Biscoitos gregos de azeite: receita grega deliciosa de biscoitos saudáveis

Hoje vamos fazer biscoitos gregos de azeite sem açúcar. Além de serem saudáveis e deliciosos, são ideais para quem segue uma dieta sem leite. No entanto, se você tem alergia a gergelim, pode fazer esses biscoitos gregos sem ele.

Dessa forma, essa é uma receita muito fácil que você pode preparar em menos de uma hora, e que pode acompanhar o seu café por pelo menos uma semana. Não há dúvida de que você vai surpreender seus convidados, especialmente aqueles que seguem uma dieta rigorosa sem açúcar e laticínios.

Ao invés de açúcar refinado, os biscoitos são adoçados com mel, que é um adoçante natural e mais saudável, com propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Além disso, o mel tem uma longa história na Grécia, sendo considerado “o néctar dos deuses” na mitologia grega.

Leia mais: O que os deuses gregos comiam? Um grego conta e você pode comer também

Os biscoitos gregos sem gergelim.

Receita de biscoitos gregos de azeite com mel, canela e gergelim

Ingredientes

  • 420 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de canela
  • ¼ colher de chá de cravo-da-índia
  • 80 gramas de azeite
  • 40 gramas de óleo de girassol
  • 110 gramas de mel líquido
  • 50ml de vinho branco ou rosê
  • 50ml de suco de laranja fresco
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 80 gramas de gergelim cru

Instruções para o seu preparo

Biscoitos gregos de jejum sem açúcar

  1. Primeiro, em uma tigela, misture a farinha, o sal, a canela e o cravo-da-índia.
  2. Em seguida, em outra tigela maior, misture bem com uma espátula o azeite, o óleo de girassol, o mel e o vinho.
  3. Depois, em um copo, misture o suco de laranja com o bicarbonato de sódio. Assim que formar uma espuma, adicione a mistura ao recipiente com os ingredientes líquidos e mexa.
  4. Gradualmente, adicione a farinha e amasse apenas o suficiente para formar uma massa macia e uniforme. Cuidado para não amassar demais. Cubra a tigela com um pano limpo e deixe descansar por 20 minutos.
  5. Em seguida, coloque o gergelim em um prato fundo. Modele os biscoitos, pesando cerca de 23-25 gramas cada um, em forma de bastões. Pressione levemente as pontas para dar forma arredondada.
  6. Após passar os biscoitos no gergelim coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga.
  7. Por fim, asse em forno pré-aquecido a 180 °C com ventilação por cerca de 20-25 minutos. Deixe esfriar à temperatura ambiente e sirva.

Leia mais: Almoço rápido: 3 receitas fáceis para você se sentir na Grécia

Informações rápidas sobre a receita de biscoitos gregos

Se você irá preparar esses biscoitos gregos, é importante saber de algumas informações adicionais. Portanto, confira a seguir!

  • Porções: 30 biscoitos
  • Preparação: 25 minutos
  • Tempo de cozimento: 22 minutos
  • Tempo de descanso: 20 minutos
  • Guarde os biscoitos em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 10 dias.

Leia mais: Morango: a verdade para escolher os melhores do mercado

Os benefícios dos biscoitos gregos de azeite

Por fim, esses biscoitos sem açúcar refinado ou laticínios, são uma excelente opção para pessoas que têm intolerâncias alimentares, como intolerância à lactose, ou para quem deseja reduzir o consumo de açúcar na dieta. Sem contar que é uma solução super prática. Isso porque eles também podem ser armazenados por dias, o que os torna uma ótima opção para lanches duradouros.

Além disso, esses biscoitos gregos de azeite são parte integrante da dieta mediterrânea, uma das mais saudáveis do mundo. O uso de azeite de oliva como principal fonte de gordura é um dos seus grandes benefícios, por ser rico em antioxidantes e gorduras saudáveis.

Finalmente, se você está procurando mais receitas com um toque grego, basta nos seguir no Google News e se inscrever em nosso site Brazil Greece.

  • Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

comidas gregas