Inmet emite alerta de calor intenso: veja se sua região será afetada

Veja as previsões para a nova onda de calor e se você poderá ser afetado

No Brasil, estamos enfrentando uma intensa onda de calor que tem preocupado as autoridades e a população. Inclusive, O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de uma onda de calor intenso que deve ocorrer nos próximos dias. Portanto, confira a seguir se a sua região poderá ser afetada pela onda de calor.

Alerta do Inmet para onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acionou o alerta de perigo na noite de segunda-feira (11): uma nova onda de calor, a terceira do ano, está a caminho. Assim, as temperaturas em cinco estados brasileiros podem disparar até 5 °C acima da média, e a massa de ar quente vai dar o ar da graça até sexta-feira (15).

Então, prepare-se para o calor intenso! Mas não se preocupe, o Instituto está de olho na situação e deverá nos manter informados sobre essa nova onda.

Com esse aumento significativo das temperaturas em cinco estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, algumas áreas, podem chegar a temperaturas de mais de 40°C. Assim, o alerta, representado pela cor laranja, indica a necessidade de atenção especial às condições meteorológicas e aos riscos inevitáveis associados.

Leia mais: Arqueólogos encontram antigo Mercado Viking: veja onde fica

A onda de calor tem raízes mais profundas

Porém, esse fenômeno não é isolado e está ligado a um contexto mais amplo. Assim, especialistas apontam o El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal da superfície do Oceano Pacífico, como um dos principais responsáveis por esse calor extremo.

Além disso, o aquecimento global, causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa, tem intensificado essas ondas de calor. Segundo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) da ONU, esses fatores aumentam a quantidade de vapor na atmosfera, contribuindo para elevar as temperaturas.

Leia mais: Lugar do Brasil pode virar deserto em breve: veja qual é

O preparo necessário para enfrentar as novas ondas de calor no país

A situação é ainda mais alarmante, pois o Brasil, assim como muitos outros países, não possui a infraestrutura necessária para lidar eficientemente com as mudanças climáticas. Assim, a falta de preparo para enfrentar eventos climáticos extremos e a necessidade de políticas públicas mais efetivas para promover a resiliência e a adaptação a essas mudanças são questões urgentes.

O governo brasileiro tem tomado algumas iniciativas, como a elaboração de estudos setoriais pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), para lidar com esses desafios. Estes esforços incluem planos de adaptação em áreas como energia, agricultura, cidades e transporte.

Vale ressaltar que entender e reconhecer a gravidade dessas ondas de calor é essencial para que possamos buscar soluções e medidas de prevenção. Estes eventos não são apenas uma preocupação dos especialistas, mas também da população em geral, que tem sentido diretamente os impactos dessas mudanças climáticas.

você pode gostar também