Você sabe o que são superalimentos? Trata-se do termo dado a alimentos de propriedades e benefícios superiores. A culinária grega, sem dúvidas, está cheia deles! Afinal, seus ingredientes são ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais. Conheça, a seguir, superalimentos gregos para colocar já na sua dieta!
Não é segredo que a cozinha grega tem elementos que fornecem inúmeros benefícios à saúde, inclusive viabilizando uma vida mais longa e saudável. Usados desde a Antiguidade, estes superalimentos gregos compõem a celebrada dieta mediterrânea.
Mas, você não precisa morar na Grécia para consumir os superalimentos gregos. Felizmente, são fáceis de encontrar e você pode começar a adotá-los desde agora.
10 superalimentos para colocar na sua lista de compras
Abençoada por produtos naturais de qualidade, a Grécia tem uma série de superalimentos que proporcionam saúde e bem-estar.
Azeite extravirgem
Abrindo a lista dos superalimentos gregos, o azeite extravirgem é considerado o “ouro verde” da Grécia. Suas propriedades antioxidantes protegem contra uma série de doenças cardíacas e derrames. Há quem diga, até; que protege contra cânceres de mama e retal.
O azeite ainda elimina a Helicobacter pylori, principal causa de úlceras estomacais. Por fim, as folhas da oliveira também são um superalimento, pois seu extrato ajuda a reduzir a pressão arterial e níveis de açúcar no sangue.
Mel
Além de delicioso e dono de uma textura rica, o mel grego tem qualidades antimicrobianas. Assim como o azeite, há pesquisas que o indicam como fator preventivo do câncer. Porém, quando for comprar, prefira aquele que apresente uma cor laranja brilhante, indicando maior concentração de agentes antioxidantes.
Alfarroba
A alfarroba é outro dos superalimentos gregos. Rica em vitaminas e nutrientes, como o cálcio, é também uma fonte de proteína e fibra. Normalmente substituta do chocolate, ajuda na digestão e, graças à presença de polifenóis, funciona como antioxidante. Produz, ainda, efeitos alcalinos no pH do corpo e certas culturas a consideram um afrodisíaco.
Mástique
Uma das ilhas gregas, Chios, fica ao norte do mar Egeu e é lar da mástique, um tipo de goma aromática de sabor distinto, frequentemente usada em doces e panificação. Além de gostosa, ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol e prevenir problemas digestivos, como úlceras e doença de Crohn.
Dictamo
Segundo a mitologia grega, Afrodite curou o ferimento mortal de seu filho, Enéias, com um pouco de dictamo. Porém, não qualquer tipo, mas a variedade que só cresce em Creta. A erva, ingrediente do chá da montanha, tem propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Ainda, reduz de resfriados e tosses até distúrbios gastrointestinais e doenças da pele.
Figos
Com valor nutricional indiscutível, os figos estão entre os superalimentos gregos graças à presença de fibras naturais que auxiliam no controle do peso, pois dão a sensação de saciedade. A fruta também ajuda a regular a pressão arterial e fortalece os músculos, graças ao alto teor de potássio.
Também é rica em magnésio, importante para o funcionamento do sistema nervoso, o metabolismo e a saúde dos ossos.
Iogurte grego
O iogurte grego contém bactérias valiosas que exercem efeito positivo em todo o trato digestivo. Por exemplo, o Lactobacillus, que ajuda a combater o câncer e problemas intestinais. O superalimento também melhora a digestão por fornecer todos os nutrientes do leite.
Groselhas
Também conhecidas como passas de Corinto, as groselhas podem ser consumidas sozinhas ou usadas em receitas diferentes. A fruta protege contra a pressão alta e ajuda na dieta de pacientes diabéticos por acrescentar o sabor doce sem, no entanto, aumentar os níveis de açúcar.
Verduras
As verduras selvagens estão entre os superalimentos gregos, principalmente quando combinados com azeite e limão. Alimentos como blita, stamnagathi e dente-de-leão são ricos em antioxidantes e fibras.
Café grego
O café grego é outro superalimento! A bebida é produzida principalmente a partir de grãos arábica. Ao contrário do café filtrado, o café grego é rico em antioxidantes que beneficiam a função vascular. Por ser mais espesso, oferece uma ingestão sutil e saudável de cafeína.
Então, por que não incluir pelo menos alguns desses superalimentos gregos em sua dieta diária? Você vai se sentir mais saudável em um piscar de olhos!
Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!