A cidade que se alinha com o sol no dia que Alexandre, o Grande nasceu

Veja a sua história.

Alexandria foi a primeira metrópole do mundo helenístico e a segunda do Império Romano, famosa pelo Farol e pela Biblioteca, desempenhando um papel proeminente na vida intelectual e cultural do mundo helenístico, romano e bizantino.

Alexandre, o Grande, fundou esta cidade histórica em 331 a.C. e ela é a segunda capital do Egito moderno, depois do Cairo. Na Antiguidade, foi o porto mais importante e a capital do país, e em seu auge era o maior centro econômico de toda a África do Norte.

O mistério de Alexandria

No entanto, algo que poucos sabem sobre esta cidade histórica é que construíram-la de tal maneira que se alinhava com o sol no dia do nascimento de Alexandre, o Grande.

Pelo menos é o que afirmam os astrônomos italianos Dr. Giulio Magli e Louisa Ferro, da Universidade Politécnica de Milão.

De acordo com os cientistas italianos, a grande avenida central da cidade, a Rua Canópica ou Médio Campo, está quase perfeitamente alinhada com o sol. Assim, como estava no dia em que Alexandre, o Grande nasceu, na manhã de 20 de julho de 356 a.C., no calendário Juliano.

Naquela época, as cidades comumente projetavam suas principais avenidas paralelas à costa do Mediterrâneo. Além disso, apesar de a Rua Canópica ter direção leste-oeste, ela se desviava da linha paralela à praia. Ademais, a pesquisa surgiu com o contínuo interesse de historiadores e arqueólogos na busca pelo túmulo do grande estrategista. Acreditando-se estar em um sarcófago de ouro em um sarcófago de vidro.

Assim, os pesquisadores italianos suspeitaram que os Helenes construíram a Alexandria com base em algum evento solar relacionado à vida de Alexandre. Além disso, eles utilizaram software apropriado e simularam o nascer do sol no dia do seu nascimento.

Leia mais: 13 melhores jogos da Grécia antiga que jogamos até hoje

“Construção da cidade perfeita”

Por fim, calcularam assim que o sol nasceria a menos de meio grau da rota da Rua Canópica. Os astrônomos também descobriram que a estrela Regulus, a estrela mais brilhante da constelação de Leão e chamada de “estrela do rei”, também nasceria em uma linha semelhante. A natureza não aleatória dessa escolha é reforçada por achados semelhantes em outras cidades helenísticas, como Seleucia, no Tigre.

As descobertas estão de acordo com práticas arquitetônicas semelhantes na antiguidade, como o alinhamento da Pirâmide de Gizé com pontos cardeais. Também é digno de nota que o mestre de Alexandre, Aristóteles, era um seguidor das ideias de Platão e Sócrates, sobre a “construção da cidade perfeita”. O alinhamento de toda uma cidade com a data de nascimento de Alexandre, o Grande, enfatizaria enfaticamente seu poder e autoridade.

A mesma equipe pretende examinar as outras cidades construídas por Alexandre, a fim de investigar se também seguem algum padrão solar ou astronômico. Alexandria, no Egito, foi o protótipo para as outras cidades, e sua localização foi escolhida mais por razões religiosas e simbólicas do que estratégicas.

você pode gostar também