Todo mundo sabe como as árvores são fundamentais para o meio ambiente. Afinal, oferecem uma série de benefícios, desde a produção de alimentos até a qualidade do ar. Neste sentido você, com certeza, já deve saber que existem árvores que não dão frutos, né? Mas, entende por que isso ocorre?
Embora não produzam frutos, estas espécies, a exemplo das coníferas, são igualmente lindas e importantes para a indústria e, sobretudo, a natureza. Além da madeira durável e resistente, suas folhas oferecem abrigo para os animais ao longo do ano. Assim, são elementos importantes para os ecossistemas florestais.
Por outro lado, algumas espécies de gimnospermas, como pinheiros e abetos, são apreciadas pelo aroma e beleza ornamental. Como não se encantar com uma fileira deles ao longo de uma estrada, por exemplo? Por isso, suas folhas em forma de agulha e pinhas os colocam como preferências no paisagismo. Então, vamos aprender um pouco mais sobre estas espécies?
Leia mais: Onde fica e como é morar na casa mais isolada do mundo?
Como são as árvores que não dão frutos?
A princípio, as coníferas e gimnospermas são as espécies mais populares de árvores que não geram frutos. Mas, como veremos, existem outras igualmente notáveis, cada uma com suas próprias características.
As gimnospermas são conhecidas pelo tamanho gigantesco e, geralmente, se dão melhor com climas mais frios e temperados. Por isso, é tão comum vê-las na região Sul do Brasil, além de florestas dos Estados Unidos, Canadá e algumas partes da Europa. Porém, existe uma peculiaridade interessante: apenas de não produzirem frutos, possuem sementes.
Além disso, seus troncos e raízes robustos têm uma estabilidade impressionante, enquanto a casca grossa e fissurada confere uma beleza singular. Tanto que, com seus ramos sempre verdes, essas espécies mantêm sua exuberância durante todo o ano. Por outro lado, as flores são um pouco menos vistosas, justamente por não haver a polinização para a produção de frutos.
Logo, em vez de frutas, essas plantas desenvolvem pinhas ou cones. Isso vai depender da espécie, o que demonstrando a eficiência da natureza na conservação de energia e recursos.
Leia mais: Maior trilha aquática do Brasil é a dica para sua próxima viagem
Tipos mais comuns das árvores que não dão frutos
Além das coníferas e gimnospermas, o Clarin trouxe uma lista das árvores mais comuns que não produzem frutos, bem como uma breve descrição de cada uma. Dá uma olhada:
Coníferas ou Pinófitos
Este grupo inclui árvores como pinheiros, abetos e cedros, conhecidos por sua estrutura sem frutos. As coníferas são emblemáticas por suas folhas em forma de agulha e presença predominante em muitas paisagens florestais.
Cycas, cicadas ou cicadófitos
Inicialmente, um dos exemplos mais representativos desse grupo, sobretudo porque compreende mais de 350 espécies. Essas plantas, que lembram palmeiras em sua aparência, se destacam pela falta de frutos e distribuição em diversos habitats tropicais.
Ginkgófitos estão entre as árvores que não dão frutos
Como o próprio nome já deve te sugerir, este é um grupo que tem o Ginkgo biloba, ou nogueira-do-japão, como membro mais simbólico. Infelizmente, outras espécies existiram, mas foram extintas. Além de sua beleza estética, o Ginkgo biloba é conhecido por suas propriedades medicinais.
Gnetófitos ou gnetum
Ao contrário das coníferas, os Gnetum se desenvolvem como trepadeiras ou pequenos arbustos. Ademais, são mais comuns em climas tropicais e desertos.
Leia mais: Cidade fantasma abandonada custou US$ 200 milhões e parece a Disney
Por que minha árvore não tem frutos?
Além das espécies que naturalmente não são frutíferas, mesmo uma árvore que, normalmente, produziria frutos pode enfrentar circunstâncias que a impeçam. Logo, é importante ter atenção a algumas dessas razões:
- Idade: a princípio, algumas espécies precisam atingir uma certa maturidade antes de começar a produzir frutos regularmente.
- Poda inadequada ou no momento incorreto: a prática pode afetar a formação dos frutos ao interferir no crescimento de novos galhos ou na distribuição de nutrientes. Por isso, o ideal é contar com apoio especializado.
- Doenças ou pragas: um dos motivos para árvores que não dão frutos, pois afetam a saúde da planta.
- Fatores genéticos: por exemplo, a variedade da planta, podem influenciar sua capacidade de produzir frutos.
Além disso, a falta de polinização cruzada em determinadas espécies pode ser outra causa da ausência de frutos. Por fim, o estresse ambiental prolongado, como seca ou exposição a contaminantes, afeta negativamente a capacidade da planta de produzir frutos.
0 comentários