Como é morar na Islândia? Moradora conta como é viver na terra dos Vikings!

A Islândia é a segunda maior ilha da Europa depois da Grã -Bretanha e fica entre a Escócia, Noruega e Groenlândia, com uma população de 354.000. Este país insular do Atlântico Norte com centenas de vulcões é um lugar onde você pode encontrar um emprego mais fácil do que encontrar uma casa. Mas, você sabe como é morar na Islândia? Confira a seguir!

O país, que se tornou amplamente conhecido na última década porque conseguiu sair da crise financeira com consequências relativamente pequenas, ignorando os conselhos de organizações internacionais como o FMI (Fundo Monetário Internacional), tem a capital de Reykjavik, responsável por cerca de 60% desse fato. É famoso principalmente por exportar bacalhau, pelo turismo e pela abundante energia geotérmica e hidrelétrica.

Conversamos com uma amiga que morava na Islândia e nos descreveu em detalhes o que é a vida em um dos países mais frios e caros do mundo.

Qual é o idioma falado na Islândia?

O islandês é a língua falada na Islândia desde que os noruegueses vikings se estabeleceram lá no século IX e mudou pouco desde então. No entanto, você não precisa aprender esse idioma antigo, pois quase todos os islandeses falam inglês fluente.

O que você precisa fazer para encontrar um emprego na Islândia?

Segundo Despina, moradora do país, não há burocracia na Islândia e é muito fácil fazer papéis. Em essência, a emissão dos documentos necessários é a obrigação de um empregador e o procedimento não dura mais de 5 minutos. Inclsuive, é um dos países mais organizados nesta área.

Despina também informa que na Islândia tudo é organizado e feito em pouco tempo. O mesmo se aplica aos bancos, já que o cartão é emitido eletronicamente ou por telefone e o processo é muito fácil.

Porém, é difícil encontrar uma casa e muitos ficam em hotéis, albergues por um longo tempo. Então, você precisa de uma boa grana para começar.

Algo semelhante acontece na maioria dos países do norte europeu e é uma experiência que experimentei quando me mudei para Londres!

Veja também: Londres: Como é a vida em uma das cidades mais caras do mundo!

Qual o salário pago na Islândia?

Em termos de salário, isos irá depender do setor no qual você está procurando emprego. O salário básico para alguém que inicia um emprego é de 1.300 a 1.400 euros líquido após os impostos, mas o custo de vida também é alto.

Para pessoas bem treinadas, como médicos, advogados e engenheiros, os salários variam entre 3.000 e 5.000 euros, dependendo da especialidade.

O salário de Despina, trabalhando no setor de catering, era de 2,5000-3.000 euros sem descontar os impostos. Todo mês, eles mantêm 39% do seu salário para diferentes impostos. Após 6 meses no país, você tem um seguro de saúde gratuito (que já pagou os impostos, claro).

Todos os anos, com a mudança do tempo por lei, é obrigatório que seu empregador forneça aumento salarial. Mesmo se você tiver conseguido um emprego apenas no final do ano, por exemplo, em novembro. É algo que é feito automaticamente e você não precisa pedir a ninguém.

Quanto custa o aluguel?

O aluguel de um quarto com um banheiro compartilhado e uma cozinha começa em 700 a 800 euros, enquanto o aluguel de uma casa começa em 1500 e atinge até 2000 euros, dependendo da área e metros quadrados. Em Reykjavik, as casas são mais caras do que nos subúrbios.

LEIA MAIS:

Quantas horas se trabalha por lá?

Despina, que trabalha na cozinha, explica que o setor de culinária funciona numa base escalonada. Recebe-se algum dinheiro das 11:00 às 17:00, alguns das 17:00 às 00:00, alguns ao sábado e outros ao domingo.

Por exemplo, nos dias de semana das 11:00 às 17:00 pagam 13 euros por hora à taxa de câmbio de hoje, enquanto nos dias de semana das 17:00 às 00:00 pagam cerca de 17 euros por hora à taxa de câmbio de hoje.

Aos sábados, cada hora é de cerca de 18 euros e aos domingos de 21,50 euros por hora. O trabalho de tempo integral é de 160 horas por mês e no setor da culinária tem funcionamento no sistema 2-2-3, que é o seguinte:

Seguindo uma semana de trabalho,  a pessoa trabalha por 2 dias, descansa por 2 dias e então trabalha mais 3 dias. Então, descansa durante 2 dias, trabalha 2 dias e descansa durante 3 dias.

Assim, em uma semana trabalha-se apenas 2 dias e em outra semana trabalha-se 5 dias. Em geral, a pessoa trabalha 15 dias por mês. Acho que tem alguma cosia errada com a gente na Grécia, pois nos verões não só trabalhamos todos os dias, como muitas vezes em turno dobrado.

Como os islandeses tratam os imigrantes?

O tratamento dos trabalhadores pelos islandeses é muito bom, diz Despina, que nunca sentiu racismo ou que não queriam imigrantes em seu país. Pelo contrário, os islandeses estão dispostos a ajudá -lo com qualquer coisa e a explicar que você não entende. No entanto, como eles são muito fechados como sociedade, você dificilmente fará amizades com os islandeses, que preferem manter amizades com os seus “próprios”.

