A maior batalha de todos os tempos que deu origem ao universo

Veja a história pela mitologia grega.

Na mitologia grega, a Titanomaquia foi uma guerra que durou dez anos e ocorreu entre os Titãs e os deuses olímpicos. Consistiu em uma série de batalhas travadas na Tessália. O objetivo da guerra era decidir quem governaria o universo – os governantes Titãs ou os novos deuses liderados por Zeus.

A principal descrição da Titanomaquia que foi preservada ao longo dos séculos é encontrada na obra de Hesíodo, conhecida como Teogonia. Embora os poemas de Orfeu também mencionem brevemente a Titanomaquia, diferem da narrativa de Hesíodo.

Quem eram os Titãs?

Os Titãs eram os filhos do deus primordial Urano (personificação do céu) e Gaia (personificação da terra). Conforme mencionado na Teogonia de Hesíodo, inicialmente havia 12 Titãs.

Eles eram conhecidos como os “Titãs da primeira geração”. Os Titãs da primeira geração foram aqueles que lutaram na Titanomaquia contra os deuses olímpicos.

Os Titãs da primeira geração que participaram da Titanomaquia incluem:

  1. Oceano – o pai dos Oceânidas e dos deuses dos rios
  2. Céos – o deus da mente investigativa
  3. Crio – o deus das constelações celestes
  4. Hiperião – o deus da luz celestial
  5. Jápeto – a personificação da mortalidade ou da habilidade técnica
  6. Cronos – o rei dos Titãs e o deus do tempo
  7. Temis – a personificação da lei, justiça e ordem divina
  8. Réia – a deusa da maternidade, fertilidade, facilidade e conforto
  9. Teia – a Titânide da visão
  10. Mnemósine – a Titânide da memória
  11. Febe – a deusa da inteligência profética e da profecia
  12. Tétis – a deusa das águas doces que alimentam a terra

Leia mais: 5 festivais gregos para você conhecer a alma da Grécia

Quem era os deuses que participaram da Titanomaquia

Assim como os Titãs, havia 12 deuses olímpicos que se tornaram as divindades dominantes no panteão grego:

  1. Zeus – o deus do céu que se tornou o deus supremo após sua vitória na Titanomaquia
  2. Hera – a deusa do casamento e da família
  3. Atena – a deusa da sabedoria e da estratégia de batalha
  4. Apolo – o deus da luz
  5. Poseidon – deus dos mares
  6. Ares – o deus da guerra
  7. Ártemis – a irmã gêmea de Apolo e deusa da caça
  8. Deméter – a personificação da colheita, fertilidade e cereais
  9. Afrodite – a deusa do amor e da beleza
  10. Dionísio – o deus do vinho
  11. Hermes – o mensageiro dos deuses
  12. Hefesto – o deus do fogo

A lista dos 12 olímpicos pode variar, às vezes substituindo Dionísio por Herácles, Héstia ou Leto.

Leia mais: Você nem imagina por que usa o termo ‘atlas’, mas um grego conta

A Titanomaquia

Cronos, Hiperião, Jápeto, Crio, Céos, Atlas, Menécio e os dois filhos de Jápeto foram as principais figuras que lutaram ao lado dos Titãs. Jápeto e Menécio eram conhecidos por sua ferocidade, mas foi Atlas quem se destacou. No entanto, nem todos os Titãs lutaram na guerra, já que alguns haviam sido alertados sobre seu resultado. Esses Titãs, como Temis e Prometeu, se aliaram a Zeus.

Zeus libertou seus meios-irmãos, os Ciclopes e os Hecatônquiros, que estavam aprisionados por Cronos, e se tornaram seus aliados. Os Ciclopes eram habilidosos artesãos e forjaram o icônico raio de Zeus, uma poderosa tridente para Poseidon e um capacete que tornava Hades invisível. Eles também fabricaram outras armas para os outros deuses olímpicos, enquanto os Hecatônquiros usavam seus muitos braços para arremessar pedras no inimigo.

Enquanto isso, os Titãs também haviam reforçado suas fileiras. Ambos os lados estavam igualmente equipados e a guerra continuou por muitos anos. No entanto, Zeus agora contava com o apoio e orientação de Níke, a deusa da vitória. Com sua ajuda, Zeus atingiu Menécio com um de seus raios mortais, enviando-o diretamente para as profundezas do Tártaro, efetivamente encerrando a guerra.

De acordo com outra versão, quem mudou o curso da guerra foi Hades. Ele usou o capacete que o tornava invisível e infiltrou-se no acampamento dos Titãs no Monte Othrys, onde os Titãs haviam montado sua guarda. Lá, ele destruiu todas as armas e equipamentos deles, tornando impossível para continuarem lutando.

Leia mais: 15 palavras gregas que você usa no seu dia a dia e nem sabia

As consequências da Titanomaquia

Após a guerra, Zeus aprisionou todos os Titãs que lutaram contra ele no Tártaro, o abismo dos tormentos, onde foram guardados pelos terríveis Hecatônquiros. De acordo com algumas fontes, no entanto, Zeus libertou todos os Titãs presos assim que sua posição como governante do universo estava segura.

Todas as Titânides foram libertadas, pois não participaram da guerra, e todos os aliados de Zeus foram generosamente recompensados por seus serviços. No entanto, Atlas recebeu a tarefa de segurar o céu para toda a eternidade como punição.

Após a guerra, os Ciclopes continuaram a trabalhar como artesãos para os deuses olímpicos e tinham forjas no Monte Olimpo e sob os vulcões.

Zeus e seus irmãos, Poseidon e Hades, fizeram um sorteio e dividiram o mundo em domínios separados. A área de Zeus era o céu e o ar e ele se tornou o deus supremo. Poseidon tomou o domínio dos mares e todas as águas, enquanto Hades se tornou o governante do Submundo.

A Terra, no entanto, permaneceu um terreno comum para os outros deuses olímpicos fazerem o que quisessem. Em caso de conflito, os três irmãos (Zeus, Hades e Poseidon) seriam chamados para resolver o problema.

A criação dos humanos e dos animais

Uma vez que Zeus se tornou o deus supremo do universo, ele pediu a Temis e Prometeu para criarem os homens e os animais para habitar a terra. De acordo com algumas fontes, Prometeu criou os homens, enquanto Temis era responsável pela criação dos animais. Como resultado, a Terra, que estava estéril e morta durante a guerra, começou a florescer novamente.

você pode gostar também