Santo Antônio do Pinhal: tudo o que precisa saber sobre o paraíso escondido do Brasil

Certamente, muitos de vocês já devem conhecer a cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão! Porém, talvez nunca tenham ouvido falar de Santo Antônio do Pinhal, uma cidade menor que fica a apenas 7 quilômetros de Campos do Jordão e que não tem nada a invejar da “Suíça brasileira”.

Embora não tenha os famosos hotéis e casas em estilo europeu que você encontra na cidade vizinha de Campos do Jordão, essa pequena cidade é ideal para quem busca a tranquilidade absoluta e um contato direto com a pura natureza.

Leia mais: Campos Do Jordão: 14 Lugares Incríveis Para As Suas Fotos De Instagram!

Ah, e se você está se perguntando quantos dias são ideais para ficar em Santo Antônio do Pinhal, eu diria que 2 a 3 dias são o suficiente.

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal?

1. Hospedagem em meio à natureza e relaxamento em pousadas e spas

O que poderia ser mais bonito do que ficar em um refúgio na natureza ou em uma fazenda que oferece quase tudo, como café da manhã, atividades ao ar livre e muitas outras opções, como a tradicional fogueira, onde você pode assar marshmallows ou até mesmo ver alguns animais?

Em Santo Antônio do Pinhal, você encontrará várias opções de hospedagem, como casas nas árvores, chácaras, sítios e as clássicas casas de madeira na serra. Além disso, Santo Antônio do Pinhal oferece várias opções de pousadas e pequenos spas, onde você pode desfrutar da tranquilidade e relaxar em um ambiente natural bonito.

2. Experiências gastronômicas perto da natureza

A área é conhecida por seus produtos locais, como o pinhão (semente da araucária), frutas frescas e bebidas típicas. Você pode visitar restaurantes e cafés locais para experimentar os sabores tradicionais da região. Além dos muitos restaurantes que você encontrará no centro, se procurar bem no Google, vai encontrar alguns restaurantes únicos no meio da natureza.

A única coisa que você deve ter em mente é que a maioria dos restaurantes em Santo Antônio do Pinhal fecha cedo fora da alta temporada. No entanto, isso não acontece no Natal, na Páscoa e nos meses de junho, julho e agosto, quando a temperatura cai, tornando-se a época ideal para aqueles que querem sentir um clima diferente.

Leia mais: Este prato mineiro foi eleito um dos piores do país, segundo revista internacional: você concorda?

3. Trilhas e exploração da natureza

A cidade está situada em uma área com vegetação exuberante, oferecendo muitas opções para caminhadas por trilhas fáceis que passam por florestas e cachoeiras. Algumas trilhas em Santo Antonio do Pinhal que tem que explorar são:

3.1. Trilha do pico Agudo

Essa trilha encantadora tem aproximadamente 3 km de distância (ida) e é considerada de nível moderado. O Pico Agudo é um dos pontos turísticos mais conhecidos da região, com 1.700 metros de altitude. A caminhada é recompensada por uma vista panorâmica espetacular da Serra da Mantiqueira, sendo ideal para quem gosta de observar paisagens, tirar fotos impressionantes e, para os mais aventureiros, praticar voo livre (parapente).

3.2. Trilha da cachoeira do Lageado

Sem dúvida, é uma opção mais curta e fácil, com cerca de 500 metros de extensão. Essa trilha é perfeita para quem deseja um passeio tranquilo em meio à natureza. Ao final do percurso, você chega à Cachoeira do Lageado, um local ideal para relaxar nas águas cristalinas ou até mesmo fazer um piquenique nas proximidades, desfrutando da paz do ambiente natural.

3.3. Trilha do mirante Nossa Senhora Auxiliadora

Essa trilha tem uma extensão de aproximadamente 1 km (ida e volta) e também é uma trilha de nível fácil. O mirante oferece uma vista deslumbrante das montanhas e vales ao redor. Então, é uma excelente opção para quem busca uma caminhada leve, mas com uma paisagem recompensadora ao final.

