Curiosidades

Pesquisa de 75 anos de Harvard revela o que traz felicidade

Pesquisa de 75 anos de Harvard revela o que traz felicidade
By     -   On

A busca em saber o que traz felicidade é um enigma que intriga a humanidade há séculos. Mas será que a chave para uma vida plena está mesmo nas riquezas, no reconhecimento ou no amor?

Para responder a essa pergunta importante, a Universidade de Harvard embarcou em um estudo épico que durou 75 anos, finalizado em 2016, acompanhando a vida de mais de 700 homens desde sua adolescência.

Iniciada em 1938, a pesquisa acompanhou homens de diversas origens socioeconômicas, desde moradores de bairros pobres de Boston até estudantes da própria Harvard.

Ao longo de décadas, os pesquisadores monitoraram suas satisfações e tristezas, saúde física e mental, e até mesmo as relações com seus filhos e companheiros.

Leia mais: 4 signos que usam o humor para expressar o seu amor

E o que traz felicidade? Veja o que o estudo descobriu!

Os resultados desafiaram crenças populares: nem o dinheiro, nem a notoriedade, nem o êxito na carreira se mostraram ingredientes essenciais para a felicidade.

Ao contrário, o estudo revelou que a chave para uma vida plena reside em algo muito mais simples: relacionamentos fortes e saudáveis.

Isso porque, os participantes que cultivaram laços fortes com amigos, familiares e parceiros românticos viveram vidas mais longas e saudáveis, independentemente de sua situação financeira ou status social.

A solidão, por outro lado, se mostrou um fator prejudicial à saúde física e mental, levando a um humor mais negativo e até mesmo à redução da expectativa de vida.

Leia mais: 6 coisas que destroem o seu relacionamento aos poucos sem você notar

Mas… quantidade não é qualidade

Entretanto, a quantidade de relacionamentos não é o que importa. Visto que o estudo indica que a qualidade das conexões é o fator determinante quando o assunto é o que traz felicidade.

Portanto, manter relacionamentos saudáveis, mesmo em menor número, é mais benéfico para a felicidade do que ter muitos contatos superficiais.

Dessa forma, laços fortes e significativos são o que parecem contribuir para a alegria e uma vida mais longa e saudável.

A boa notícia é que nunca é tarde para investir em seus relacionamentos. Então, seja fortalecendo laços existentes ou construindo novas conexões, a ciência comprova que essa é a chave para a felicidade e pode estar mais próxima do que você imagina.

Júlia de Almeida

Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.