Quando falamos sobre a origem de palavras e expressões, muitas vezes nos deparamos com histórias interessantes e curiosas. Inclusive, uma das palavras mais utilizadas no mundo atualmente é “OK”. Mas será que essa palavra tem origem grega, como algumas pessoas afirmam?
De acordo com algumas teorias, a origem do termo “OK” remonta ao século XIX, nos Estados Unidos. No entanto, há também a ideia de que essa palavra tenha raízes na língua grega. Vamos explicar essa teoria e entender melhor essa possível relação.
A palavra “ok” veio do grego?
Segundo a teoria que relaciona o “OK” com a língua grega, a palavra teria surgido a partir da expressão “όλα καλά” (óla kalá), que significa “tudo bem” ou “está tudo certo”. Além disso, de acordo com a teoria, essa expressão chegou aos os Estados Unidos devido a imigrantes gregos. Então, ao longo do tempo, transformou-se na forma abreviada “OK”. No entanto, é importante ressaltar que não há consenso entre os estudiosos e linguistas sobre essa relação.
Leia mais:
- Mente espartana: 3 dicas dos ‘300’ para ter sucesso nos negócios
- 4 letras que sumiram do alfabeto grego: veja o que aconteceu
A controvérsia e outras teorias
Apesar da teoria da origem grega do “OK” ser interessante, é importante mencionar que há outras teorias que explicam a origem dessa palavra de forma diferente.
Por exemplo, uma das primeiras aparições documentadas do acrônimo “OK” ocorreu em 23 de março de 1839, no jornal “Boston Morning Post”. Assim, acredita-se que a expressão, na época, representava de maneira jocosa a frase “Oll Korrect”, uma grafia alternativa para “All Correct”, que significa “tudo está correto”.
Além disso, outras teorias sugerem que o “OK” surgiu de outras línguas ou culturas. Por exemplo, na língua Choctaw, nativa americana, “okeh” significava “sim”. Também existe a hipótese de que a expressão tenha origens africanas e que os escravos a trouxeram para os EUA.
Além disso, uma teoria alternativa relaciona “OK” ao finlandês “oikea” (correto), e até à língua mandinga africana “O ke” (certamente).
Por fim, além dessas origens linguísticas, a expressão “OK” também tem uma forte conexão com a história política dos Estados Unidos. Em 1840, durante a campanha presidencial de Martin Van Buren, apelidado de Old Kinderhook, o termo “OK” foi seu slogan. Ele não ganhou a eleição, mas o uso de “OK” na campanha contribuiu para a popularização da expressão.
Ou seja, embora a teoria da origem grega do “OK” seja interessante, é importante ressaltar que não há consenso entre os estudiosos e linguistas sobre essa relação. De qualquer forma, a palavra “OK” é comum hoje em dia em diversos idiomas e culturas, e sua origem exata ainda é motivo de debate. Seja qual for a sua origem, o “OK” é uma palavra que faz parte do nosso vocabulário cotidiano e assim deve permanecer.
0 comentários