A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 promete ser impressionante. Nas águas reluzentes do Sena, uma pequena frota de barcaças transportará cerca de 10.000 atletas até os “pés” da Torre Eiffel, enquanto nas margens do rio, ao longo de uma rota de aproximadamente 6 quilômetros, cerca de 500.000 pessoas estarão aplaudindo o maior evento esportivo do mundo.
No entanto, se você pretende comprar um dos 100.000 ingressos para garantir um lugar na “festa real” nas primeiras filas, desejamos boa sorte, pois estão quase esgotados. Ainda assim, restam alguns, que custam 2.700 euros cada!
Leia mais: O carro da Toyota que recebeu seu nome da mitologia grega, um grego conta
Quanto custam os ingressos para os esportes mais populares dos Jogos Olímpicos?
No programa esportivo, os ingressos para um esporte olímpico popular, como o salto masculino de 10 metros, estão disponíveis apenas como parte de pacotes de férias especiais e começam em 875 euros. Para garantir um lugar na final da ginástica artística feminina, que também é muito popular entre o público dos Jogos Olímpicos, você pagará 1.799 euros.
Os organizadores da Olimpíada de Paris colocaram a fasquia alta para os – como eles próprios declararam – “Jogos do Povo”, prometendo tornar o evento esportivo mais emblemático do mundo acessível a todos.
No entanto, você deve estar preparado para gastar bastante, pois antes mesmo de a chama olímpica ser acesa na Cidade das Luzes, o custo dos ingressos para os eventos mais procurados já aumentou mais do que nunca.
Leia mais: 4 cafeterias e restaurantes incríveis em Paris que tem que conhecer
Preços dobrados em toda Paris
Muitos hotéis e apartamentos alugados duplicaram ou triplicaram os preços para a temporada de verão deste ano. Em média, uma diária custa 1.000 euros em vez de 300, com alguns hotéis até quintuplicando os preços.
Além disso, os preços das passagens aéreas estão aumentando rapidamente. O custo dos bilhetes de metrô também dobrará temporariamente, e o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes estão seguindo a mesma tendência.
Apesar disso, você ainda sonha em ver os Jogos Olímpicos ao vivo, que ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto, mesmo que não tenha feito as reservas necessárias? Não desanime. Ainda há ofertas de ingressos, por exemplo, para o futebol e o basquete, que costumam atrair muitas pessoas.
Além disso, há ingressos disponíveis para os Jogos Paralímpicos, que começarão em 28 de agosto e terminarão em 8 de setembro. E sempre há a possibilidade de alguns preços começarem a diminuir à medida que nos aproximamos do período crítico. Paris, por si só, será um “ponto turístico olímpico” impressionante, pois se transformará em um gigantesco estádio ao ar livre. Por exemplo, haverá competições de break dance na Place de la Concorde e partidas de vôlei de praia ao lado da Torre Eiffel.
De fato, o presidente francês Emmanuel Macron garantiu que durante o verão, por dois meses, serão organizados eventos culturais gratuitos de todos os tipos para o público, a fim de homenagear o espírito olímpico. No entanto, a forma como você vivenciará essa experiência dependerá do seu orçamento. A seguir, algumas dicas sobre o que esperar.
Como garantir sua estadia em Paris?
Paris possui apenas 85.000 quartos, enquanto os visitantes deste ano devem chegar a 15 milhões. Os hoteleiros aproveitarão a alta demanda e os preços irão às alturas. Da mesma forma, muitos parisienses planejam deixar a cidade e alugar seus apartamentos a preços elevados. Não é por acaso que na plataforma Airbnb o preço médio da diária durante as datas dos Jogos supera 500 euros.
Por exemplo, em um hotel típico de cadeia como Ibis e Holiday Inn, uma diária em um quarto duplo “básico” com Wi-Fi e café da manhã custará cerca de 300 a 700 euros, em vez da tarifa normal de 90 a 200 euros.
No site Booking.com, por exemplo, a diária em um hotel de luxo como o Hotel Ducs de Bourgogne, perto da Pont Neuf, custará 1.500 euros por noite, em vez de 300 euros em condições normais durante a temporada de verão.
Denúncias já ocorreram
As associações de consumidores, incluindo a UFC-Que Choisir, que os defende legalmente quando entram com ações contra empresas, já denunciaram aumentos que, segundo elas, tendem a tornar os Jogos Olímpicos inacessíveis para uma parte da sociedade.
Apesar disso, o governo francês anunciou que não fará nenhuma regulamentação quanto aos preços, embora intensifique as inspeções em hotéis e apartamentos alugados. “É importante que os visitantes da França e do exterior recebam o que pagam e não algo inferior”, disse Olivia Grégoire, ministra responsável pelo setor de turismo.
