Brazil Greece

»

»

4 erros no check-in do hotel que você não pode cometer

Qual desses erros você já cometeu, ou ainda comete?
| Em 28/10/2024 às 12:24
Freepik.

Quando viajamos, tentamos pensar em tudo. Documentos, malas, planejar o tempo para chegar ao aeroporto… Mas, raramente nos atentamos aos trâmites da hospedagem. E não, não estamos falando do voucher e conferência de datas. Mas, de alguns erros no check-in do hotel que são fáceis de evitar e até aceleram a acomodação. Mais do que isso, evitam transtornos na saída.

Ah, e falando em saída, que tal darmos uma olhadinha também em alguns errinhos que costumamos cometer no check-out?

Leia mais: 5 destinos de viagem que já não cabem no bolso da classe média

Erros no check-in do hotel que você não deveria cometer

1. Não perguntar sobre as taxas adicionais

Aliás, aqui está um dos erros que cometemos antes mesmo do check-in! Mais ainda, no ato da reserva. Inicialmente, nos atentamos ao preço final da hospedagem, ou seja, valor total das diárias, além de impostos.

No entanto, muitas cidades, principalmente na Europa, cobram a taxa turística. O valor varia conforme o local e é pago direto na chegada. Mas, como muita gente não se atenta à mensagem enquanto reserva, acaba pega de surpresa.

Além disso, há outras adicionais, como “taxas de resort”, cada vez mais comuns. Então, vale perguntar na recepção assim que chegar e não cair em um dos erros no check-in do hotel mais comuns.

Leia mais: Abóbora: conheça o fruto que os indígenas descobriram e que tem nome grego

2. Não pedir check-in antecipado ou check-out tardio

Ainda que nos programemos, nem sempre dá para acertar quando vamos chegar ao hotel. Ademais, boa parte deles ainda trabalha com horários fixos de check-in e check-out.

Logo, uma dica é pedir o check-in antecipado, mesmo que tenha que pagar uma taxa extra. Isso te permite entrar mais cedo no quarto, deixar suas coisas, tomar um banho e curtir melhor o seu primeiro dia.

No entanto, há também horários certos para sair do quarto, a fim de que ele seja limpo para a pessoa seguinte. Sendo assim, um dos erros no check-in do hotel é não perguntar sobre o check-out. E, também, a possibilidade de um late check-out ou, sair mais tarde.

Acredite, ganhar um tempinho a mais na saída ajuda muito. Principalmente, não precisar guardar a mala em um escritório.

3. Não pedir quartos conforme sua necessidade é um dos erros no check-in do hotel mais comuns

Você pode se hospedar em plena Manhattan no Ano Novo, sempre tem direito de pedir um quarto conforme suas necessidades de sono. Afinal, este é o momento de descansar e relaxar.

Sendo assim, caso seus hábitos de sono determinem o tipo de quarto que você estará mais feliz, fale assim que chegar. Peça, por exemplo, um quarto mais afastado do elevador, em andar alto ou, pelo menos, longe da rua mais movimentada.

Mas, quer outra dica? Para garantir que seu pedido seja atendido, faça essas solicitações assim que reservar. Deste modo, o hotel se programa na noite anterior à sua chegada.

Leia mais: Dark tourism: a nova tendência que mudará a indústria do turismo

4. Esquecer de fazer uma varredura final do quarto

Este não é um dos erros no check-in do hotel, mas de check-out. Mas, vale tê-lo em mente desde o momento que chegar.

Você já parou antes de sair de casa e sussurrou: “Carteira, telefone, chaves” para si? Se não, mas está constantemente sem saber onde estão seus pertences pessoais, pode ser uma boa hora para começar.

O mesmo princípio se aplica quando você está fazendo check-out de um quarto de hotel. Sendo assim, faça uma lista mental e, em seguida, uma varredura antes de sair.

Olhe em cada armário, tomada, debaixo da cama, frigobar, sob os lençóis… enfim, todo canto da acomodação. Embora o hotel tenha o dever de enviar itens esquecidos, a taxa para isso pode ser bem alta.

Anotou todos os erros no check-in do hotel que você precisa evitar? Lembra de mais algum que não listamos? Compartilhe suas experiências com a gente!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

Ir a um restaurante é muito mais do que sair para comer. Para algumas pessoas, essa experiência envolve atenção aos mínimos detalhes: o clima do ambiente, as reações das pessoas à mesa, o comportamento dos funcionários. Esses pequenos gestos e percepções revelam algo...

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

Viajar vai muito além de arrumar a mala. É organizar documentos, passagens, hospedagem, câmbio e, claro, pensar na saúde e segurança. Mesmo com tudo em ordem, alguns destinos continuam sendo um desafio, não só pela burocracia, mas também por regras rígidas, contextos...

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Para muita gente, chorar durante um filme ainda é visto como algo vergonhoso, exagerado ou “dramático demais”. Não faltam comentários como “é só um filme” ou “não precisa se emocionar tanto”. Mas a psicologia aponta numa direção bem diferente: as lágrimas que aparecem...

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

O ator Matthew Perry, eternizado como Chandler Bing na série Friends, faleceu no dia 28 de outubro de 2023, aos 54 anos. A notícia deixou milhões de fãs em todo o mundo de luto, não somente por perderem um dos rostos mais queridos da televisão, mas por acompanharem,...

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Desde tempos antigos, muitas tradições espirituais acreditam que não estamos sozinhos. Cada pessoa nasceria sob a proteção de uma força luminosa, um guia que acompanha nossos passos e fortalece nossa jornada. No cristianismo, e também em várias correntes esotéricas,...

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Você está andando pela rua, fones nos ouvidos, curtindo sua música favorita. De repente, sente os pelos dos braços se levantarem. Não há vento, nem frio, nem nada de assustador à vista. O que será que acabou de acontecer? O arrepio é uma reação simples à primeira...

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Entre tantas tendências de nail art que aparecem nas redes sociais, uma em especial tem chamado atenção pela simplicidade e sofisticação: as unhas baby boomer. Diferente das decorações chamativas ou cheias de cores, esse estilo aposta em algo mais sutil, um visual...

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

0 comentários