A gestação é um processo muito bonito, não é mesmo? Porém, sendo realista, muitas vezes, ela também é acompanhada de muito estresse, noites sem dormir e, principalmente, dores em diversas partes do corpo. Logo, não é incomum encontrar gestantes se queixando de dor nas costas durante a gravidez, por isso é importante fazer alguns exercícios.
Isso acontece porque há uma mudança no centro de gravidade das mulheres que estão grávidas, já que há o crescimento do bebê em suas barrigas. Quando isso acontece, o peso da gestante acaba indo para frente, então a coluna tenta compensar esse desequilíbrio ficando um pouco para trás, o que acaba causando bastante estresse nessa região das costas.
Além disso, deve-se contar também com as mudanças hormonais, já que elas contribuem com essas dores pelo fato de enfraquecerem os músculos e articulações das mulheres. No final, é quase inevitável sentir dores na lombar, especialmente durante o fim da gravidez, visto que a barriga cresce bastante e o corpo atinge seu peso máximo.
Felizmente, existem exercícios que podem ser feitos para diminuir bastante e até mesmo evitar esses incômodos. Até mesmo alguns cuidados no dia a dia, como fazer pausas ao longo da jornada de trabalho ou colocar as pernas para o alto por alguns minutos para permitir a circulação sanguínea, podem contribuir nesse alívio.
Melhores exercícios para dor nas costas durante a gravidez
Antes de tudo, se tiver condições, é recomendado que invista em fisioterapia e pilates durante esse período. Pode ter certeza que a combinação desses dois fatores pode ser o necessário para te livrar das dores intensas na coluna. Entretanto, para isso, é importante consultar um médico previamente para saber se alguns desses movimentos são permitidos, pois pode variar bastante entre cada gestante.
Alongamento do gato
Se você já viu algo sobre yoga ou pilates, aposto que conhece esse alongamento. Basicamente, nesse exercício você deverá ficar em posição de quatro, com as mãos e joelhos apoiados no chão.
Em seguida, arredonde a coluna durante a inspiração e retorne à posição inicial do corpo quando expirar. É um exercício que vai trabalhar bastante sua respiração e pode ser até mesmo prazeroso.
Elevação de quadril
Em algum lugar macio, como um tapetinho de yoga ou até mesmo sua cama, estique o corpo, dobre seus joelhos e estenda os braços por toda lateral do seu corpo.
Trabalhe a respiração com muito cuidado e eleve o glúteo lentamente. Em seguida, volte à posição inicial e repita o movimento cerca de 10 vezes.
Com bola de pilates
Utilizando uma bola de pilates, coloque os joelhos no chão (procure uma superfície macia) e debruce-se sobre ela, mas sempre mantendo suas costas bem esticadas.
Depois, estique os braços em cima da bola e tente apoiar seu queixo sobre o seu peito. Após manter essa posição por alguns segundos, aposto que vai obter um bom alívio.
Caso sinta alguma dor ou incômodo durante esses exercícios, é importante parar imediatamente. Em caso de dores muito intensas, recorra a um médico.
Legal, né? Aposto que vai sentir bastante alívio após esses exercícios.
Por fim, quer acompanhar mais dicas sobre gestação ou saúde como essa? É só clicar aqui.
LEIA MAIS: Entenda A Diabetes Na Gestação – Saiba O Que Fazer!