De qualquer forma, a especialista em viagens Kristi Hudson, que trabalha na agência de viagens online americana Expedia.com, menciona que aqueles interessados em viajar para Paris podem encontrar acomodações mais baratas no momento, com preços entre 450 e 550 euros por noite, principalmente nos arredores de Paris ou fora dos limites da cidade, já que ainda faltam alguns meses até o início dos Jogos.
Entretanto, dentro da região administrativa de Île-de-France, ao redor da área metropolitana de Paris, o custo médio de uma diária para o período mencionado chega a cerca de 700 euros, enquanto no verão passado, segundo o Escritório de Convenções e Visitantes da cidade, era de 169 euros.
Essa tendência, no entanto, pode se reverter, considerando que alguns hotéis ainda não disponibilizaram todos os seus quartos e os preços podem cair quando começarem a alugar os últimos quartos. Contudo, há o risco de encontrar poucas opções disponíveis de última hora, o que não é nada agradável se você já tiver comprado ingressos para os jogos ou reservado suas passagens aéreas.
Leia mais: Brasil vs Grécia: hábitos gregos à mesa que irão te surpreender
Como encontrar ingressos para os jogos?
Se você já conseguiu ingressos a um preço razoável, considere-se sortudo, pois cerca de 7 milhões foram vendidos desde que a plataforma foi aberta, há quase um ano. Ainda é possível encontrar ingressos, especialmente para esportes de equipe que serão realizados fora de Paris, como os jogos de futebol que acontecerão no Stade de France, em Saint-Denis, com capacidade para 80.700 pessoas.
Ingressos com preços entre 90 e 250 euros também estão disponíveis para as fases preliminares de esportes como vôlei, handebol, arco e flecha, badminton e levantamento de peso. No entanto, os ingressos para os esportes olímpicos mais populares tornaram-se quase inacessíveis, a menos que você esteja disposto a gastar muito.
Atualmente, no site oficial Paris 2024, não há mais ingressos para ginástica artística e saltos ornamentais, com os preços dos ingressos nas primeiras fases de vendas superando 600 euros.
Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador Paris 2024, defendeu os preços, afirmando que os ingressos são mais baratos do que os dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.
Novos lotes de ingressos são liberados para venda periodicamente, e os organizadores incentivam os interessados a visitar o site oficial de venda de ingressos frequentemente ou se inscrever para receber notificações. Mais ingressos estarão disponíveis em 17 de abril, quando a plataforma oficial e única autorizada de revenda de ingressos entrar em operação.
Leia mais: O país paradisíaco onde o consumo de álcool é proibido
Como chegar e se locomover em Paris?
Os preços das passagens aéreas de ida e volta também começaram a subir. Por exemplo, no Expedia.com, os voos de Nova York para Paris, sem escalas, começam em cerca de 1.300 dólares para o fim de semana anterior ao início dos Jogos Olímpicos, enquanto no verão passado custavam em média 1.000 dólares.
Em geral, os viajantes conseguem os melhores preços ao reservar passagens 60 dias antes da partida. No entanto, como os preços continuarão a subir à medida que os Jogos se aproximam, “é mais inteligente fazer sua reserva ainda mais cedo”, afirma Hudson.
Assim que você chegar a Paris, deve estar preparado para suas movimentações pela cidade. Os organizadores querem reduzir a pegada de carbono dos Jogos Olímpicos e, por isso, algumas áreas de Paris estarão fechadas para carros.
Em vez disso, se incentivarão as movimentações a pé, de bicicleta e com transporte público. Embora durante o período dos Jogos os preços dos bilhetes de metrô subam para 4 euros por viagem, os turistas poderão comprar um passe “Paris 2024” que custará 16 euros por um dia ou 70 euros por uma semana.
Com ele, será possível se locomover livremente por toda a região de Île-de-France, incluindo as viagens de e para os aeroportos Charles de Gaulle e Orly. Quanto aos outros meios de transporte, a cidade, que antes dos Jogos Olímpicos tinha 270 milhas de ciclovias, adicionará outras 55, incentivando os visitantes a usá-las. A empresa de aluguel de bicicletas Velib também está se expandindo, adicionando 3.000 novas bicicletas à sua frota atual de 22.000.
Apesar das possíveis dificuldades, Estanguet prometeu que os Jogos Olímpicos valerão a viagem à Cidade da Luz. “Permitam-me convencê-los a vir, porque esse momento será único”, afirmou. “Você nunca mais terá a oportunidade de viver essa experiência e não ficará desapontado”.
0 comentários