Grécia

Tinos: a incrível ilha grega em que Hércules fez história e atrai muitos fiéis

Tinos: a incrível ilha grega em que Hércules fez história e atrai muitos fiéis
By     -   On

Mykonos pode ser a ilha grega mais conhecida no mundo em termos de diversão, mas Tinos é talvez a mais popular das ilhas Cíclades entre os gregos. O motivo? Lá encontra-se a igreja mais famosa da Grécia e uma das mais importantes da Ortodoxia.

Estamos falando da famosa Panagia de Tinos, que atrai muitos fiéis de todas as partes do mundo. De fato, você verá um corredor especial que começa no porto e termina na Panagia de Tinos, pelo qual os fiéis percorrem de joelhos.

Contudo, ao chegar à ilha, você perceberá que esse não é o único motivo que faz de Tinos uma das ilhas mais populares da Grécia. A cidade principal da ilha, situada no porto, é uma das mais bonitas e visitadas das Cíclades.

Nos últimos anos, parece que Tinos tem invejado o encanto de Mykonos e começou a se transformar em um destino atraente para quem busca diversão. Você notará isso ao visitar a praça de São Jorge na cidade principal.

Como vimos,Tinos está começando a se destacar como uma das principais ilhas das Cíclades.

Vamos então explorar mais detalhes sobre esta encantadora ilha cicládica.

Leia mais: Ilha grega favorita do Papa mais bonita que a Costa Amalfi italiana

A história de Tinos

Tinos recebeu seu nome do rei Tinos, o primeiro habitante da ilha, liderando um grupo de jônios da Cária, na Ásia Menor, durante os tempos pré-históricos. Uma tradição local também atribui o nome à princesa Tinos. A ilha é conhecida por apelidos como “Hydrousa” pelas suas abundantes fontes e águas, e “Ophiusa” ou “Fidousa” devido à quantidade de cobras, embora estudiosos sugiram que esses nomes se referem a um tipo de cedro local.

Este cedro, resistente à umidade e traças, é amplamente utilizado em construções na ilha. Na antiguidade, Tinos foi mencionada por Aristófanes como “Skordoforos” por seus alhos finos, por Calímaco como “Agathousa”, por Aristóteles como “Hydrousa”, e por Demóstenes e Ésquines como “Erousa”. Hoje, Tinos é também conhecida como “a ilha de Éolo” pelos seus fortes ventos do norte.

A mitologia na ilha de Tinos

Como toda parte da Grécia, Tinos carrega seus mitos e tradições. A montanha Tsiknias, o ponto mais alto da ilha (714 metros), possui uma forte ligação com sua mitologia. Na antiguidade, chamavam-na “Gyrai Petrai” ou “Gyros” por causa dos “Gyraieis”, uma das doze tribos de Tinos.

Segundo Apolodoro, após a expedição dos Argonautas, o navio Argo ancorou perto da ilha, e os filhos de Bóreas, Zetes e Calais, refugiaram-se nesta montanha. Hércules, enfurecido, perseguiu, matou e enterrou os dois ali. Dizem que Bóreas, ao saber disso, soltou os ventos na ilha em sua fúria, e esses ventos ainda sopram furiosamente até hoje.

Leia mais: Grego apresenta a pequena Mykonos que você ainda não conhece

Os vilarejos únicos de Tinos

Chora de Tinos.
Brazil Greece.

Tinos possui diversos vilarejos encantadores, cada um com seu próprio charme e características únicas. Aqui estão alguns dos melhores vilarejos que você pode visitar em Tinos:

Pyrgos

Conhecido como o vilarejo dos artistas, Pyrgos é famoso pela sua arquitetura de mármore e suas esculturas. As ruas estreitas e as casas tradicionais tornam a visita uma experiência memorável. Não deixe de visitar o Museu de Arte Tinian.

Volax

Este vilarejo é único devido às suas formações rochosas redondas que o cercam. As casas de pedra e as paisagens incomuns fazem de Volax um lugar que parece de outro planeta. La, vocês encontraram muitos produtos tradicionais. Esse vilarejo maravilhoso oferece muitas ruas de paralelepípedos com cafés tradicionais, decoradas com as clássicas cores cicládicas.

Panormos

Esse vilarejo fica na costa, Panormos é um vilarejo pitoresco com um porto encantador. É um ótimo lugar para desfrutar de frutos do mar frescos e apreciar a vista para o mar. Esse vilarejo e ceio de casas brancas.

Kardiani

Esse vilarejo fica em uma colina com vista para o mar, Kardiani oferece vistas espetaculares e uma arquitetura tradicional deslumbrante. É famoso por suas fontes e jardins bem cuidados.

Isternia

Outro vilarejo montanhoso, Isternia possui vistas incríveis para o mar Egeu e é conhecido por suas casas de mármore e suas ruas estreitas e charmosas.

