Afinal, Refrigerante Zero Engorda Ou Não? Descubra Agora!

Os açúcares, além de favorecerem o ganho de peso em muitas pessoas, são prejudiciais à saúde por diversos motivos. Então, é compreensível que o açúcar seja evitado. Inclusive, é comum que ele seja até mesmo quase que proibido para quem está fazendo dieta ou passando por reeducação alimentar.

Quase que proibido, porque sabemos que dietas restritivas podem gerar transtornos alimentares. Por exemplo, desencadeando a compulsão alimentar. Porém, o fato é que o açúcar está relacionado ao envelhecimento precoce. Além de piorar diversas doenças, como o diabetes, por exemplo.

LEIA MAIS: Compulsão Por Doces: Confira 3 Mitos E Verdades E Se Livre Dela De Vez!

Então, um dos primeiros produtos que quem está tentando perder peso deve cortar são os refrigerantes. Pois não é novidade que eles são famosos por conter grandes quantidades de açúcar. Porém, em muitos casos, ao invés de evitar o consumo, há apenas a substituição do refrigerante comum por refrigerantes diet ou zero.

Afinal, O Refrigerante Zero Engorda?

Mas, é aqui que está o problema!

Pois, ao contrário do que muitos pensam, o refrigerante zero também engorda!

Isso mesmo! Mesmo que ele não tenha açúcar!

Além disso, não vamos nos esquecer de que o refrigerante zero não é nada saudável com todos os seus aditivos e adoçantes artificiais. Inclusive, alguns adoçantes artificiais já foram associados ao maior risco de desenvolvimento de câncer.

Então, apesar de ser contraditório, a ciência pode explicar como essa bebida age no corpo humano! Além de como ela está associada com o ganho de peso.

LEIA MAIS: Queda Capilar? Confira As 4 Melhores Vitaminas Para O Cabelo Parar De Cair!

3 teorias que explicam os motivos do refrigerante zero estimular o ganho de peso

Estímulo de produção da insulina: o refrigerante zero engorda sim!

A insulina é o hormônio responsável por colocar os açúcares do corpo para dentro da célula e assim facilitar o seu uso pelo nosso corpo.

Então, duas coisas podem acontecer: ou uso imediato do açúcar ou o seu armazenamento em forma de gordura.

Dessa forma, quando as papilas da língua têm contato com os adoçantes artificiais do refrigerante zero, o corpo entende que vai precisar lidar com açúcares.

Sim, o nosso cérebro não sabe diferenciar o doce dos adoçantes artificiais do doce do açúcar.

Contudo, o açúcar nunca chega no sistema digestivo. Pois a bebida é zero!

Então, isso acaba por prejudicar o funcionamento do nosso metabolismo.

Assim, ao atrapalhar o funcionamento do nosso metabolismo, pode não ocorrer a digestão adequada de outros alimentos. Além disso, eles podem demorar mais para se transformar em energia pelas células.

Por fim, essa energia é transformada em gordura, o que influencia o ganho de peso.

Além disso, vários estudos associaram o consumo de refrigerante zero com o surgimento da síndrome metabólica!

LEIA MAIS: Alimentação No Pré-Diabetes: Saiba O Que Comer E O Que Evitar!

O refrigerante condiciona as papilas a desejarem mais doces

Mesmo que os refrigerantes zero não tenham açúcares em suas composições, o gosto dessas bebidas ainda é considerado doce pelas papilas da língua.

Por isso, pessoas que consomem esse produto com bastante frequência, tendem a ficar viciadas em alimentos com sabor adocicado.

Porém, beber refrigerante zero não é suficiente para saciar a vontade do doce, pois o corpo não tem contato de fato com o açúcar.

Então, essas pessoas viciadas em açúcar procuram saciar essa vontade com outros alimentos doces, principalmente com industrializados, como chocolates e bolachas.

Por fim, não é à toa que há estudos mostrando a relação entre o consumo de adoçantes artificiais e o desenvolvimento de obesidade no futuro.

A falsa sensação de comer sem engordar

Para muitas pessoas que estão passando por processos e redução de peso, a contagem de calorias é uma etapa muito importante.

Entretanto, é um erro acreditar que o consumo de refrigerantes zero pode ser feito sem moderação. Pois seus efeitos no nosso corpo podem ser drásticos.

É muito comum pensar que como as calorias originais dos refrigerantes comuns não estão sendo consumidas, exista uma janela de calorias a serem consumidas.

Porém, isso é um engano!

Com esse pensamento, muitas pessoas continuam a engordar. Mesmo estando dentro do limite calórico estipulado em suas dietas por médicos e nutricionistas.

Isso porque elas já enganaram seus cérebros com as falsas calorias do refrigerante zero.

Então, como o seu corpo estava esperando açúcar ao invés de adoçantes artificiais, isso mudará a forma com que ele armazenará as outras calorias que você ingerir ao longo do dia.

Além disso, o seu corpo também pegará essas calorias e as armazenará ou fará um estoque maior do que faria normalmente.

LEIA MAIS: Dieta Do Cristiano Ronaldo: Descubra O Seu Segredo, O Cardápio E As Calorias!

refrigerante engordarefrigerante zerorefrigerante zero engorda