O Brasil se consolida como referência global em educação superior, com 22 cursos de graduação entre os 50 melhores do mundo, segundo o prestigiado ranking QS World University Rankings 2024. Desse modo, esse resultado coloca o país na liderança da América Latina e demonstra a excelência das instituições brasileiras em diversas áreas do conhecimento.
Principais destaques brasileiros
A área de odontologia se destaca como um dos grandes trunfos do Brasil, com quatro universidades brasileiras classificadas entre as 50 melhores do mundo. A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking nacional, ocupando a 13ª posição, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 23º lugar, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 36º e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 50º.
Outro curso que se destaca no cenário nacional é a engenharia de petróleo, com três faculdades brasileiras entre as 50 melhores do mundo. Sendo assim, a Unicamp ocupa a 22ª posição, seguida pela USP em 24º e pela UFRJ em 42º.
Leia mais: Qual estado brasileiro tem mais superdotados? Veja o ranking!
Metodologia do ranking dos melhores cursos de graduação do mundo
Para a elaboração do ranking QS World University Rankings, foram avaliados mais de 16,4 mil programas de graduação em mais de 1.500 universidades de 96 países.
Nesse sentido, os programas foram agrupados em 55 disciplinas, equivalentes às graduações no Brasil, em cinco áreas do conhecimento: artes e humanidades, engenharia e tecnologia, ciências da vida, ciências naturais e ciências sociais.
No Brasil, 309 graduações de 28 universidades foram avaliadas. No entanto, os indicadores utilizados para a classificação incluem reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, proporção de professores por aluno e corpo docente com PhD. Além disso, há a inclusão da avaliação de pesquisas, como rede internacional de pesquisa, citação por artigo, artigos por instituição e alcance na internet.
Leia mais: Quem faz, larga? 8 cursos com mais desistência, segundo estudo
USP é a líder do ranking brasileiro
A USP (Universidade de São Paulo) se estabelece como a líder nacional no ranking, com um total de 44 cursos de graduação entre os 100 mais destacados globalmente. Dessa maneira, esse número representa quase cinco vezes mais do que sua principal concorrente, a Unicamp, que possui 9 cursos no top 100. Afinal, a USP já havia sido a melhor classificada no estudo anterior.
Leia mais: Até US$ 132.000! 6 carreiras mais bem pagas para estrangeiro na Europa
Liderança global
As universidades de Harvard e do MIT, ambas nos Estados Unidos, lideram o ranking global, ocupando o primeiro lugar em 19 e 11 cursos, respectivamente. Ademais, o Reino Unido se destaca como o segundo país com mais instituições no topo, com a Universidade de Oxford liderando em quatro cursos.
0 comentários