8 frutas que aumentam a glicose e como substituir

Manga, banana e melancia são deliciosas, mas são frutas que aumentam bastante a glicose no sangue

As frutas são, sem dúvidas, fundamentais para a saúde. Afinal, são ricas em nutrientes indispensáveis ao organismo, como fibras e vitaminas. Mas, ao mesmo tempo, podem carregar teor calórico ou de açúcar perigoso, principalmente para pessoas com diabetes. Confira, a seguir, quais são as frutas que aumentam a glicose.

Inicialmente, um dos fatores que colocam algumas frutas nesta lista é serem ricas também em carboidratos. Com isso, impactam de forma negativa os níveis de glicose no sangue.

Daí, acabam representando um risco para pessoas que querem emagrecer e, sobretudo, diabéticas. Para estas, as frutas que aumentam a glicose devem ser evitadas. Afinal, o controle glicêmico é essencial.

Quais são as frutas que aumentam a glicose?

Antes de mais nada, é interessante entender o que classifica uma fruta como altamente glicêmica. A princípio, a fruta de baixo teor glicêmico deve ter taxa inferior a 55. Porém, mais do que isso, é preciso analisar a refeição integralmente, ou seja, como essa fruta é consumida.

Isso significa, por exemplo, comer em excesso ou misturada a outros ingredientes. Bom, dito isto, que tal conhecer, agora, quais as frutas que aumentam a glicose?

Melancia

Refrescante e diurética, a melancia, infelizmente, está entre as frutas que aumentam a glicose devido ao alto teor de açúcar.

Banana é uma das frutas que aumentam a glicose

Fonte de potássio, a banana é tanto rica em açúcar quanto carboidrato. Portanto, apresenta alto teor glicêmico.

Cereja

A cereja é uma delícia, né? Mas, apesar disso, pessoas diabéticas devem evitá-la pela quantidade de açúcares, embora tenha efeitos antioxidantes.

O carboidrato faz da manga uma das frutas que aumentam a glicose

Raramente você vai encontrar uma manga que não seja doce. Ou seja, estamos falando de uma fruta rica em açúcar. Porém, ela também tem alto teor de carboidratos, logo, aumenta a taxa glicêmica do sangue.

Uvas

Aqui uma das frutas que nem representam tanta surpresa assim. Afinal, é a base do vinho, bebida obtida pela fermentação.

Ainda que as uvas tenham benefícios importantes para a saúde cardíaca, são ricas em açúcares naturais. Sendo assim, diabéticos, principalmente, devem evitá-las.

Leia mais: Esta fruta que você já consumiu é considerada a mais saudável do mundo

Frutas deliciosas que podem substituir

Além destas que listamos, a ameixa-preta, mamão e caqui também aumentam a glicose. Isto é, a maioria daquelas mais consumidas pelo brasileiro. A boa notícia, entretanto, é que outras também facilmente encontradas podem substituí-las. Veja:

  • mirtilos e morangos: ricos em fibras, antioxidantes e de baixo teor de açúcar
  • framboesas: possuem baixo teor glicêmico
  • peras: boa fonte de fibras e não estão mesmo entre as frutas que aumentam muito a glicose
  • pêssegos: ricos em vitaminas, minerais e fibras, além de possuírem baixo teor glicêmico

Anotou as frutas que podem aumentar a glicemia no sangue? E viu como é fácil substituir? Uma dica é apostar em receitas com frutas vermelhas, hein?

E, se quiser ficar a par de outras dicas de saúde como esta, acompanhe nossas publicações no site Brazil Greece!

você pode gostar também