Brazil Greece

»

»

4 erros no check-in do hotel que você não pode cometer

Qual desses erros você já cometeu, ou ainda comete?
| Em 28/10/2024 às 12:24
Freepik.

Quando viajamos, tentamos pensar em tudo. Documentos, malas, planejar o tempo para chegar ao aeroporto… Mas, raramente nos atentamos aos trâmites da hospedagem. E não, não estamos falando do voucher e conferência de datas. Mas, de alguns erros no check-in do hotel que são fáceis de evitar e até aceleram a acomodação. Mais do que isso, evitam transtornos na saída.

Ah, e falando em saída, que tal darmos uma olhadinha também em alguns errinhos que costumamos cometer no check-out?

Leia mais: 5 destinos de viagem que já não cabem no bolso da classe média

Erros no check-in do hotel que você não deveria cometer

1. Não perguntar sobre as taxas adicionais

Aliás, aqui está um dos erros que cometemos antes mesmo do check-in! Mais ainda, no ato da reserva. Inicialmente, nos atentamos ao preço final da hospedagem, ou seja, valor total das diárias, além de impostos.

No entanto, muitas cidades, principalmente na Europa, cobram a taxa turística. O valor varia conforme o local e é pago direto na chegada. Mas, como muita gente não se atenta à mensagem enquanto reserva, acaba pega de surpresa.

Além disso, há outras adicionais, como “taxas de resort”, cada vez mais comuns. Então, vale perguntar na recepção assim que chegar e não cair em um dos erros no check-in do hotel mais comuns.

Leia mais: Abóbora: conheça o fruto que os indígenas descobriram e que tem nome grego

2. Não pedir check-in antecipado ou check-out tardio

Ainda que nos programemos, nem sempre dá para acertar quando vamos chegar ao hotel. Ademais, boa parte deles ainda trabalha com horários fixos de check-in e check-out.

Logo, uma dica é pedir o check-in antecipado, mesmo que tenha que pagar uma taxa extra. Isso te permite entrar mais cedo no quarto, deixar suas coisas, tomar um banho e curtir melhor o seu primeiro dia.

No entanto, há também horários certos para sair do quarto, a fim de que ele seja limpo para a pessoa seguinte. Sendo assim, um dos erros no check-in do hotel é não perguntar sobre o check-out. E, também, a possibilidade de um late check-out ou, sair mais tarde.

Acredite, ganhar um tempinho a mais na saída ajuda muito. Principalmente, não precisar guardar a mala em um escritório.

3. Não pedir quartos conforme sua necessidade é um dos erros no check-in do hotel mais comuns

Você pode se hospedar em plena Manhattan no Ano Novo, sempre tem direito de pedir um quarto conforme suas necessidades de sono. Afinal, este é o momento de descansar e relaxar.

Sendo assim, caso seus hábitos de sono determinem o tipo de quarto que você estará mais feliz, fale assim que chegar. Peça, por exemplo, um quarto mais afastado do elevador, em andar alto ou, pelo menos, longe da rua mais movimentada.

Mas, quer outra dica? Para garantir que seu pedido seja atendido, faça essas solicitações assim que reservar. Deste modo, o hotel se programa na noite anterior à sua chegada.

Leia mais: Dark tourism: a nova tendência que mudará a indústria do turismo

4. Esquecer de fazer uma varredura final do quarto

Este não é um dos erros no check-in do hotel, mas de check-out. Mas, vale tê-lo em mente desde o momento que chegar.

Você já parou antes de sair de casa e sussurrou: “Carteira, telefone, chaves” para si? Se não, mas está constantemente sem saber onde estão seus pertences pessoais, pode ser uma boa hora para começar.

O mesmo princípio se aplica quando você está fazendo check-out de um quarto de hotel. Sendo assim, faça uma lista mental e, em seguida, uma varredura antes de sair.

Olhe em cada armário, tomada, debaixo da cama, frigobar, sob os lençóis… enfim, todo canto da acomodação. Embora o hotel tenha o dever de enviar itens esquecidos, a taxa para isso pode ser bem alta.

Anotou todos os erros no check-in do hotel que você precisa evitar? Lembra de mais algum que não listamos? Compartilhe suas experiências com a gente!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

0 comentários