Triantaros

Este vilarejo é famoso por suas ruas pitorescas e suas casas caiadas de branco. Triantaros oferece um ambiente tranquilo e autêntico para os visitantes que procuram fugir das multidões. Lá, você encontrará um dos pontos mais populares para fotos em Tinos: as famosas escadas coloridas, localizadas ao lado de dois cafés e restaurantes. Esse lugar oferece uma vista incrivel para o mar do Egeu e outras ilhas gregas.

Loutra

Famoso por seus mosteiros históricos e sua tranquilidade, Loutra é um lugar de paz e espiritualidade. É também o lar de algumas das melhores tavernas da ilha. Durante a noite, e o lugar ideal pelos mais românticos.

Tarambados

Famoso por seus pombais, Tarambados é um vilarejo encantador onde você pode ver essas estruturas únicas que são uma parte importante da herança cultural de Tinos.

Leia mais: 4 cidades de Creta que você deveria conhecer, segundo um grego

Melhores praias de Tinos

Melhores praias de Tinos
Brazil Greece.

Kolymbithra

Esta praia é dividida em duas partes, a Praia Grande e a Praia Pequena. A Praia Grande é ideal para os amantes de surf e windsurf devido aos seus fortes ventos, enquanto a Praia Pequena oferece um ambiente mais calmo e familiar. La vocês encontraram o famoso bar da praia Tinos surf lessons beach bar que pode descobrir em muitas fotografias de redes sociais, por causo a van antigo de Volkswagen

Agios Sostis

Essa praia fica a poucos quilômetros da cidade principal, esta praia é famosa por suas águas calmas e areia dourada. É um ótimo lugar para famílias e para quem busca tranquilidade.

Pachia Ammos

Famosa por suas dunas de areia, Pachia Ammos é uma praia isolada e tranquila, perfeita para quem deseja um refúgio longe das multidões. Essa praia com a Kolymbithra são os melhores praias de Tinos.

Agios Romanos

Esta praia oferece águas claras e calmas, com areia e pequenas pedras. Há algumas tavernas próximas onde você pode desfrutar de refeições tradicionais gregas.

Livada

Com uma paisagem rochosa e selvagem, Livada é uma praia que parece de outro planeta. As ondas podem ser fortes, tornando-a popular entre os surfistas.

Kionia

Próxima ao templo antigo de Poseidon, Kionia é uma praia organizada com cadeiras de praia e guarda-sóis. É ideal para quem gosta de comodidades e fácil acesso.

Panormos

Essa praia bonita fica no norte da ilha, Panormos oferece uma baía protegida com águas tranquilas. É perfeita para nadar e relaxar, com várias tavernas próximas para refeições.

Isternia Bay

Esta pequena praia é uma jóia escondida, com águas cristalinas e uma atmosfera tranquila. É ideal para um mergulho relaxante.

Agios Fokas

A maior praia de Tinos, Agios Fokas, oferece uma longa extensão de areia e águas claras. É ótima para caminhadas na praia e possui várias opções de acomodação e refeições nas proximidades. E a praia mais próxima na Chora de Tinos.

Como chegar em Tinos?

Tinos.
Freepik.

Embora não haja uma conexão direta de ônibus até Tinos, você pode combinar o uso de ônibus com ferryboats para chegar à ilha.

De barco

De Atenas (Pireu)

A maneira mais comum de chegar a Tinos é de ferryboat a partir do porto de Pireu, em Atenas. Existem várias travessias diárias que levam cerca de 2,5 a 5 horas, dependendo do tipo de ferry que você escolher. Os ferries rápidos geralmente levam menos tempo.

De Mykonos

Tinos está localizada próxima a Mykonos, outro popular destino nas Cíclades. Há ferries frequentes que conectam Mykonos a Tinos em viagens que duram cerca de 30 minutos a 1 hora, dependendo do tipo de embarcação.

De outras ilhas das Cíclades

Tinos também é acessível por ferryboat a partir de outras ilhas das Cíclades, como Santorini, Naxos, Paros e Syros. A duração da viagem varia conforme a proximidade e o tipo de ferry utilizado.

De avião

Embora Tinos não tenha um aeroporto próprio, você pode voar para o Aeroporto Nacional de Mykonos (JMK) e, em seguida, pegar um ferry de Mykonos para Tinos.

Leia mais: Kythnos: a ilha grega escondida de águas turquesas para fugir das multidões

Onde ficar em Tinos?

O melhor local é a cidade de Tinos (Chora). Chora é a capital e o principal centro urbano da ilha, onde você encontrará uma atmosfera encantadora com suas ruas estreitas, arquitetura típica das Cíclades e uma abundância de cafés e tavernas tradicionais. Além disso, Chora é onde está localizada a famosa igreja de Panagia Evangelistria, um dos principais pontos de interesse da ilha.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.