Brazil Greece

»

»

Pesquisa de 75 anos de Harvard revela o que traz felicidade

| Em 25/04/2024 às 16:20
Freepik.

A busca em saber o que traz felicidade é um enigma que intriga a humanidade há séculos. Mas será que a chave para uma vida plena está mesmo nas riquezas, no reconhecimento ou no amor?

Para responder a essa pergunta importante, a Universidade de Harvard embarcou em um estudo épico que durou 75 anos, finalizado em 2016, acompanhando a vida de mais de 700 homens desde sua adolescência.

Iniciada em 1938, a pesquisa acompanhou homens de diversas origens socioeconômicas, desde moradores de bairros pobres de Boston até estudantes da própria Harvard.

Ao longo de décadas, os pesquisadores monitoraram suas satisfações e tristezas, saúde física e mental, e até mesmo as relações com seus filhos e companheiros.

Leia mais: 4 signos que usam o humor para expressar o seu amor

E o que traz felicidade? Veja o que o estudo descobriu!

Os resultados desafiaram crenças populares: nem o dinheiro, nem a notoriedade, nem o êxito na carreira se mostraram ingredientes essenciais para a felicidade.

Ao contrário, o estudo revelou que a chave para uma vida plena reside em algo muito mais simples: relacionamentos fortes e saudáveis.

Isso porque, os participantes que cultivaram laços fortes com amigos, familiares e parceiros românticos viveram vidas mais longas e saudáveis, independentemente de sua situação financeira ou status social.

A solidão, por outro lado, se mostrou um fator prejudicial à saúde física e mental, levando a um humor mais negativo e até mesmo à redução da expectativa de vida.

Leia mais: 6 coisas que destroem o seu relacionamento aos poucos sem você notar

Mas… quantidade não é qualidade

Entretanto, a quantidade de relacionamentos não é o que importa. Visto que o estudo indica que a qualidade das conexões é o fator determinante quando o assunto é o que traz felicidade.

Portanto, manter relacionamentos saudáveis, mesmo em menor número, é mais benéfico para a felicidade do que ter muitos contatos superficiais.

Dessa forma, laços fortes e significativos são o que parecem contribuir para a alegria e uma vida mais longa e saudável.

A boa notícia é que nunca é tarde para investir em seus relacionamentos. Então, seja fortalecendo laços existentes ou construindo novas conexões, a ciência comprova que essa é a chave para a felicidade e pode estar mais próxima do que você imagina.

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

0 comentários