Os gregos são famosos pela sua beleza diferente. Mas, será que sempre foi assim? O que está por trás da beleza na Grécia Antiga? Bem, já escrevemos aqui muito sobre esse assunto. E, dentre todos os detalhes da beleza grega, um ganha destaque, que é a cor do cabelo dos gregos antigos.
A cor de cabelo dos gregos antigos sempre despertou curiosidade, mas, a boa notícia é que temos algumas dicas do passado. Por exemplo, as pistas que temos a respeito vêm principalmente de arte, literatura e estudos genéticos. Embora o Mediterrâneo seja associado a características específicas, os gregos antigos eram mais diversos do que se imagina. Então, se você ficou curioso(a) a respeito, confira mais detalhes a seguir!
Leia mais: 4 destinos internacionais baratos mesmo com o dólar alto
Qual era a cor do cabelo dos gregos?
Antes de mais nada, já vamos adiantando que a cor dos cabelos dos gregos poderá te surpreender. Isso porque, a maioria dos gregos antigos tinha cabelos escuros, variando entre castanho e preto, uma característica comum nas populações mediterrâneas. Estudos genéticos indicam que a composição genética dos gregos antigos era predominantemente mediterrânea, com pequenas influências de populações do norte e do leste. Essas influências, no entanto, não foram suficientes para alterar significativamente a predominância de cabelos escuros.
Leia mais: Mar da Grécia revela segredo de 4.200 anos na ilha grega de Dokos
Diferenças entre os povos gregos
Porém, falar em uma só cor do cabelo dos gregos antigos é algo muito superficial. Isso porque os gregos antigos não eram homogêneos. Tribos como os Iônios, Dórios, Eólios e Aqueus apresentavam diferenças culturais e genéticas. Por exemplo, os Dórios, que migraram para o sul da Grécia, tinham pequenas influências genéticas de populações do norte. Apesar disso, os cabelos escuros continuaram sendo predominantes.
Leia mais: Como a data do seu nascimento pode revelar quantos anos irá viver?
Representações artísticas
A arte grega é uma das principais fontes sobre a aparência dos antigos. Esculturas, mosaicos e pinturas retratam, em sua maioria, pessoas com cabelos pretos ou castanhos. Figuras loiras aparecem, mas de forma rara e geralmente em contextos mitológicos ou idealizados.
Porém, na literatura, personagens importantes como Aquiles e Helena são descritos com cabelos loiros. Isso, no entanto, pode refletir influências culturais ou simbólicas, associando o cabelo loiro a atributos como divindade ou beleza, em vez de ser uma representação da realidade.
Ou seja, não é que porque retratavam algum dos heróis da mitologia grega com uma cor de cabelo diferente que os cabelos escuros deixaram de ser predominante na Grécia Antiga.
Leia mais: Atlântida perdida de Platão existiu ou é um mito? Veja as descobertas
Conexão com os gregos modernos
Por fim, estudos genéticos mostram que os gregos modernos compartilham grande parte de sua ancestralidade com os antigos. Assim, a distribuição de cores de cabelo hoje pode ser semelhante àquela da Grécia Antiga: cabelos predominantemente escuros, mas com a presença ocasional de tons mais claros.
Portanto, a cor dos cabelos dos gregos atualmente de certa forma é um reflexo da cor do cabelo na Grécia Antiga.
E aí, você já sabia que essa era a cor, ou pensava que fosse o loiro?
0 comentários