Cartão-postal centenário de cidade do Nordeste é destruído por vandalismo

Famosa por atrair solteiros em busca de romance, a Árvore do Amor tem 300 anos e foi alvo de vandalismo

Um dos cartões-postais mais emblemáticos de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, sofreu um ataque de vandalismo chocante. A “Árvore do Amor”, que atrai turistas solteiros em busca de romance, foi encontrada depredada e com as raízes cortadas nesta terça-feira (27).

A surpreendente árvore, com incríveis 300 anos, é como uma “Pont des Arts” do município. Na verdade, ela é formada por duas gameleiras que, ao se unirem, assumem o formato de um coração. Essa configuração simboliza o amor e a esperança de encontrar a alma gêmea.

Mas, infelizmente, em vez das fitinhas coloridas que costumam adornar suas raízes, os visitantes se depararam com cortes na estrutura da árvore. Tudo indica que o ataque ocorreu durante a madrugada.

O que vai acontecer com a Árvore do Amor?

Árvore do amor, RN.
valgnelo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

A princípio, a prefeitura tomou medidas imediatas, registrando um boletim de ocorrência. Além disso, acionou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Inclusive, o Idema confirmou a denúncia e enviou uma equipe para investigar o ocorrido. Embora os danos não sejam suficientes para matar a “Árvore do Amor”, especialistas alertam para a necessidade de proteger esse ponto turístico.

Afinal, os cortes expostos podem torná-la mais frágil com o tempo. Além disso, é essencial preservar essa relíquia natural que encanta os visitantes, sobretudo por simbolizar o amor e a esperança.

Leia mais: A cidade que se alinha com o sol no dia que Alexandre, o Grande nasceu

A lenda da árvore

Enquanto não descobrimos quem foi e o motivo do vandalismo, que tal resgatar a história da Árvore do Amor? Segundo a lenda, a gameleira abrigou um casal de índios apaixonados que não tinha onde morar.

Por isso, unidos pela força do vento, os troncos das árvores se entrelaçaram, formando um abraço eterno. Então, quando o casal faleceu, sua união permaneceu na forma dessa árvore singular.

Sendo assim, os moradores acreditam que quem se beijar sob a copa da Árvore do Amor vai eternizar seu relacionamento. Ou seja, o amor se torna imortal, e os corações permanecem unidos para sempre.

Mas, para aqueles em busca de amor, há esperança. Nos galhos inferiores da árvore, os solteiros amarram fitinhas, desejando encontrar seu par perfeito. Deste modo, a magia do lugar envolve todos os visitantes, sejam casais apaixonados ou solteiros em busca da alma gêmea.

Leia mais: Canadá libera vagas para brasileiros estudarem de graça no país

Como chegar à Árvore do Amor?

Se você quer, também, eternizar o seu relacionamento ou buscar um novo amor, que tal saber como visitar? A gameleira fica na Praia de Maxaranguape, no litoral norte do RN. Para chegar lá, pode contratar um passeio de buggy e, assim, conhecer toda a orla.

Ou, de carro, seguir pela BR-101, saindo da praia de Ponta Negra, em Natal. A viagem dura aproximadamente 50 minutos. Mas, quem uma dica? Não fique apenas na Árvore do Amor, por mais linda e significativa que ela seja!

A praia, em si, merece toda uma visita, graças à longa faixa de areia, mar calmo e água transparente. Sem falar nos coqueiros que finalizam a paisagem deslumbrante.

Leia mais: Placa tectônica começa a rachar, segundo pesquisa: veja onde fica

Outros destinos famosos por selar o amor

Sabia que, além da Árvore do Amor, outros cartões postais pelo mundo trazem a promessa dos relacionamentos duradouros? As mais famosas são, inegavelmente, as pontes com os cadeados do amor. Por exemplo:

  • Pont des Arts: em Paris, tem milhares de cadeados presos com as iniciais dos casais. Mas, a popularidade foi tanta que trouxe danos à estrutura.
  • Ponte Most Ljubavi: na Sérvia, é a estrutura que começou a tradição dos cadeados, ainda no século passado, graças à história de um casal separado na Primeira Guerra Mundial.
  • Ponte Lukzow: em Moscou, trata-se, de fato, de um parque com árvores cheias de cadeados. Assim como a Árvore do Amor, atrai casais apaixonados, muitos deles até vestidos de noivos e noivas
  • Deck do Amor: em Holambra, a atração se inspira na ponte parisiense

Confira, aqui, mais construções dedicadas ao amor!

E você, já deixou sua promessa de amor eterno em algum lugar? Conte para nós onde foi!

você pode gostar também