Curiosidades

Filme com maldição da mitologia grega por trás está na Netflix

Filme com maldição da mitologia grega por trás está na Netflix
By     -   On

Você já se perguntou de onde surgem as inspirações apresentadas em sagas famosas? Pois saiba que a mitologia grega pode influenciar uma saga de ficção científica muito famosa: “Duna“. O famoso romance de Frank Herbert está repleto de referências e simbolismos que remetem aos antigos mitos gregos.

Leia mais: 7 nomes da mitologia grega diferentes e cheios de significado

A influência nos arcos de “Duna” da mitologia grega

No épico de ficção científica “Duna”, de Frank Herbert, as referências à mitologia grega são mais do que meros detalhes; elas formam a base da narrativa e dos personagens principais. Assim, a saga entrelaça a história da Casa Atreides com mitos antigos

O falcão

Evidenciados pela Casa Atreides, seu emblema do Falcão incorpora elementos gregos antigos. A família declara descendência direta de Agamenon, o comandante das forças gregas na Guerra de Troia, filho de Atreu e progenitor dos chamados ‘Atreides’.”

Leto Atreides e a deusa Leto

O nome de Leto Atreides, figura central na tragédia de “Duna”, faz referência a deusa grega Leto, conhecida por ser mãe dos deuses Apolo e Ártemis. Assim como a deusa enfrentou desafios para proteger seus filhos, Leto em “Duna” enfrenta adversidades que moldam o destino de seu filho, Paul, preparando-o para um caminho heroico. Essa conexão reforça a figura materna heroica de Leto Atreides, tecendo um paralelo com a força e determinação da deusa grega.

Leia mais: Mistério por trás do real sabor do vinho romano intriga cientistas

Amaldiçoados

A família Atreides, derivada do nome grego Atreus, carrega um legado de conquistas e tragédias, similar à maldição que persegue a casa de Atreus na mitologia. Em “Duna”, essa maldição se manifesta nas constantes batalhas e intrigas que cercam a família, sublinhando a fatalidade que persegue seus membros ao longo das gerações.

Leia mais: Casa de Atreu: veja uma das maldições mais temidas da mitologia grega

Apolo

A jornada de Paul Atreides em “Duna” tem paralelos notáveis com Apolo, o deus da profecia. Ambos compartilham a visão do futuro e enfrentam criaturas monstruosas para estabelecer seu domínio – Apolo com a Píton e Paulo com os vermes de areia. Conexão que estabelece a profundidade mítica do personagem e sua predestinada ascensão ao poder.

Júlia de Almeida

Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.