Você sabia que há um lugar em que os moradores se comunicam por assobios?

O assobio para a maior parte do mundo é uma brincadeira. Contudo, temos uma exceção.

Na maior parte do mundo, aprendemos a assobiar desde criança, na maioria das vezes como brincadeiras, porém existe um país que transformou a brincadeira em língua.

Assim, descubra hoje qual o país que as pessoas aprendem o assobio como linguagem e mais curiosidades dessa comunicação.

As ilhas Canárias detêm a exclusividade mundial de ter uma linguagem em assobios

As Ilhas Canárias são um arquipélago no Oceano Atlântico, vinculadas a Espanha, mas declaradas autônomas. A língua oficial da região é o castelhano.

Assim como o Brasil tem como segunda língua Libras, as Ilhas Canárias têm como segunda língua o assobio gomero.

A linguagem em assobio passou a ser ensinada nas escolas desde do ano de 1999 e até hoje é transmitida e usada pelos moradores.

O quão frequente a língua de assobios é usada

O que a maioria das pessoas pensa ao descobrir a linguagem de assobios é que não deve ser algo muito usado. Contudo, os cidadãos das Ilhas Canárias usam frequentemente.

Isso porque, a língua de assobios é considerada segunda língua oficial e além do castelhano, moradores se comunicam diariamente. A ilha que mais usa o assobio é a Ilha de La Gomera, em que mais da maioria dos moradores se comunica via assobio.

LEIA MAIS: 7 coisas da língua portuguesa que os gringos não conseguem entender

Assobios são usados em festas

É muito importante manter a tradicionalidade e as Ilhas Canárias levam isso muito a sério! Isso porque, a língua de assobios é muito usada em festas de tradições locais, eventos e comemorações públicas.

Assim, preservar a língua de assobio gomero é tradição, além de ser usada frequentemente existe a influência para que se mantenha o uso.

Linguagem de assobios é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

A linguagem de assobios ensinada nas escolas das Ilhas Canárias foi declarada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no ano de 2009, pela Unesco.

Uma tradição tão rica e profunda culturalmente merece o título e a preservação.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também