Quando viajamos, tentamos pensar em tudo. Documentos, malas, planejar o tempo para chegar ao aeroporto… Mas, raramente nos atentamos aos trâmites da hospedagem. E não, não estamos falando do voucher e conferência de datas. Mas, de alguns erros no check-in do hotel que são fáceis de evitar e até aceleram a acomodação. Mais do que isso, evitam transtornos na saída.
Ah, e falando em saída, que tal darmos uma olhadinha também em alguns errinhos que costumamos cometer no check-out?
Leia mais: 5 destinos de viagem que já não cabem no bolso da classe média
Erros no check-in do hotel que você não deveria cometer
1. Não perguntar sobre as taxas adicionais
Aliás, aqui está um dos erros que cometemos antes mesmo do check-in! Mais ainda, no ato da reserva. Inicialmente, nos atentamos ao preço final da hospedagem, ou seja, valor total das diárias, além de impostos.
No entanto, muitas cidades, principalmente na Europa, cobram a taxa turística. O valor varia conforme o local e é pago direto na chegada. Mas, como muita gente não se atenta à mensagem enquanto reserva, acaba pega de surpresa.
Além disso, há outras adicionais, como “taxas de resort”, cada vez mais comuns. Então, vale perguntar na recepção assim que chegar e não cair em um dos erros no check-in do hotel mais comuns.
Leia mais: Abóbora: conheça o fruto que os indígenas descobriram e que tem nome grego
2. Não pedir check-in antecipado ou check-out tardio
Ainda que nos programemos, nem sempre dá para acertar quando vamos chegar ao hotel. Ademais, boa parte deles ainda trabalha com horários fixos de check-in e check-out.
Logo, uma dica é pedir o check-in antecipado, mesmo que tenha que pagar uma taxa extra. Isso te permite entrar mais cedo no quarto, deixar suas coisas, tomar um banho e curtir melhor o seu primeiro dia.
No entanto, há também horários certos para sair do quarto, a fim de que ele seja limpo para a pessoa seguinte. Sendo assim, um dos erros no check-in do hotel é não perguntar sobre o check-out. E, também, a possibilidade de um late check-out ou, sair mais tarde.
Acredite, ganhar um tempinho a mais na saída ajuda muito. Principalmente, não precisar guardar a mala em um escritório.
3. Não pedir quartos conforme sua necessidade é um dos erros no check-in do hotel mais comuns
Você pode se hospedar em plena Manhattan no Ano Novo, sempre tem direito de pedir um quarto conforme suas necessidades de sono. Afinal, este é o momento de descansar e relaxar.
Sendo assim, caso seus hábitos de sono determinem o tipo de quarto que você estará mais feliz, fale assim que chegar. Peça, por exemplo, um quarto mais afastado do elevador, em andar alto ou, pelo menos, longe da rua mais movimentada.
Mas, quer outra dica? Para garantir que seu pedido seja atendido, faça essas solicitações assim que reservar. Deste modo, o hotel se programa na noite anterior à sua chegada.
Leia mais: Dark tourism: a nova tendência que mudará a indústria do turismo
4. Esquecer de fazer uma varredura final do quarto
Este não é um dos erros no check-in do hotel, mas de check-out. Mas, vale tê-lo em mente desde o momento que chegar.
Você já parou antes de sair de casa e sussurrou: “Carteira, telefone, chaves” para si? Se não, mas está constantemente sem saber onde estão seus pertences pessoais, pode ser uma boa hora para começar.
O mesmo princípio se aplica quando você está fazendo check-out de um quarto de hotel. Sendo assim, faça uma lista mental e, em seguida, uma varredura antes de sair.
Olhe em cada armário, tomada, debaixo da cama, frigobar, sob os lençóis… enfim, todo canto da acomodação. Embora o hotel tenha o dever de enviar itens esquecidos, a taxa para isso pode ser bem alta.
Anotou todos os erros no check-in do hotel que você precisa evitar? Lembra de mais algum que não listamos? Compartilhe suas experiências com a gente!
0 comentários