O caminho para a felicidade: ‘Hygge’: veja a fórmula secreta da Dinamarca

Entenda porque os dinamarqueses são considerados os mais felizes.

Será que existe um segredo para a felicidade? Para desvendar essa questão, nada melhor do que observar o estilo de vida de uma das populações mais felizes do mundo, conforme apontado por um ranking da Organização das Nações Unidas (ONU): os dinamarqueses. Mas o que faz da Dinamarca tão especial? Embora não haja uma resposta definitiva, muitos indicam que o “hygge” pode ser o fator-chave.

Leia mais: Qual é o segredo da felicidade? Veja o que Harvard responde

O que é o hygge?

Se perguntássemos a alguns dinamarqueses, eles poderiam responder que é “estar entre amigos numa conversa descontraída” ou “estar aconchegado debaixo de um cobertor com alguém amado num dia frio”.

Em poucas palavras, o hygge pode ser descrito como algo que proporciona calor e acolhimento. Para muitos, vai além disso: é uma filosofia de vida que levou a Dinamarca ao topo do ranking global de felicidade.

Leia mais: 3 ensinamentos de Aristóteles que irão te ajudar ter uma vida melhor

Como os dinamarqueses incorporam o hygge em suas vidas?

O longo e rigoroso inverno dinamarquês naturalmente incentiva as pessoas a se reunirem com mais frequência, seja em suas casas ou em espaços de convívio fechados.

Assim, eles frequentemente se encontram em ambientes confortáveis, compartilhando momentos de intimidade e harmonia. Assim, essa prática é um dos motivos principais para a presença marcante do hygge na vida desse povo, embora certamente não seja o único.

Os valores de igualdade e bem-estar, que são fomentados e praticados pelos dinamarqueses, são resultados da internalização do conceito de hygge na sociedade.

Consequentemente, é culturalmente raro encontrar ambientes de conflito e discussões na Dinamarca, já que as pessoas fazem um esforço consciente para evitar que espaços acolhedores se tornem tensos.

Devido à sua reputação positiva, muitos turistas viajam para a Dinamarca em busca do hygge. Eles visitam o Parque Tivoli Gardens durante os ensolarados verões ou desfrutam de passeios relaxantes pelas praias da Costa Oeste de Jutland.

No entanto, viver o hygge vai muito além dessas experiências turísticas. Envolve principalmente a companhia de amigos e familiares em ambientes nostálgicos e reconfortantes.

Leia mais: 4 cidades mais baratas do mundo para morar: nem vai acreditar!

Como posso experimentar o hygge?

É preciso ir à Dinamarca para viver o hygge? Certamente é possível experimentar o hygge em outros lugares e ambientes, como vivendo momentos com a família, saindo da rotina estressante ou até mesmo tomando um café com um velho amigo.

O hygge transcende as fronteiras da Dinamarca, sendo até mesmo implementado em produtos, como livros sobre a temática, além de agasalhos super confortáveis, velas extremamente relaxantes dentre outros utensílios produzidos em cima desse conceito.

Gostou de descobrir o Segredo para a felicidade? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também