7 erros que quase todo mundo comete ao cozinhar batatas

Cozinhar batatas parece fácil, mas quem nunca errou o ponto? Seja queimando, deixando crua por dentro ou demorando mais do que o esperado, todos já passamos por isso. Vamos conversar sobre os erros mais comuns ao preparar batatas e como evitá-los para garantir um resultado delicioso.

1. Descascando as batatas antes de cozinhar

Muita gente tem o hábito de descascar as batatas antes de colocá-las na panela. No entanto, ao fazer isso, elas podem perder nutrientes e absorver mais água durante o cozimento, o que afeta o sabor e a textura. A dica é simples: lave bem as batatas e cozinhe-as com casca. Depois de cozidas, a casca sai facilmente, e você preserva o sabor e os nutrientes.

Leia mais: Bolo de cenoura: veja a receita original direito do Reino Unido, por um gringo

2. Cozinhar em fogo alto

Quem nunca se deparou com batatas queimadas por fora e cruas por dentro? Isso geralmente acontece quando cozinhamos em fogo alto. O ideal é usar fogo médio, permitindo que as batatas cozinhem de maneira uniforme. Além disso, cortar as batatas em pedaços menores ajuda no cozimento mais rápido e homogêneo.

3. Colocar as batatas na água no momento errado

Um erro comum é adicionar as batatas na água antes que ela esteja fervendo. Isso pode resultar em batatas desintegradas e com textura irregular. O ideal é esperar a água ferver antes de adicioná-las. E não esqueça de adicionar sal à água para realçar o sabor.

4. Usar batatas brotadas

Às vezes, encontramos batatas com brotos e ficamos na dúvida se ainda são boas para consumo. A resposta é sim, desde que os brotos sejam removidos. No entanto, saiba que batatas brotadas podem ter um sabor mais amargo e uma textura mais firme. É recomendado usá-las em preparações onde essas características não prejudiquem o prato.

Leia mais: Maza: grego revela receita do ‘bolo da energia’que os espartanos comiam

5. Escolher o tipo errado de batata para o preparo

Nem todas as batatas são iguais. Para preparações como purê, é importante escolher o tipo certo de batata. As batatas com alto teor de amido, como a batata inglesa, são ideais para um purê macio e saboroso. Evite as batatas cerosas, que podem resultar em um purê com textura inadequada.

6. Não temperar adequadamente

A batata é um alimento que precisa de uma boa quantidade de tempero para realçar seu sabor. Adicionar sal na água do cozimento é fundamental, mas você também pode explorar outros temperos e ervas para dar mais sabor às suas preparações.

7. Armazenar as batatas de forma incorreta

Guardar as batatas de maneira inadequada pode afetar sua qualidade. O ideal é armazená-las em um local fresco, seco e escuro, evitando a exposição à luz e à umidade, o que pode levar ao brotamento ou apodrecimento.

Seguindo essas dicas simples, você poderá preparar batatas deliciosas e no ponto certo, seja para um purê cremoso, uma salada refrescante ou aquela batata assada crocante. A prática leva à perfeição, então não desanime se não acertar de primeira. Com o tempo, você se tornará um expert em preparar batatas!

  • Equipe de redatores com foco na produção de conteúdo relacionado a viagens, saúde, cultura, curiosidades e dicas em geral. Temos no nosso time profissionais gregos que compartilham com vocês assuntos da Grécia e da cultura grega, como comidas, receitas, tradições, além de assuntos relacionados à Grécia Antiga e à Mitologia Grega.

alimentoscozinha