A busca em saber o que traz felicidade é um enigma que intriga a humanidade há séculos. Mas será que a chave para uma vida plena está mesmo nas riquezas, no reconhecimento ou no amor?
Para responder a essa pergunta importante, a Universidade de Harvard embarcou em um estudo épico que durou 75 anos, finalizado em 2016, acompanhando a vida de mais de 700 homens desde sua adolescência.
Iniciada em 1938, a pesquisa acompanhou homens de diversas origens socioeconômicas, desde moradores de bairros pobres de Boston até estudantes da própria Harvard.
Ao longo de décadas, os pesquisadores monitoraram suas satisfações e tristezas, saúde física e mental, e até mesmo as relações com seus filhos e companheiros.
Leia mais: 4 signos que usam o humor para expressar o seu amor
E o que traz felicidade? Veja o que o estudo descobriu!
Os resultados desafiaram crenças populares: nem o dinheiro, nem a notoriedade, nem o êxito na carreira se mostraram ingredientes essenciais para a felicidade.
Ao contrário, o estudo revelou que a chave para uma vida plena reside em algo muito mais simples: relacionamentos fortes e saudáveis.
Isso porque, os participantes que cultivaram laços fortes com amigos, familiares e parceiros românticos viveram vidas mais longas e saudáveis, independentemente de sua situação financeira ou status social.
A solidão, por outro lado, se mostrou um fator prejudicial à saúde física e mental, levando a um humor mais negativo e até mesmo à redução da expectativa de vida.
Leia mais: 6 coisas que destroem o seu relacionamento aos poucos sem você notar
Mas… quantidade não é qualidade
Entretanto, a quantidade de relacionamentos não é o que importa. Visto que o estudo indica que a qualidade das conexões é o fator determinante quando o assunto é o que traz felicidade.
Portanto, manter relacionamentos saudáveis, mesmo em menor número, é mais benéfico para a felicidade do que ter muitos contatos superficiais.
Dessa forma, laços fortes e significativos são o que parecem contribuir para a alegria e uma vida mais longa e saudável.
A boa notícia é que nunca é tarde para investir em seus relacionamentos. Então, seja fortalecendo laços existentes ou construindo novas conexões, a ciência comprova que essa é a chave para a felicidade e pode estar mais próxima do que você imagina.
0 comentários