, a dieta cetogênica, ou dieta Keto, é basicamente a eliminação quase total dos alimentos ricos em carboidratos. Por exemplo, arroz e pães. Sendo então substituídos por aqueles ricos em proteínas e gordura boa. Assim, a dieta favorece a perda de peso. Pois o organismo retira energia da própria gordura. Uma vez que não tem carboidrato para fornecer.
Porém, ainda que seja adotada no processo de emagrecimento, a dieta cetogênica também atua no controle e prevenção de epilepsia e convulsões. Ainda, no tratamento e controle de diabetes tipo 2, obesidade e câncer.
LEIA MAIS: Como Desinchar O Corpo De Forma Eficaz? Veja 3 Dicas E Alimentos!
Como é feita a dieta cetogênica?
Primeiramente, na dieta cetogênica, há redução drástica dos níveis de carboidrato no consumo. Normalmente restrito entre 20 e 50 gramas diárias. Porém, isso varia conforme as condições da pessoa.
Por outro lado, é necessário compensar essa redução de carboidratos. Então é aí a diferença de como é feita a dieta cetogênica.
Então, a dieta é enriquecida de gordura boa. Por exemplo, azeite, coco, abacate, nozes e amêndoas. Além disso, outro ponto é que a proteína passa a representar 20% do total de calorias ingeridas por dia. Então, é preciso consumir carnes e, nos lanches e café da manhã, incluir queijo e ovos.
Ainda, existem quatro formas de fazer a dieta cetogênica.
A chamada “Dieta Cetogênica Padrão” adota 70% de gordura, 20% de proteína e 10% de carboidratos.
Já a “Dieta Cetogênica Cíclica” alterna cinco dias de dieta cetogênica com dois dias de consumo de carboidratos.
Enquanto que na “Dieta Cetogênica direcionada” há o consumo de carboidratos durante os treinos.
Por fim, a “Dieta Cetogênica rica em Proteínas” se parece com a padrão, apenas difere nas proporções. Pois adota 60% de gordura, 35% de proteína e 5% de carboidratos.
Além disso, as dietas cíclica e direcionada são utilizadas com maior frequência por atletas e fisiculturistas. Porém, a primeira ajuda na perda de peso por favorecer a manutenção do programa por mais tempo.
Entretanto, é bom observar que apenas o consumo de carboidratos é permitido nos dias de alternância, não recomendando ingerir doce e açúcar.
Certo, diante do exposto, então como é feita a dieta cetogênica? O primeiro passo é saber quais são os alimentos permitidos e proibidos no cardápio, a saber:
LEIA MAIS: 15 Combinações Deliciosas E Surpreendentes De Alimentos Que Ajudam A Emagrecer!
Alimentos permitidos
Na dieta cetogênica, é permitido comer:
- carnes bovina e suína, frango, ovos e peixes
- queijos e embutidos
- manteiga, óleo e azeite
- laticínios em geral
- nozes, castanhas e pastas de amendoim
- frutas (morangos, abacate, coco) e verduras
- sementes
- molhos
- azeitona
Alimentos proibidos
Por outro lado, não é permitido comer:
- doces, bolos e refrigerantes
- alimentos a base de arroz e trigo ou cereais
- ervilha, feijão, soja, lentilha e grão-de-bico
- torradas e pães
- batata, banana e tubérculos
- açúcar em geral
- bebidas alcoólicas
- lasanha e pizza
- leite de vaca
Em suma, a alimentação deve ser baseada em condimentos, vegetais com baixo teor de carboidrato. Além de óleos saudáveis, abacate, sementes, nozes, queijos, manteiga e creme de leite. Assim como peixes (em especial, os gordurosos), ovos e carne.
Além disso, nos lanches, vale apostar em carne seca, aipo com molho, morango com queijo e iogurtes integrais. Assim como chocolate 90%, ovos cozidos, azeitonas, nozes e sementes.
LEIA MAIS: Quais Alimentos Causam Celulite? Fuja Desses 4 Para Se Livrar Dos Furinhos!
O que a pessoa sente ao fazer a dieta cetogênica?
É bom lembrar que a dieta cetogênica é bastante restritiva. Então, o corpo naturalmente passa por um processo de adaptação. Logo, pode ser que nos primeiros dias, a pessoa sinta dores de cabeça e até um cansaço excessivo.
Além disso, em alguns casos, algumas pessoas até apresentaram diarreia, vômitos, constipação e gripe. Por isso é importante fazer um acompanhamento com um nutricionista.
LEIA MAIS: Jennifer Aniston Dieta: Veja Como Ser Fitness Igual À Atriz!
Quem pode fazer a dieta cetogênica?
Primeiro, assim como qualquer programa alimentar, deve ocorrer a prescrição e o acompanhamento da dieta cetogênica por um profissional.
Isso porque é necessário avaliar a quantidade de carboidratos para se consumir diariamente, entre outros pontos. Porém, a priori, há contraindicação dessa dieta para gestantes, adolescentes, crianças e idosos a partir de 65 anos.
Também não deve ser feita por diabéticos do tipo 1 ou 2 descontrolados, pessoas com baixo peso ou que já tiveram AVC, problemas renais, cardiovasculares e hepáticos.
Agora que você já sabe como é feita a dieta cetogênica, precisa avaliar se é uma boa alternativa para sua vida diária. Lembre-se de só fazer qualquer programa alimentar mediante orientações profissionais.
LEIA MAIS: 3 Alimentos Para Ganhar Massa Muscular E Perder Gordura!