Em muitos países ocidentais, principalmente nos EUA, na Austrália e no Reino Unido, na noite de 31 de outubro, celebra-se o Halloween. Nesta festa, as crianças costumam se fantasiar de algo assustador e visitar casas coletando muitos doces. No entanto, a origem do Halloween tem raízes nos tempos antigos. E, você já se perguntou de onde vem a tradição da abóbora no Halloween? Bem, confira isso e muito mais a seguir!
Leia mais: Dia Mundial da Massa: descubra os tipos e como fazer os melhores pratos
Origem do Halloween
O que muitos não sabem é que o Halloween é uma evolução da antiga festividade celta chamada Samhain.
Samhain é uma antiga festividade celta que marca a transição entre o outono e o inverno, celebrada em 31 de outubro. Durante essa celebração, os celtas acendiam grandes fogueiras para guiar os espíritos e proteger a comunidade, acreditando que, nessa época, as almas dos mortos retornavam à Terra.
Para os celtas, esse dia marcava o fim da colheita e o início do inverno, enquanto a mudança da estação era uma ponte entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.
Os Celtas ofereciam alimentos e presentes aos espíritos, realizavam rituais de adivinhação e se vestiam com fantasias para enganar as forças sobrenaturais. Era também um momento de união comunitária, com banquetes e celebrações que reconheciam a colheita do ano. Essas tradições influenciaram as práticas modernas do Halloween.
Leia mais: Viagem no tempo: cientistas explicam se é possível ou impossível
Halloween moderno
Contudo, na sua forma atual, a festa não se preocupa mais com fantasmas e espíritos, como na época antiga, mas sim com diversão, fantasias festivas e guloseimas.
Com o passar dos séculos, a festa adquiriu inicialmente um tom cristão e depois se transformou de um ritual pagão em um dia de fantasias, com desfiles alegres e distribuição de doces para crianças e adultos.
A raiz da palavra vem de “All-hallow-even”, que significa a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows Day – Dia de Todos os Santos). O Halloween está associado a atividades sobrenaturais.
Muitas tradições culturais consideram este dia como uma das poucas ocasiões em que é possível estabelecer contato com o mundo dos espíritos, além de ser o dia em que a magia e qualquer atividade relacionada ao sobrenatural estão em seu auge.
Um símbolo característico dessa festa são as lanternas feitas de grandes abóboras, nas quais são esculpidas características humanas, às vezes mais engraçadas e outras mais assustadoras.
Leia mais: Focaccia: conheça a ancestral da pizza e veja como fazer em casa
O costume da abóbora
O costume da abóbora, que é símbolo desta festa, tem suas raízes em um antigo mito irlandês sobre um homem chamado Jack, que era avarento e brincalhão.
Segundo a lenda, Jack convidou o diabo para tomar uma bebida com ele. No entanto, Jack não queria pagar pela bebida e convenceu o diabo a se transformar em uma moeda, para que pudessem pagar suas bebidas.
De fato, o diabo se transformou em moeda, mas Jack, em vez de pagar, colocou-o em seu bolso, próximo a uma cruz, de modo que o diabo não pôde recuperar sua forma original.
Depois de implorar, Jack decidiu libertá-lo, contanto que o diabo prometesse que não o incomodaria por um ano e que não reivindicaria sua alma quando ele morresse.
Assim, passou o tempo e o diabo apareceu novamente enquanto Jack tentava colher um fruto de uma árvore. Jack pediu ao diabo para subir na árvore e pegar o fruto. Quando o diabo subiu, Jack imediatamente esculpiu uma cruz no tronco da árvore.
Dessa forma, o diabo ficou preso e não conseguiu descer. Mais uma vez, ele implorou a Jack para que o libertasse, e desta vez prometeu que não o incomodaria por dez anos. Então Jack o libertou novamente.
Leia mais: 5 pequenas coisas que você faz e revelam a sua personalidade
O medo do espírito do Jack
Passaram-se alguns anos e Jack morreu. Ele foi ao céu, mas Deus não o aceitou, pois Jack era uma pessoa mesquinha e má, e o mandou para o inferno.No entanto, o diabo não pôde aceitá-lo, pois lembrou-se da promessa que havia feito anteriormente de que não reivindicaria sua alma e o expulsou.
Quando Jack perguntou: “Como vou sair? Lá fora está escuro”, o diabo pegou uma brasa acesa e lhe deu para iluminar seu caminho na noite. Jack pegou um nabo (que sempre carregava com ele, pois era um de seus alimentos favoritos), esculpiu-o e colocou a brasa dentro. Desde então, ele perambula pelo mundo, sem conseguir encontrar um lugar para descansar sua alma.
Por isso, a cada Halloween, os irlandeses esculpiam nabos, batatas e abóboras, colocando uma vela dentro e as posicionando perto das janelas, para afastar os maus espíritos e, principalmente, o espírito do avarento Jack.
Então, agora você sabe qual é a origem do Halloween e por que colocamos a vela dentro da abóbora.
0 comentários