Como é feita a Dieta Cetogênica? A Dieta Queridinha Do Mundo Fitness!

A dieta é pobre em carboidratos e rica em proteínas e gordura boa 

Você já ouviu falar em dieta Keto ou dieta cetogênica? Trata-se da dieta que troca quase todos os alimentos ricos em carboidratos por proteínas e gordura boa. Ainda que exija dedicação e esforço, traz bons resultados na perda de peso. Além disso, previne doenças. Então, saiba como é feita a dieta cetogênica e para quem é indicada. 

LEIA MAIS: Como Mudar Hábitos Alimentares E Emagrecer? 16 Dicas!

O que e é para que serve a dieta cetogênica?

Primeiramente, a dieta cetogênica, ou dieta Keto, é basicamente a eliminação quase total dos alimentos ricos em carboidratos. Por exemplo, arroz e pães. Sendo então substituídos por aqueles ricos em proteínas e gordura boa. Assim, a dieta favorece a perda de peso. Pois o organismo retira energia da própria gordura. Uma vez que não tem carboidrato para fornecer. 

Porém, ainda que seja adotada no processo de emagrecimento, a dieta cetogênica também atua no controle e prevenção de epilepsia e convulsões. Ainda, no tratamento e controle de diabetes tipo 2, obesidade e câncer.

LEIA MAIS: Como Desinchar O Corpo De Forma Eficaz? Veja 3 Dicas E Alimentos!

Como é feita a dieta cetogênica?

Como é feita a dieta cetogênica?

Primeiramente, na dieta cetogênica, há redução drástica dos níveis de carboidrato no consumo. Normalmente restrito entre 20 e 50 gramas diárias. Porém, isso varia conforme as condições da pessoa.

Por outro lado, é necessário compensar essa redução de carboidratos. Então é aí a diferença de como é feita a dieta cetogênica. 

Então, a dieta  é enriquecida de gordura boa. Por exemplo, azeite, coco, abacate, nozes e amêndoas. Além disso, outro ponto é que a proteína passa a representar 20% do total de calorias ingeridas por dia. Então, é preciso consumir carnes e, nos lanches e café da manhã, incluir queijo e ovos.

Ainda, existem quatro formas de fazer a dieta cetogênica. 

A chamada “Dieta Cetogênica Padrão” adota 70% de gordura, 20% de proteína e 10% de carboidratos.

Já a “Dieta Cetogênica Cíclica” alterna cinco dias de dieta cetogênica com dois dias de consumo de carboidratos.

Enquanto que na “Dieta Cetogênica direcionada” há o consumo de carboidratos durante os treinos.

Por fim, a “Dieta Cetogênica rica em Proteínas” se parece com a padrão, apenas difere nas proporções. Pois adota 60% de gordura, 35% de proteína e 5% de carboidratos.

Além disso, as dietas cíclica e direcionada são utilizadas com maior frequência por atletas e fisiculturistas. Porém, a primeira ajuda na perda de peso por favorecer a manutenção do programa por mais tempo.

Entretanto, é bom observar que apenas o consumo de carboidratos é permitido nos dias de alternância, não recomendando ingerir doce e açúcar.

Certo, diante do exposto, então como é feita a dieta cetogênica? O primeiro passo é saber quais são os alimentos permitidos e proibidos no cardápio, a saber:

LEIA MAIS: 15 Combinações Deliciosas E Surpreendentes De Alimentos Que Ajudam A Emagrecer!

Alimentos permitidos

Como é feita a dieta cetogênica: alimentos permitidos.

Na dieta cetogênica, é permitido comer: 

  • carnes bovina e suína, frango, ovos e peixes 
  • queijos e embutidos 
  • manteiga, óleo e azeite 
  • laticínios em geral 
  • nozes, castanhas e pastas de amendoim 
  • frutas (morangos, abacate, coco) e verduras 
  • sementes 
  • molhos 
  • azeitona 

Alimentos proibidos 

Como é feita a dieta cetogênica.

Por outro lado, não é permitido comer: 

  • doces, bolos e refrigerantes 
  • alimentos a base de arroz e trigo ou cereais 
  • ervilha, feijão, soja, lentilha e grão-de-bico 
  • torradas e pães
  • batata, banana e tubérculos 
  • açúcar em geral 
  • bebidas alcoólicas 
  • lasanha e pizza 
  • leite de vaca 

Em suma, a alimentação deve ser baseada em condimentos, vegetais com baixo teor de carboidrato. Além de óleos saudáveis, abacate, sementes, nozes, queijos, manteiga e creme de leite. Assim como peixes (em especial, os gordurosos), ovos e carne. 

Além disso, nos lanches, vale apostar em carne seca, aipo com molho, morango com queijo e iogurtes integrais. Assim como chocolate 90%, ovos cozidos, azeitonas, nozes e sementes.  

LEIA MAIS: Quais Alimentos Causam Celulite? Fuja Desses 4 Para Se Livrar Dos Furinhos!

O que a pessoa sente ao fazer a dieta cetogênica?

É bom lembrar que a dieta cetogênica é bastante restritiva. Então, o corpo naturalmente passa por um processo de adaptação. Logo, pode ser que nos primeiros dias, a pessoa sinta dores de cabeça e até um cansaço excessivo.

Além disso, em alguns casos, algumas pessoas até apresentaram diarreia, vômitos, constipação e gripe. Por isso é importante fazer um acompanhamento com um nutricionista.

LEIA MAIS: Jennifer Aniston Dieta: Veja Como Ser Fitness Igual À Atriz!

Quem pode fazer a dieta cetogênica?

Como é feita a dieta cetogênica?

Primeiro, assim como qualquer programa alimentar, deve ocorrer a prescrição e o acompanhamento da dieta cetogênica por um profissional.

Isso porque é necessário avaliar a quantidade de carboidratos para se consumir diariamente, entre outros pontos. Porém, a priori, há contraindicação dessa dieta para gestantes, adolescentes, crianças e idosos a partir de 65 anos. 

Também não deve ser feita por diabéticos do tipo 1 ou 2 descontrolados, pessoas com baixo peso ou que já tiveram AVC, problemas renais, cardiovasculares e hepáticos. 

Agora que você já sabe como é feita a dieta cetogênica, precisa avaliar se é uma boa alternativa para sua vida diária. Lembre-se de  só fazer qualquer programa alimentar mediante orientações profissionais. 

LEIA MAIS: 3 Alimentos Para Ganhar Massa Muscular E Perder Gordura!

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais