5 comportamentos no trânsito que levam à prisão e muitos não sabem

Fique atento(a) às regras

No frenético cenário das vias públicas, comportamentos imprudentes podem desencadear não apenas acidentes, mas também consequências legais severas. Desde o desastre causado por negligência até a fuga após um acidente, uma série de atitudes pode levar à prisão. Por isso, aqui separamos comportamentos no trânsito que podem levar à prisão.

5 comportamentos no trânsito que podem levar à prisão

Aqui você verá não apenas os delitos que podem resultar em prisão, mas também a importância de adotar práticas responsáveis no trânsito para preservar vidas e evitar implicações legais sérias. Portanto, confira a seguir.

1. Homicídio culposo na direção do veículo

Quando um motorista causa a morte de outra pessoa sem a intenção de fazê-lo, mas devido à negligência, imprudência ou imperícia, isso é considerado homicídio culposo. Além disso, a situação se agrava se o motorista estiver sob influência de álcool ou substâncias psicoativas.

Leia mais: 6 carros que estarão isentos de IPVA em 2024

2. Lesão corporal culposa na condução do veículo

Além disso, a lesão corporal culposa ocorre quando o condutor, consciente ou não, age de maneira negligente ou imprudente, causando danos físicos e/ou mentais a outra pessoa. Esse é outro motivo que pode levar à prisão.

3. Omissão de socorro

É um crime deixar de prestar socorro à vítima de um acidente ou, caso impossibilitado, deixar de solicitar auxílio de uma autoridade pública.

4. Fuga após o acidente

Parece óbvio, mas, afastar-se do local do acidente para evitar responsabilidades penais ou civis configura um crime. Ou seja, é muito melhor arcar com as consequências legais da consequência do acidente do que fugir. Até mesmo porque há a possibilidade de você não ter tido culpa no acidente. Porém, ao fugir dele, a culpa sempre existirá.

Leia mais: Qual a marca que mais vendeu carro no Brasil até agora?

5. Direção com capacidade psicomotora alterada

Por fim, conduzir um veículo com as funções motoras comprometidas por consumo de álcool ou outras substâncias psicoativas é considerado um crime de trânsito.

Outros comportamentos que geram risco

Além dos comportamentos que podem levar à prisão, existem outras atitudes perigosas no trânsito:

  • Ingestão de álcool antes de dirigir: dirigir sob o efeito do álcool aumenta significativamente o risco de acidentes.
  • Excesso de velocidade: desrespeitar os limites de velocidade estabelecidos coloca em risco a vida do motorista e de outros usuários da via.
  • Não uso de capacete por motociclistas: o capacete é essencial para a proteção de motociclistas e pode reduzir significativamente o risco de morte e ferimentos graves.
  • Não uso do cinto de segurança: tanto condutores quanto passageiros devem sempre utilizar o cinto de segurança.
  • Uso do celular ao dirigir: o uso do celular ao volante é uma das principais distrações e aumenta drasticamente o risco de colisões.

É essencial que os motoristas adotem comportamentos responsáveis no trânsito para garantir a segurança de todos. A consciência e o respeito às regras do trânsito salvam vidas e evitam consequências legais graves.

você pode gostar também