Panamá: 20 Curiosidades Que Vão Te Surpreender!

Mais do que o Canal do Panamá, o país tem fatos interessantes que incluem seu próprio processo de formação 

Antes de mais nada, o Panamá não compreende apenas o Canal do Panamá, obra que virou praticamente o seu símbolo. Inclusive aqui o Panamá tem muitas curiosidades que vão te surpreender!

Além disso, a localização geográfica o faz ponto estratégico de ligação entre oceanos e hemisférios. Mas o país é muito mais que isso e as suas curiosidades estão aí, justamente, para provar esse ponto.

 

Ainda que o processo de formação do país tenha começado de forma conturbada, após sua independência, o Panamá tornou-se a terra das oportunidades. Além disso, a isenção de impostos atraiu indústrias e corporações. Assim gerando renda e emprego. Por fim, o Canal do Panamá, além de seguir com seu papel econômico, impulsionou o turismo no país. 

 

Então, confira 20 curiosidades sobre o Panamá que podem te surpreender tanto quanto o país. 

Panamá: 20 curiosidades que vão te surpreender

O primeiro Canal

Primeiro, o Canal do Panamá gera um terço de toda a economia do país.

O Cargueiro Ancon

Além disso, o cargueiro Ancon foi o primeiro navio a transitar pelo Canal, em 15 de agosto de 1914.

O Conselho Municipal mais antigo

Ainda, a Cidade do Panamá possui o Conselho Municipal mais antigo em funcionamento contínuo do continente americano.

Vista do Vulcão

O Panamá é o único lugar do mundo que permite ver o sol nascer no Oceano Pacífico e se pôr no Oceano Atlântico. A vista é do ponto mais alto do país, o Vulcão Baru.

Vista dos Oceanos Atlântico e Pacífico

Ainda, no Panamá, é possível nadar nos Oceanos Atlântico e Pacífico no mesmo dia.

Coca Cola no Panamá

O Panamá foi o primeiro país, além dos Estados Unidos, onde a Coca Cola foi vendida, em 1906. 

Dólar como moeda oficial

O país também foi o primeiro na América Latina a adotar o dólar americano como moeda oficial. Inclusive, isso aconteceu em 1904, logo após sua independência da Colômbia e o acordo para a construção do Canal.

Primeira cidade Europeia no Pacífico

Nossa Senhora da Assunção, primeira cidade europeia no Pacífico americano, foi construída no Panamá, em 15 de agosto de 1516.

Chapéu do Panamá

O disputado chapéu Panamá, feito de palha, não é, na verdade, feito no Panamá, mas no Equador. 

Construção do Canal do Panamá

Um carimbo teve papel decisório para a construção do Canal no Panamá em vez da Nicarágua. Os senadores dos Estados Unidos decidiram pelo Panamá porque, ao ver selos postais da Nicarágua representando um dos vulcões, acharam o território panamenho mais seguro. Inclusive, o selo inclusive ainda pode ser visto no National Postal Museum, em Washington, D.C.

Istmo do Panamá

A emergência do istmo do Panamá contribuiu para a evolução humana.

Aves do Panamá

O Panamá tem mais espécies de aves do que todo o território dos Estados Unidos. Inclusive, ao todo, são 986 registradas. Por isso, o país é tão popular como destino para observação de pássaros.

Ilhas do Panamá

Existem 365 ilhas no Arquipélago de San Blás, no lado do Oceano Atlântico do Panamá. Portanto, isso significa que há uma ilha para ser visitada a cada dia do ano.

Uma das maiores aves do mundo

A ave nacional do Panamá é a hárpia. Inclusive, é uma das maiores espécies de águia no mundo. 

Primeira Presidenta

O Panamá elegeu sua primeira presidenta em 1999: Mireya Moscoso, que governou o país até 2004. A primeira vice-presidente, por sua vez, foi Isabel Saint Malo, que também atuou como Ministra das Relações Exteriores de 2014 a 2018.

Lei de Murphy

Edward Murphy Jr. conhecido pela Lei de Murphy, nasceu na zona do Canal do Panamá, em 1918.

Floresta tropical

A Cidade do Panamá é a única capital que possui uma floresta tropical dentro dos limites urbanos.

Homo sapiens

O Homo sapiens existe por causa da mudança nos padrões climáticos causada pelo surgimento do istmo do Panamá. Sem ele, os humanos ainda viveriam nas árvores!

Pedágio

O pedágio de valor mais baixo já pago para transitar pelo Canal do Panamá foi de 36 centavos, pago pelo americano Richard Halliburton, que nadou pelo istmo em 1928.

Senador do Panamá

O senador John McCain nasceu em Coco Solo, Panamá, em 29 de agosto de 1936.Inclusive, na época, a região fazia parte do território dos Estados Unidos no Panamá.

Legal saber tantas curiosidades sobre o Panamá, não é? E você, já conhece o país? O que achou da sua experiência de viagem por lá?

LEIA MAIS: 30 Curiosidades Incríveis Sobre O Egito!