Naoussa Paros: Um grego te apresenta a morada do Pirata Barba-Ruiva!

Não há dúvida de que Naoussa Paros é o porto mais bonito da Grécia. O principal porto de Paros pode estar localizado na capital da ilha que é Parikia, no entanto, a impressão é roubada pelo pitoresco porto de Naoussa, que já foi o covil dos piratas de Barba Ruiva.

Embora Naoussa Paros tenha aproximadamente 2.500 mil habitantes, no verão atrai milhares de turistas, o que faz com que o número aumente vertiginosamente.

Hoje, ela é a sede do município com o mesmo nome, que inclui todas as vilas tradicionais do norte, incluindo Ambelas, Kamares, Kolymbithres, Lageri, Livadia, Xifara e Protorgia.

Naoussa Paros: O porto mais bonito da Grécia

Entrando pela primeira vez na pitoresca vila piscatória de Naoussa, é fácil perder o fôlego. Este lugar parece saído de um conto de fadas.

As ruas estreitas de paralelepípedos, combinadas com as igrejas azuis e brancas, buganvílias coloridas e barcos coloridos com o Mar Egeu como pano de fundo, criam a parte mais bonita das Cíclades.

Naoussa foi formada como um assentamento em torno do porto de mesmo nome durante o período bizantino. Tanto a era bizantina quanto a pós-bizantina se refletem nas casas antigas e nas pequenas igrejas históricas pitorescas da área mais ampla. De fato, Naoussa é o assentamento que abriga o Museu Bizantino.

Vamos conhecer as melhores atrações em Naoussa Paros

Fortaleza Veneziana

Em Naoussa, havia um magnífico castelo veneziano, com duas torres, construído no antigo porto. Com o tempo, parte dessa estrutura do século XV foi erodida ou afundou no mar. Tudo o que resta agora é um observatório parcialmente submerso na água.

Igreja Metropolitana em Naoussa

A Santa Igreja da Dormição da Virgem é a Igreja Metropolitana de Naoussa. Esta igreja com as duas torres, está localizada em uma colina e é a marca registrada das fotos panorâmicas. A Igreja foi construída com as contribuições dos habitantes no século XIX e no dia 23 de agosto no porto de Naoussa celebram-se os 9 dias de Panagia.

É a “Noite dos Corsários” onde rapazes e moças vestidos com fantasias de pirata criam um cenário que evoca outros tempos, revivendo o rapto das mulheres de Naoussa pelos piratas de Barbarossa!

Depois, seguem-se eventos de música e dança que, combinados com bebidas e comidas tradicionais, atraem todos os visitantes para um banquete selvagem.

Ilha de Agia Kali

A ilha de Agia Kali que abriga a igreja homônima.

É uma ilha rochosa que abriga a igreja homônima. No dia 16 de maio, véspera da Ascensão, celebra-se uma véspera na pequena igreja de Agia Kali e segue-se uma pequena festa com iguarias tradicionais de Paros e muito vinho. Os habitantes locais transportam pessoas de Naoussa em seus barcos e um belo banquete é montado nesta maravilhosa ilha rochosa.

Vinícola Moraitis

O que seria de uma viagem às Cíclades sem vinho? O bom vinho é uma tradição do mar Egeu que remonta aos tempos antigos. Embora o museu tenha sido construído no início do século XX, não funcionou como adega até 2001.

Nomeado em homenagem ao fundador, um enólogo local de terceira geração, Manolis Moraitis, que também apresenta vinhos de todos os vinicultores locais. Esta adega produz 300.000 garrafas de vinho por ano, muitas das quais são exportadas para todo o mundo.

LEIA MAIS:

Pequena igreja de Agios Nikolaos

A pequena igreja de Agios Nikolaos é uma marca registrada do porto de Naoussa. É uma pequena basílica de corredor único que é um dos pontos mais fotografados de Paros.

Ponte pedonal de Naoussa, Paros

Ao chegar ao porto encontrará uma pequena ponte sobre um pequeno ribeiro que atravessa Naoussa de Paros. Patos com seus patinhos nadam nesta pequena ponte de pedra, que atrai principalmente crianças pequenas. Esta pequena ponte é iluminada à noite, criando uma paisagem romântica.

