Esposa de Alexandre, o Grande: veja a mulher mais bonita do mundo antigo

Rainha Roxana, símbolo de amor e união cultural na era de Alexandre, o Grande, marcante na história antiga

Roxane ou Roxana (Bactriano: Roshanak, significando “pequena estrela”, antigo iraniano: Raoxshna) foi a primeira esposa de Alexandre, o Grande.

Ela era uma princesa persa e tornou-se esposa de Alexandre, o Grande em 327 a.C. Filha de Oxyartes, um nobre persa, foi descrita como uma mulher bonita e inteligente.

A história de amor entre Alexandre e Roxana começou quando ele conquistou a cidade de Sogdiana, onde ela vivia, uma área que inclui partes do atual Uzbequistão e Tajiquistão, bem como do Afeganistão.

Como Alexandre conheceu a Roxana?

Após a vitória sobre o rei Dario III na batalha de Gaugamela em 331 a.C., Alexandre, o Grande, enfrentou pequenas rebeliões que surgiram em todo o império. No verão de 328 a.C., uma rebelião semelhante surgiu na satrapia oriental de Bactria, que acabaria por levar ao encontro com a bela Roxana.

Quando Bactria se revoltou, Alexandre e seu exército apressaram-se em suprimi-la. Trinta mil Bactrianos se refugiaram em uma acrópole localizada no alto de uma rocha íngreme, conhecida como a Rocha de Sogdiana.

O relutante Arimazes respondeu sarcasticamente, perguntando se Alexandre poderia voar, pois ele precisaria de soldados alados para vencê-lo.

Então, Alexandre anunciou uma recompensa de doze talentos para quem escalasse a rocha. Assim, os soldados de Alexandre começaram a escalar e eventualmente conseguiram chegar ao topo, apesar das perdas. O plano final era colocar bandeiras brancas por toda parte para assustar os Bactrianos.

Imediatamente, Alexandre enviou um mensageiro aos Sogdianos, proclamando que ele havia encontrado seus soldados alados, que já controlavam o topo da montanha, e que agora eles deveriam se render, encorajando-os a olhar para cima.

Vendo as bandeiras flutuando, os Sogdianos desanimaram com o inesperado. Acreditando que havia muitos macedônios armados até os dentes no topo, decidiram se render, cedendo à vantagem psicológica de Alexandre.

Leia mais: 5 filmes sobre mitologia grega que Hollywood mudou os mitos

Como Alexandre conheceu a princesa bactriana?

Depois a rendição dos Bactrianos, entre os prisioneiros, Alexandre viu Roxana e se apaixonou por ela.  Outra versão da história, segundo Plutarco, é que Oxyartes, o sátrapa da Bactria, organizou um banquete em honra de Alexandre. Naquela noite, uma das dançarinas, a jovem de 16 anos Roxana, filha de Oxyartes, chamou a atenção de Alexandre. Aqueles que a viram disseram que ela era a mulher mais bonita que já tinham visto.

Alexandre ficou encantado com a beleza de Roxana e decidiu se casar com ela. Então, o casamento foi celebrado de acordo com os costumes persas, e ela se tornou uma das rainhas de Alexandre.

Leia mais: As fotos das 6 mulheres mais bonitas da antiguidade irão te impressionar; confira!

O trágico fim da rainha Roxana

Por fim, Roxana acompanhou Alexandre em suas campanhas militares e teve um papel importante na política do império. Então, ela deu à luz um filho, chamado Alexandre IV, pouco depois da morte de Alexandre, o Grande. Após a morte de seu marido, Roxana e seu filho enfrentaram muitos desafios. Assim, acabaram sendo capturados e mortos por Cassandro, um dos generais de Alexandre.

A história de Roxana e Alexandre, o Grande, é um exemplo de união entre diferentes culturas. Além disso, mostra a influência que as mulheres poderiam ter na política e na sociedade naquela época.

Por fim, a asteroide 317 Roxane recebeu esse nome em homenagem a ela, destacando sua importância. No Acrópole, descobriram-se inscrições que indicam as oferendas dedicadas por Roxana a Atena, em sua condição de esposa de Alexandre.

você pode gostar também