Cássia Eller cantou e o segundo sol, finalmente, parecer ter chegado! A onda de calor que passa pelo país faz com que os termômetros alcancem temperaturas recordes. O pior é que isso não afeta as atividades do dia, mas atrapalha bastante o sono. Por isso, trouxemos dicas de especialistas de como dormir melhor no calor.
Só para ter uma ideia, a qualidade do sono piora de 11% a 24% com o aumento das temperaturas, tanto internas quanto externas. Isso acontece porque há uma sincronia entre sono e temperatura corporal que, juntos, respeitam o ciclo de 24 horas. Ou seja, para você adormecer, primeiro o corpo precisa ir esfriando até chegar a um equilíbrio.
Deste modo, se a temperatura externa é alta, consequentemente aumenta também a interna. Por isso, a dificuldade em dormir. Inclusive porque o corpo faz um esforço maior para ir dissipando o calor. Assim, a gente precisa dar uma ajudinha para, enfim, dormir melhor no calor.
Tomar uma ducha antes de se deitar ajuda a dormir melhor no calor
Uma das melhores dicas para ajudar o sono com esse calorão! O banho reduz a temperatura corporal e, assim, a pessoa sente menos calor antes de dormir. Mas, não vale aquela ducha pegando fogo, hein?
Manter as janelas abertas
Outra dica para dormir melhor no calor é, se possível, ventilar o quarto deixando as janelas abertas. Se, por outro lado, residir em um ambiente que não o permita, aposte no ventilador ou ar condicionado.
É o caso de locais onde haja pernilongos. Impossível dormir com aquele zumbido irritante no ouvido, né? Uma alternativa, então, é usar telas ou mosqueteiros.
Leia mais: 5 pesadelos mais comuns e os seus significados: já teve algum deles?
Uma das dicas para dormir melhor no calor é usar roupas mais leves
Pijamas de tecidos fresquinhos ou mesmo roupas íntimas são ideais para as noites quentes. Portanto, aposente, momentaneamente, o moletom.
Beba bastante líquido!
Parece óbvio, mas não custa lembrar: a hidratação é imprescindível nos dias de calor (e nos outros, também)! No entanto, beber água fria antes de se deitar ajuda ainda mais a reduzir a temperatura corporal.
Preserve a umidade ambiente
Uma das principais consequências do calor é, inegavelmente, a baixa umidade. Por isso, mantenha a do quarto colocando toalhas molhadas ou recipientes com água. Isso ajuda principalmente quem já tem problemas respiratórios.
Leia mais: 5 dicas para economizar energia sem abrir mão do ar-condicionado
Evitar exercícios físicos à noite ajuda bastante a dormir melhor no calor
Se a ideia é reduzir a temperatura corporal, logo, exercitar-se antes de dormir não é a melhor indicação. Neste sentido, tente praticar seus exercícios mais cedo e, perto de se deitar, opte por atividades mais relaxantes. Por exemplo, ouvir música ou ler.
Contudo, se costuma assistir série pelo celular, computador ou tablet, é bom mudar esses hábitos. Os aparelhos emitem a luz azul que, a princípio, aumenta a temperatura.
A gente sabe que as temperaturas atrapalham o sono, mas com essas dicas, pode ser mais fácil dormir melhor, mesmo no calor.
0 comentários