Os famosos ouzos de Naoussa

No verão, a pequena igreja de Agios Nikolaos é cercada por cadeiras de mesa que as tavernas colocam lá e nem um alfinete cai. Lógico, pois é um dos lugares mais bonitos da Grécia para jantar à noite!

Os barcos vão pescar pela manhã e à tarde vendem o peixe fresco no ouzeri do porto, para você comer diretamente. Naoussa Parou é famosa por seu tradicional ouzo e é uma experiência que você definitivamente deve experimentar.

Parque Paros

O Parque Ambiental e Cultural de Paros é um parque de 800 acres que destaca a beleza de Paros com suas rochas naturais, cavernas e enseadas escondidas.

Existe um anfiteatro ao ar livre que serve de palco para concertos e espetáculos teatrais durante o verão, e há também um cinema ao ar livre onde pode ver os seus filmes favoritos com o mar como plano de fundo.

A partir daí começa uma das mais difíceis e melhores trilhas de Paros, com destino ao cabo Korakas, onde está localizado o farol homônimo.

Grandes achados arqueológicos

No local “Koukounaries”, acima da área do assentamento Kolymbithres, você encontrará uma das atrações mais importantes de Paros.

É um palácio micênico de 1200 a.C. que foi descoberto pelo arqueólogo D. Skilardi e foi considerado o mais importante da Prefeitura de Cíclades.

Diz-se que este palácio foi destruído pelo fogo. Achados arqueológicos desta área são exibidos no Museu Arqueológico de Parikia.

Além disso, no sítio arqueológico de Plastiras, foram encontradas muitas figuras e túmulos com características especiais que datam da era proto-Cicládica. A zona de Santa Maria, concretamente a praia com o mesmo nome, é também de interesse arqueológico.

LEIA:

O que fazer em Naoussa Paros

Comida em Naoussa

Em Naousa Paros tivemos uma das melhores manhãs de nossas vidas. Acordamos cedo e estávamos entre os primeiros clientes no Fotis all day bar. Comida saudável perfeita e vista para os edifícios brancos das Cíclades que são “lavados” pelas ondas do mar.

Nas proximidades também encontrará várias tabernas para almoçar, mas o jantar no porto de Naoussa Paros é imperdível. No entanto, você deve chegar cedo, caso seja alta temporada.

Caminhe pelos estreitos das Cíclades de Naoussa

Além do pitoresco porto, Naoussa Paros é famosa por suas belas ruas de paralelepípedos das Cíclades, que abrigam lojas de roupas, tavernas, sorveterias, creperias e alguns bares de coquetéis para uma noite perfeita. Você deve explorar esses estreitos com um sorvete na mão. Pelo menos foi o que fizemos!

Explorar as praias

As praias mais próximas de Naoussa são a praia de Piperi e a praia de Piperaki que recebem visitantes até a noite.

Do outro lado encontra-se a praia familiar Xifara.

Um pouco fora de Naoussa você encontrará as famosas Kolymbithres. As rochas brancas desta praia são a razão pela qual Kolymbithres é a praia mais famosa de Paros.

Mais abaixo de Kolymbithres você encontrará o Mosteiro secular e as praias do Parque Ambiental de Paros na península de Ai Giannis tou Detis.

Também vale a pena visitar a bela praia de Laggeri, a secular praia de Santa Maria e Ampelas.

Para mais informações veja aqui as melhores praias de Paros!

Como chegar a Naoussa Paros

Para chegar a Paros primeiro, você deve primeiro ir ao porto de Parikia. Naoussa fica a 10 km de carro, que você pode alugar no porto ou reservar online.

De lá você seguirá a estrada provincial Paroikias-Parou que passa por Kamares e em 15-17 minutos você estará lá.

Você também pode pegar o Paros KTEL (ônibus) do porto que vai diretamente para Naoussa. Veja aqui os percursos do KTEL Paros!

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

ilhas gregas