2 cidades do Brasil entram no ranking das que mais aceitam bitcoin

Duas cidades do sul do país se destacam com estabelecimentos que aceitam criptomoedas como método de pagamento.

Nos últimos anos, o mercado de criptomoedas se popularizou ao redor do mundo, o que levou alguns países a se adaptarem a esse sistema de pagamento. Inclusive, o Brasil subiu algumas posições no ranking daqueles que mais aceitam bitcoin no mundo, ultrapassando El Salvador. Para muitos, é o reflexo de um país que vem se modernizando, e a expectativa é de que o número cresça ainda mais nos próximos anos.

Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, ou seja, uma moeda digital que sofre controle de nenhum governo ou instituição financeira. Ela surgiu em 2009 e utiliza a tecnologia blockchain para registrar todas as transações de forma segura e transparente.

Quais as vantagens da Bitcoin?

A Bitcoin oferece várias vantagens em relação às moedas tradicionais. A tecnologia blockchain utilizada pela Bitcoin garante a segurança das transações. Assim, cada transação é registrada em um bloco e conectada a outros blocos, formando uma cadeia. Isso torna praticamente impossível alterar ou falsificar as transações.

Embora as transações sejam registradas na blockchain e sejam públicas, a identidade dos usuários não é revelada. Isso oferece um certo grau de anonimato aos usuários da Bitcoin.

Além disso, as taxas de transação da Bitcoin são geralmente mais baixas do que as taxas cobradas por bancos e outras instituições financeiras. Isso é especialmente vantajoso para transações internacionais, que podem ser caras e demoradas com os métodos tradicionais.

No entanto, é importante notar que a Bitcoin também apresenta alguns desafios e riscos, como a volatilidade do seu valor e a possibilidade de uso em atividades ilegais. Portanto, é essencial entender completamente como funciona antes de investir ou usá-la.

Leia mais: Moeda rara de R$ 1,00 pode valer até R$ 8 mil: saiba qual é

Brasil entre os lugares que mais aceitam Bitcoin

Basicamente, duas cidades do Rio Grande do Sul foram responsáveis pela nova posição do Brasil no ranking de lugares que aceitam pagamento com bitcoin. A primeira, um município com apenas 20 mil habitantes, mas que já conta com quase 200 locais que aceitam esse método de pagamento. Por esse motivo, Rolante ganhou o apelido de “cidade bitcoin”, aumentando sua popularidade entre sites e especialistas na moeda.

Já a segunda é a capital do estado, Porto Alegre, que já conta com 102 estabelecimentos que aceitam criptomoedas. Claro, outros municípios, sobretudo as capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, também se destacam. Nesse sentido, a projeção é de que seu número cresça de forma acelerada nos próximos anos. Afinal, o país já conta com algumas formas de pagamento digital há bastante tempo.

Dessa forma, especialistas apontam que a popularização do NFC e Pix contribuíram para esse processo, tornando mais fácil a familiarização com as criptomoedas. Claro, ainda é necessário estudar o mercado e em quais delas investir, mas já é um bom começo para a maioria dos brasileiros.

Leia mais: 5 hábitos que afundam as pessoas da classe média

Quais estabelecimentos aceitam o bitcoin?

Basicamente, qualquer estabelecimento que deseja adotar as criptomoedas como forma de pagamento, pode disponibilizá-las aos clientes. Ou seja, restaurantes, bares, farmácias e até hotéis podem aceitar essas transações. Para isso, basta encontrar a melhor plataforma para o registro dos bitcoins nas exchanges, como a Binance ou Coinbase.

No final, uma pesquisa detalhada é importante para considerar as necessidades da empresa e cliente. Isso porque as taxas de negociação, segurança e métodos de depósito podem variar bastante.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também