4 melhores graduações para quem quer fazer concurso público

Estas formações de nível superior vão para além do Direito, e são ideais para quem quer seguir carreira pública

Um dos primeiros passos para a realização de um sonho é o planejamento. Nesse sentido, muitos sonham em seguir alguma carreira pública, mas poucos fazem ideia de quais as melhores graduações para prestar concurso público, o que pode dificultar a trajetória.

Então, se você deseja alcançar a aprovação em um certame e já está se preparando para que isso ocorra em breve, veja esta lista contendo as principais formações de cursos superiores, visando o âmbito de carreiras públicas.

Cursos de nível superior ideais para concursos públicos

As graduações listadas a seguir, na maioria dos editais de certames federais, estaduais ou municipais, costumam ter maior número de solicitações. Confira:

1. Licenciatura

A área da educação costuma ser bastante agitada em termos de provas para cargos de atuação em escolas da rede municipal ou estadual. Então, caso identifique-se com a atividade de lecionar aulas, essa formação pode ser a ideal para você.

As opções de disciplinas são diversas, como filosofia, sociologia, história, geografia, ciências biológicas, química, física, educação física e matemática.

Cada uma trata sobre diferentes áreas do conhecimento, como ciências exatas ou humanas, e têm duração de 4 anos.

LEIA MAIS: Sente-se distraído? 4 truques para recuperar o foco e voltar à linha

2. Letras

Outra graduação que possibilita atuar lecionando aulas em escolas estaduais ou municipais é o curso de Letras, que também possui duração de 4 anos.

Seja para o cargo de professor de espanhol, inglês ou língua portuguesa, há diversos editais que têm como requisito o diploma em Letras.

3. Enfermagem

Além da área da educação, a área da saúde também oferece diversas oportunidades para aqueles que desejam trabalhar visando o bem-estar e a saúde da população. Como você pôde notar, ramos de atividades essenciais, como saúde e educação, são promissores.

Neste caso, aqueles graduados em Enfermagem, curso que possui duração de 5 anos, podem prestar provas para concorrer a vagas de trabalho em hospitais municipais e, também, estaduais.

Não obstante, ambulatórios, creches, unidades básicas de saúde e clínicas também necessitam sempre de profissionais especializados em enfermagem.

LEIA MAIS: Como estudar em Harvard de forma GRATUITA?

4. Gestão Pública

Fazendo jus ao seu título, a formação em Gestão Pública é voltada para a atuação nas instituições do governo, em todas as esferas. O que chama a atenção é o curto prazo para formação: somente 2 anos.

Outra vantagem em optar por essa graduação é que várias disciplinas estudadas durante o curso de Gestão Pública são requisitadas em editais de diversas provas públicas.

Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!

você pode gostar também