Muitas vezes optamos por viagens nacionais simplesmente pelo medo de explorar o novo. Novas línguas, novas culturas e, também, a necessidade de passaporte. Porém, há alguns países em que os brasileiros não precisam de passaporte para entrar. Na verdade, são geralmente aqueles que fazem parte do Mercosul ou que têm acordos bilaterais de livre circulação com o Brasil.
Por isso, para você que sonha em viajar para fora, mas ainda não tem o seu passaporte, preparamos esse artigo para você! Confira!
Países em que os brasileiros não precisam de passaporte para viajar
Argentina
Antes de mais nada, o primeiro país não poderia ser outro. Na verdade, é um destino comum devido à sua economia e ao fato de o real ainda ser muito valorizado em relação à moeda local. Além disso, os brasileiros podem entrar na Argentina apenas com a Carteira de Identidade (RG) válida. Então, isso facilita bastante as viagens entre os dois países, já que não há necessidade de solicitar um passaporte.
Uruguai
Também fazendo parte da América do Sul, da mesma forma que na Argentina, os brasileiros podem entrar no Uruguai só com o seu RG. Você sabia dessa? Bem, essa facilidade de entrada promove o turismo entre os dois países e simplifica os procedimentos de viagem.
Leia mais: Viagem zen! 5 destinos perfeitos para seu descanso mental
Paraguai
Famoso por ser um lugar de compras baratas, esse é mais um país em que brasileiros podem entrar usando somente a sua Carteira de Identidade, sem passaporte. Além disso, os brasileiros costumam ir ao Paraguai para conhecer cidades fronteiriças como Ciudad del Este, sem a necessidade de passar por processos burocráticos de emissão de passaporte.
Bolívia
Por fim, a Bolívia é mais um país em que é possível entrar apenas com o RG. Ou seja, é uma ótima oportunidade para quem deseja explorar destinos turísticos como Sucre, La Paz e Salar de Uyuni.
Outros países em que brasileiros não precisam de passaporte
- Peru
- Venezuela
- Equador
- Chile
Leia mais: 15 patrimônios da humanidade na Grécia lindos e de cair o queixo
Por que visitar esses países?
Bem, o motivo principal para visitar um desses lugares é a facilidade de viagem. Não ter que obter um passaporte simplifica significativamente o processo de planejamento de viagens, especialmente para destinos próximos. Além disso, solicitar e renovar um passaporte pode ser caro. Então, não precisar de um passaporte elimina esses custos adicionais.
Sem contar que não ter que apresentar um passaporte pode acelerar os procedimentos de imigração e reduzir o tempo de espera nas fronteiras. Também, a facilidade de entrada incentiva o turismo entre os países, beneficiando as economias locais e fortalecendo os laços culturais e econômicos entre as nações.
No entanto, é importante ressaltar que, embora os brasileiros não precisem de passaporte para entrar nesses países, ainda é necessário observar e cumprir outros requisitos de entrada. Portanto, sempre confira a documentação necessária para entrar no país antes de planejar a sua viagem. Não se esqueça de que essa papelada não se resume apenas a passaportes.
0 comentários