Despina, que agora vive em Copenhague, confessa que a ausência de mistura com outras etnias é um fenômeno que você encontra em todos os países escandinavos. Obviamente, isso não acontece nos países do Mediterrâneo, que têm uma cultura e mentalidade completamente diferente dos países do norte, e é por isso que os gregos são mais parecidos com os europeus do sul.

Como é o clima na Islândia?

Despina também nos diz que o clima na Islândia é bastante estranho para os povos do Mediterrâneo, bem como para outros povos que não estão acostumados a temperaturas muito baixas.

Quando pegou o avião da Grécia, a temperatura estava em 34 graus Celsius e, quando chegou à Islândia, o termômetro estava em 9 graus Celsius, o que para os islandeses é o verão.

Era obviamente um pouco estranho o fato de de que os islandeses estavam circulando pela cidade de shorts, ao mesmo tempo em que ela mal podia respirar por causa frio. No entanto, como Despina nos disse que você se acostuma com o frio após certo tempo.

Além das baixas temperaturas, o inverno tem outra dificuldade: a falta de luz. Despina nos disse que começava a trabalhar às 10 da manhã e ainda era noite. “Já havia amanhecido, por volta das 12 horas, mas ainda era como o anoitecer, com um céu cinza e nebuloso.”

As luzes nas ruas e os farois dos carros devem estar sempre ligados. Afinal, como ela nos disse, os farois se ligam automaticamente assim que dá partida no seu carro. Porém, caso o seu farol não esteja ligado, pare imediatamente, caso contrário você ganhará uma multa.

LEIA MAIS:

O que é a noite polar?

Então, o que acontece é que amanhece por voltar das 10 h e é noite novamente por volta das 14h. Ou seja, esse anoitecer leva cerca de 4 horas. Vimos o mesmo fenômeno em Tromso, cidade famosa também pela sua noite polar.

Na Islândia, é normal que neve ou que ocorram chuvas de granizo de novembro a abril. Despina nos disse que houve um dia em que a temperatura estava em -19 graus Celsius e que ninguém pode sair dos locais em que estavam por pelo menos meia hora, o que quer que estivesse vestindo.

O que é um fenômeno do sol da meia-noite?

No entanto, confessamos que, por outro lado, o verão é maravilhoso, pois o fenômeno do sol meia -noite é o oposto da noite polar.
Durante esse fenômeno, o sol é visível por 24 horas consecutivas.

Foi uma das melhores experiências que Despina viveu na Islândia. Segundo ela, este é um fenômeno que aumenta a adrenalina e, ao mesmo tempo, faz você se sentir perdido. De fato, nos primeiros dias, é muito difícil se acostumar com esse fenômeno celestial e, por esse motivo, os islandeses têm cortinas espessas para que a luz não passe.

No entanto, depois de uma semana, você se acostuma ao fenômeno. Despina diz que há dias em que você sai 12 da noite e não percebe que, na verdade, é meia-noite. No entanto, novamente o clima é curioso, pois a temperatura varia entre 5 a 15 graus Celsius.

Depois que Despina conversou conosco sobre o clima na Islândia, perguntamos algumas coisas sobre turismo.

Como é o turismo na Islândia?

Despina contou que a única desvantagem é que você deve ter um carro se quiser ver pontos turísticos e conhecer a ilha, pois não há outro transporte público para áreas fora da cidade. Há também um avião indo para a outra cidade grande no norte chamada Akureyri. Além disso, existem apenas ônibus turísticos. Nada mais.

Então você precisa alugar van se quiser fazer o ciclo da ilha, que é a excursão mais popular à Islândia.

Também perguntamos a Despina qual foi sua maior experiência na ilha dos Vikings e, sem um segundo pensamento, ela teve a sorte de ver a erupção de um vulcão ativo, e até a lava começou a fluir na frente dela. Ela também disse que essa foi uma das melhores experiências de sua vida e que não tem palavras para explicar o quanto esse espetáculo é incrível.

LEIA MAIS:

Como é a vida na Islândia?

Finalmente, Despina diz que tem emoções confusas em relação à Islândia, para ir para lá, você precisa ter muita resistência, porque você viverá momentos de muita solidão, mesmo que vá com seus amigos ou com o seu amor.

Como nos disseram, todas essas mudanças climáticas e solidão afetam muito o psicológico. Portanto, se alguém quer morar na Islândia, deve gostar da solidão e não ter problemas com mudanças abruptas. Mas se alguém quer fazer um pé de meia rápido, esse é um país que lhe dará essa oportunidade.

Como é a vida na capital da Islândia?

Reykjavik é uma cidade, mas não tem muitas opções. Existem poucos restaurantes mas com comida muito semelhante e que não foge muito do habitual, como é o caso dos bares.

Então, dê um ponto à cidade, pois assim você terá mais dinheiro, já que não há muitas opções de diversão e entretenimento. Outro aspecto positivo da vida na Islândia, além do trabalho e dos altos salários, é  o fato de que não há crime.

P.S. Então, o que você está dizendo, você quer morar na Islândia?

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece!

custo de vidaIslândiamoradia