Curiosidades

Canhotos ou Destros? Veja quem ganha em inteligência

Canhotos ou Destros? Veja quem ganha em inteligência
By     -   On

Hoje, vamos ver se o mito de que os canhotos são mais inteligentes do que destros é verdade!

A preferência por usar a mão esquerda ou direita é determinada principalmente pela genética e biologia. A maioria das pessoas é destra, ou seja, cerca de 90% da população prefere usar a mão direita para tarefas como escrever e jogar bola. Os 10% restantes da população são canhotos ou ambidestros, o que significa que usam ambas as mãos com igual habilidade.

As razões pelas quais as pessoas usam uma mão em vez da outra não são completamente claras, mas pesquisas sugerem que isso pode estar relacionado à lateralização cerebral. O cérebro é dividido em dois hemisférios, e cada hemisfério controla os movimentos do lado oposto do corpo. O hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, enquanto o hemisfério direito controla o lado esquerdo.

Qual a diferença de canhotos e destros?

De acordo com estudos, cada lado tem algumas vantagens!

Estudos descobriram que pessoas que são canhotas podem ter uma distribuição mais equilibrada de função cerebral entre os dois hemisférios, enquanto pessoas destras tendem a ter função do hemisfério esquerdo mais dominante.

Ambas as habilidades podem ter suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, a escrita com a mão direita é mais fácil para os destros, pois a maioria dos instrumentos de escrita é projetada para eles, mas os canhotos têm uma vantagem em algumas atividades esportivas, como tênis de mesa e beisebol, pois seu estilo de jogo pode ser mais imprevisível para seus oponentes.

Alguns estudos sugerem que os canhotos podem ter uma ligeira vantagem em algumas tarefas criativas, enquanto os destros podem ter uma ligeira vantagem em tarefas mais lógicas e analíticas.

No entanto, essas diferenças são bastante pequenas e não devem ser consideradas como determinantes para as habilidades de uma pessoa.

LEIA MAIS: 7 profissões que terão um crescimento gigantesco com a IA

Pode-se usar as duas mãos da mesma forma?

É possível desenvolver a habilidade de usar ambas as mãos com mais equilíbrio e coordenação através de treinamento e prática. Algumas dicas que podem ajudar incluem:

Praticar tarefas simples com a mão não dominante

Começar com tarefas simples, como escovar os dentes ou pentear o cabelo com a mão não dominante. À medida que se sentir mais confortável, tente realizar tarefas mais desafiadoras.

Usar a mão não dominante para tarefas específicas

Ao realizar atividades como escrever ou digitar no computador, tente usar a mão não dominante para algumas das tarefas. Isso pode ajudar a desenvolver a habilidade de ambas as mãos.

Realizar exercícios de coordenação

Existem muitos exercícios que podem ajudar a melhorar a coordenação das mãos. Um exemplo é segurar uma bola de tênis em uma mão e jogá-la para a outra mão, tentando pegá-la no ar;

Tente atividades ambidestras

Existem algumas atividades que são naturalmente ambidestras, como tocar piano ou jogar alguns jogos de tabuleiro. Tente praticar essas atividades com as duas mãos para desenvolver a habilidade.

No entanto, o processo de aprender a usar ambas as mãos pode levar tempo e esforço, então seja paciente e persistente. Com prática regular, você pode melhorar sua habilidade de usar as duas mãos com mais equilíbrio e coordenação.

Os canhotos são mais inteligentes que os destros?

Então, a preferência por usar uma mão em vez da outra é simplesmente uma variação natural na biologia humana, e tanto as pessoas canhotas quanto as destras podem ser bem-sucedidas e capazes em suas próprias habilidades.

Não há evidências científicas que sugiram que canhotos ou destros sejam mais inteligentes do que o outro grupo em geral. A maioria dos estudos sobre a relação entre lateralidade e inteligência não encontrou diferenças significativas entre canhotos e destros.

No final, a inteligência é um conceito complexo e multifacetado que não pode ser reduzido a uma única medida ou habilidade.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.