3.4. Jardim dos Pinhais Ecco Parque

Por fim, o Jardim dos Pinhais Ecco Parque oferece cerca de 1,5 km de trilhas internas e é uma opção ideal para caminhadas leves. O parque possui várias trilhas temáticas que passam por jardins botânicos de diferentes estilos, como japonês, mediterrâneo e outros. É um ótimo local para quem quer combinar uma caminhada leve com a beleza paisagística de jardins cuidadosamente planejados.

Leia mais: Conheça o lugar do Brasil que parece um pedacinho da Grécia

4. Visita a famosas cervejarias, vinícolas e bodegas

Santo Antônio do Pinhal, além de ser conhecida pelas suas belezas naturais, também oferece uma experiência única para os apreciadores de cervejas artesanais e vinhos. A cidade possui algumas cervejarias e bodegas que valem a pena ser visitadas para quem deseja explorar os sabores da região. Para descobri-los procura no Google mapa as melhores que ficam perto de você e veja a avaliação.

5. Passeios de trem e rotas panorâmicas

Você pode pegar o trem local que leva você pelas montanhas e florestas até a cidade de Campos do Jordão, outro destino turístico com paisagens encantadoras. Os passeios de trem na região de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão são experiências únicas, especialmente para quem gosta de apreciar belas paisagens em um ritmo mais tranquilo. Aqui estão alguns detalhes e informações sobre esses passeios e as rotas panorâmicas que você pode explorar:

5.1. Trem turístico de Campos do Jordão

O Trem Turístico de Campos do Jordão é uma das atrações mais populares da região, conectando Santo Antônio do Pinhal à famosa cidade de Campos do Jordão. O passeio de trem leva os passageiros pelas montanhas da Serra da Mantiqueira. La, vocês vão encontrar florestas densas, vales e riachos, proporcionando uma experiência imersiva na natureza. Durante o trajeto, é possível apreciar a vegetação nativa, incluindo as imponentes Araucárias. Além disso, as vistas panorâmicas vão tornam a viagem ainda mais especial.

A viagem dura cerca de 1 hora e meia, tempo suficiente para desfrutar de uma paisagem tranquila e relaxante. O trem oferece uma oportunidade única de admirar as belezas naturais da região em um ritmo mais calmo, ideal para quem quer relaxar e se conectar com a natureza durante o passeio.

Leia mais: 7 dicas para você economizar muito na hora de viajar e ir para onde quiser

5.2. Estação Eugênio Lefévre

A Estação Eugênio Lefévre, localizada em Santo Antônio do Pinhal, é o ponto de partida para esse passeio. Além de sua função como estação de trem, o local oferece uma vista deslumbrante das montanhas e vales ao redor, sendo um excelente ponto para tirar fotos e admirar a paisagem. A estação em si tem um charme histórico, com uma arquitetura preservada e um clima bucólico, típico das pequenas cidades da serra.

Um dos destaques da estação é a proximidade do famoso Túnel da Mantiqueira, um importante marco ferroviário da região. A partir da estação, é possível avistar esse túnel, que também é um ponto interessante para os apaixonados por história e engenharia.

5.3. Rota do mirante de Santo Antônio do Pinhal

Ao longo do passeio de trem entre Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, os passageiros têm a oportunidade de apreciar várias paisagens deslumbrantes, incluindo uma série de mirantes naturais. Um dos pontos mais destacados é o Mirante de Santo Antônio, onde o trem faz uma breve parada. Lá os passageiros têm a oportunidade sair para tirar fotos e admirar a beleza da Serra da Mantiqueira. Este mirante oferece uma das vistas mais bonitas da região! Os vastos vales verdes e montanhas imponentes ao fundo, criam uma experiência visual única e sem igual.

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

dicas de viagemturismo